Nemesis; com certeza um dos vilões mais icônicos de toda saga Resident Evil, quem já enfrentou ele sabe o que é desespero, sem duvidas muita gente deve ter tido pesadelos com ele. Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa:
Origem
Nemesis é uma arma bio-orgânica criada pela Umbrella Corporation como uma forma de supersoldado. Desenvolvido como um aprimoramento do último ser da Umbrella, Tyrant, Nemesis pode usar armas e pensar de forma independente o suficiente para superar obstáculos a fim de completar sua missão.
Solto em Raccoon City durante a infecção do T-Vírus, suas ordens são para assassinar todos os membros dos S.T.A.R.S que sobreviveram ao incidente da mansão, com Jill Valentine sendo seu alvo principal, tornando-se assim o arqui-inimigo da personagem.
Desde a introdução de Nemesis, o personagem foi bem recebido e é lembrado como um dos mais populares da série. Publicações, como GamePro, elogiaram seu papel como um vilão intimidador, enquanto outras como IGN e GameDaily o consideram um dos seus monstros mais assustadores e favoritos dos jogos eletrônicos.
O público em geral também elogiou o personagem, recebendo uma menção no Filter da G4 e no GameSpot como um de seus vilões favoritos de todos os tempos.
Concepção e desenho
Nemesis, nomeado a partir da deusa da vingança da mitologia grega, aparece primeiramente em Resident Evil 3 como o personagem-título do jogo e principal antagonista. Produto de anos de pesquisa, o protótipo é enviado pela Umbrella Corporation para caçar e matar os S.T.A.R.S. como um teste de campo e como vingança pela destruição do Tyrant original.
A protagonista do jogo, Jill Valentine, encontra Nemesis pela primeira vez do lado de fora da delegacia de polícia de Raccoon City, onde ele mata Brad Vickers e então a persegue, pronunciando “STARS…” quando a vê. Nemesis continua seguindo Valentine pelo jogo, atacando-a com socos e agarrando pelo pescoço, e depois com um lança-mísseis.
Após perder seu sobretudo como resultado de vários danos, o monstro se transforma e ganha a habilidade de atacar com tentáculos longos que podem se estender. Apesar de posteriormente ser submergido em ácido, Nemesis continua a perseguição e se modifica para um monstro muito maior após absorver um Tyrant morto, obtendo a habilidade de vomitar veneno.
Inspirações
O fãs da saga acreditam que o Nemesis foi inspirado no personagem Chatterer da franquia de filmes de horror Hellraiser, embora tenha sido confirmado que a inspiração dele foi o Extermindaor do Futuro, mesmo assim é difícil dizer que não tenham se baseado também no Chatterer; Com certeza algo bastante curioso.
Nemesis do filme
Saindo um pouco dos jogos da saga vamos dar um pulo no filme que foi uma lastima .
A Arma Biológica criada pela Umbrella para, principalmente, destruir os S.T.A.R.S. é um dos vilões mais icônicos de toda história dos jogos e os fãs ficaram muito empolgados quando descobriram que ele estaria no segundo filme (ou seja, quando a gente ainda não fazia ideia o que vinha pela frente)
Mas nós até vimos muitas partes boas do vilão, estava indo tudo muito bem cumprido com seu objetivo de eliminar os S.T.A.R.S. e dando trabalho para a protagonista, apesar dele ter ficado com um visual fiel ao do jogo, quando chegou a luta da Alice vs Nemesis e o arco da “redenção” do vilão.
Particularmente dizendo, foi ali que eu entreguei os pontos. Ver Nemesis chorando foi demais pra mim.
Era um spin-off
Isso mesmo, o jogo era apenas um projeto spin-off sobre a fuga de Raccoon City e não era prioridade da Capcom, mas a empresa precisou pegar o game e expandir a história rapidamente.
O motivo? Ela percebeu que não tinha um projeto pronto pra sair em 1999, aproveitando o fim do ciclo do PlayStation Um. Resident Evil 4 e Resident Evil 0 ainda eram embriões, enquanto um jogo com Hunk em um navio foi cancelado.
Gostou? Para mais posts como esse acesse aqui.