Desenvolvido pela produtora japonesa Capcom, Breath of Fire é um jogo eletrônico online do tipo RPG muito amado pelos fãs do gênero no Brasil e no mundo. A série que foi iniciada em 1993 se tornou sucesso com seu mundo fictício onde reúne pessoas de diferentes raças e culturas.
Apesar de Keiji Inafune, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da japonesa Capcom, ter afirmado que a empresa não pode mais investir na série, Breath of Fire segue sendo muito amado pelos fãs do RPG e MMORPG online!
Quer saber mais sobre esse jogo incrível ou matar a saudade, se for das antigas? Acompanhe!
O jogo fez grande sucesso desde seu lançamento e teve vários títulos publicados, contudo, apesar de ser numerado, Breath of Fire não segue uma ordem cronológica, desta forma suas histórias foram uma surpresa para os fãs, uma vez que cada título poderia literalmente trazer todo tipo de novidade!
Com 26 anos de história, este game é sem dúvida um clássico de seu gênero e do próprio universo dos games online. Muitos jovens passaram os anos de 1990 esperando por novos títulos desse game ser lançados nas lojas, e não é atoa!
A história do game gira em torno de uma raça que pode se transformar em dragões e dragões que podem se tornar humanos, sempre contrapondo perspectivais diferentes de várias raças, clãs e tribos.
Neste artigo vamos apresentar a você o mundo do jogo, relatar um pouco de sua incrível história, dar dicas sobre criação de personagens e mais!
Criado para ser o RPG da Capcom o jogo logo se tornou uma série, mas isso era esperado e foi muito bem vindo.
O universo de Breath Of Fire é povoado por todo tipo de criaturas mágicas. Aqui criaturas encantadas como minotauros, os chamados “homens peixe” e os wyndians, semelhantes a humanos normais, mas com asas de anjo, são muito comuns. E claro, também há a presença humana nos domínios desse mundo mágico.
Os personagens principais da série são Ryu e Nina. Ryu é um jovem rapaz que possui o poder de se transformar em poderosos e incríveis dragões, e todas as tramas do game giram em torno dele.
Ryu descendente do clã dos dragões da luz, tem como missão combater as pretensões de Zog, o imperador do clã dos dragões da escuridão.
As ações de Ryu se destacam por seu poder e importância, e com frequência afetam todo o destino do mundo de Breath of Fire, já a personagem Nina se destaca por ser a filha do rei Winlan do Reino de Wyndia, um dos mais poderosos do game.
E não é só isso, há também dentro do mundo jogo a presença de vários deuses, e desde o primeiro título lançado isso é deixado claro na história do game. Mas, em Breath of Fire IV, foi revelado que haveria um grupo especial onde fazem parte entidades espirituais, como os dragões Ryu e Fou-lu, e uma deusa chamada Deis.
As cidades são outro ponto a ser destacado.
Cada uma delas possui diferentes estilos arquitetônicos, enquanto algumas são portuárias, outras são bases militares, há também grandes e pequenas cidades, algumas muito exuberantes.
Os meios de transporte disponíveis e que o jogador pode usar incluem os barcos e o sandflier, um tipo de barco que voa pelas areias, e apesar das cidades do mundo ter um aspecto medieval a tecnologia em Breath Of Fire é bem avançada!
O Jogo foi criado para Super Nintendo, e agradou aos críticos desde deu lançamento, conquistando um lugar no coração dos jogadores, especialmente aqueles já familiarizados com o RPG de mesa. Confira os principais dados do game:
O jogo é distribuído no mercado americano pela a Squaresoft. Breath of Fire I foi lançado para Game Boy Advance em 2001, e para 3DS via Virtual Console em 2016.
Criar um personagem é bem simples. Entre no jogo selecione New Game, escolha seu personagem entre os disponíveis (Ryu e Nina são sempre preferidos), dê um nome a ele e clique em Start game. Pronto, é só jogar!
São ao todo oito personagens jogáveis: Ruy, da família Light Dragon, Nina princesa de Winlan, Bo, um homem-lobo caçador, Karn, um ladrão capaz de desativar qualquer armadilha, Gobi, um Manillo expulso de seu clã, Ox, um ferreiro, Bleu, uma maga imortal e Mogu, um ser parecido com uma toupeira.
Prepare-se para fazer muitas missões em grupo, mas para ter pouca interação com os outros personagens. Além disso, Breath Of Fire é muito linear, não é um jogo difícil de ser completado, mas em alguns momentos o jogador precisa quebrar a cabeça!
Como ponto positivo, a Jogabilidade do game é muito confortável, o sistema permite que você veja o HP de seus inimigos.
Em Breath of Fire há quatro módulos básicos para controlar o jogo: um mapa do mundo, mapas de cidades e dungeons, uma tela de batalha e uma tela de menu.
A maior parte das batalhas se passa em mapas de campo ou no mapa do mundo. E muitos personagens possuem ações específicas em certos momentos que precisam ser compridas para o jogo ter andamento, por exemplo, o time não atravessa uma floresta sem que Bo lidere o grupo.
UM aspecto interessante é que a paleta de cores do mapa muda conforme a hora do dia. No mapa do mundo o sol nasce e se põe em tempo real.
Breath of Fire também tem várias tribos, raças e clãs. Confira alguns:
E a outros que incluem fadas, demônios, centauros, robôs e humanos. Muitas opções para escolher!
O Game soma seis títulos, sendo o mais recente feito para PC, ou seja, você pode jogar esse game no seu computador!
Confira os principais títulos da série:
O último titulo, lançado especialmente para PC, tem agrado a muitos usuários, porem desagradado na mesma medida a muitos outros, confira!
O último título da série lançado para PC desagradou muito dos cativos de Breath of Fire pelo principal diferencial: o protagonista do game não é Ryu, da raça dos Dragões, mas um personagem criado pelo próprio jogador.
A desenvolvedora Capcom tomou essa decisão para poder criar um vínculo maior entre o jogador e seu personagem, mas mesmo que ainda se mantenham as ligações draconianas, este diferencial tem desagrado a muitos que não vem com bons olhos essa mudança no conteúdo canônico do game.
E não é só isso, a bela Princesa Nina, descendente do clã das aves, não tem mais suas famosas asas! E mesmo que haja possibilidade de elas aparecem durante o jogo, sem duvida isso não agradou!
A jogabilidade dessa versão online é voltada para à simplicidade, com ações touch e menus descomplicados e alguns personagens do game serão controlados pela IA do jogo.
E por fim, uma função misteriosa de construção da cidades abre a possibilidade de que o game seja free-to-play com microtransações, um desses indícios é a presença da função cross-play (saves guardados na nuvem e compartilhados com outras plataformas).
E você o que acha? Deixamos para você como toque final esse trailer oficial e animado de Breath Of Fire 6!
Um blog voltado a Jogos
Nossa, faz tempo que não jogo RPG online.