Classes RPG: Conheça o que são as classes de RPG

Classes rpg conheca o que sao as classes de rpg
Classes rpg conheca o que sao as classes de rpg

Classes de RPG são conceitos de interpretação usados em vários sistema de jogos. Conheça-os no artigo Classes RPG.

Classes RPG: Conheça o que são as classes de RPG

A utilização de conceitos para interpretar em um jogo de RPG é feita se construindo um personagem por parte de uma ideia. Em jogos de RPG mais antigos, o conceito inventado para se imaginar o papel são as classes. Hoje, vários jogos de RPG utilizam as Classes de RPG como um indicativo para a interpretação. No artigo Classes RPG iremos conhecer as classes mais usadas em diversos jogos de RPG.

classes-rpg-1024x1024-2887011-6330962

O que são Classes de RPG?

Classes de RPG são papeis assumidos pelos personagens. As classes podem ser profissões, especializações, maneirismos, status social/político ou funções dentro do jogo.

O nome “Classes” podem mudar de jogo para jogo, mas estão presentes para definir quais tipo de personagens podem ser utilizados de forma adequada em determinado RPG. É um dos principais indicadores para se nivelar o RPG, sem que ele fique sem sentido. Como exemplo, definir quais tipos de classes existem em um jogo de Alta Fantasia (como Dungeons & Dragons) impediria de um jogador querer jogar com um personagem estilo Cyberpunk (como no Cyberpunk 2020). Mas nada impede de um outro jogo misturar tudo, e ser um jogo de Alta Fantasia Cyberpunk (como Shadowrun).

Exemplos de Classes de RPG de Alta Fantasia – Classes RPG

O primeiro RPG a usar Classes de RPG foi o Dungeons & Dragons, que tinha 7 classes básicas baseadas em funções dentro do jogo:

O Clérigo / A Clériga – Classes RPG

O clérigo é um humano ligado a uma divindade de jogo. Ele pode ser considerado um homem santo que pega em armas para combater o mal, recebendo milagres concedidos (magias) para curar e expurgar malefícios. Ele também pode usar sua fé para afastar os mortos-vivos, e em outros jogos, pedir milagres aos seu deus. Nas edições posteriores, ele pode ganhar benefícios exclusivos de seu deus, o que o difere de outros clérigos.

Ele não tem um acervo de magias de ataque como o Mago, nem tem tanto conhecimento e maestria em armas do Guerreiro, e possui restrições no uso de certas armas, pois somente as permitidas pelo seu deus são possíveis, normalmente armas que cause dano por contusão sem cortar ou perfurar outros.

O Guerreiro / A Guerreira – Classes RPG

O Guerreiro é um homem de armas, um humano que usa de armas e armaduras com maestria. Ele pode ser um soldado, um patrulheiro, ou até mesmo um cavaleiro, mas em comum é o conhecimento de utilizar várias armas e extrair todo o potencial delas. Nas edições posteriores, ele poderá se especializar em tipos ou grupos de armas, e extrair mais poder delas.

Sua função dentro de jogo é encarar os monstros e antagonistas de frente. Ele não possui magias como o Mago e o Clérigo, nem a sutileza do Ladino.

O Ladino / A Ladina – Classes RPG

O Ladino (ou Ladrão em traduções antigas) é um humano especializado nas artes furtivas. Ele tem várias especialidades e talentos para prevenir eventuais problemas, como também é especialista na arte de espionagem. Habilidades como desativar armadilhas, andar silenciosamente, emboscar (com um ataque furtivo) e outras trazem diversidade para o grupo. Nas edições posteriores, ele poderá se especializar nessas artes, como na arte de roubar, de assassinar, etc.

O Ladino não solta magia como o Clérigo e Mago (mas sabe como utilizar itens mágicos específico para essas classes), nem é tão perito em combate como o Guerreiro (pois age nas sombras para atacar), e usa armas leves ou de ataque a distância para prestar suporte.

O Mago / A Maga – Classes RPG

O Mago é um humano usuário de magia. Ele consegue conjurar feitos incríveis no qual ele estudou bastante. Ele começa lançando efeitos simples, e com sua evolução, vai aprendendo mais magias (e mais poderosas). Nas edições posteriores, ele pode se especializar em escolas de magia para potencializar o uso delas.

É o que tem mais restrições de armas (são poucas que ele sabe usar) e armaduras (ele não pode usar nenhuma pois anula seus poderes mágicos), bem como é o mais frágil dos personagens.

O Elfo / A Elfa – Classes de RPG

Nas edições antigas do D&D, quando ele teve uma divisão entre Basic D&D e Advanced D&D, o Elfo era uma classe “humanóide” (parecida com o humano), ou seja, das quatro classes citadas acima, ele era uma mistura de classes e era uma raça. Nas edições posteriores, a classe Elfo não é mais usada, e passa a ser uma raça (como a humana).

A inspiração do elfo veio totalmente dos livros de J. R. R. Tolkien: O Senhor dos Anéis.

O elfo (como classe) era uma mistura de mago com guerreiro. Ele possuía poderes mágicos como o Mago, mas com poucos usos de magia, como também possuía maestria em armas e armaduras (com certas restrições para armaduras, pois atrapalhava seus poderes mágicos). E por ser uma mistura de duas classes, tinha restrições na sua evolução.

O Anão / A Anã – Classes de RPG

Como o Elfo, o Anão é uma classe humanóide, inspirada na raça Anã das obras de Tolkien.

O Anão é um guerreiro bastante resistente em combate, que tem as mesmas especialidades de combate do guerreiro, mas consegue aguentar mais danos do que ele. É feroz em combate e bastante resistente a malefícios mágicos e mundanos. Conhece cavernas e calabouços como ninguém.

O Halfling / A Halfling – Classes de RPG

Como o Elfo e Anão, o Halfling é uma classe humanóide inspirada nos hobbits das obras de Tolkien. A tradução aproximada para Halfling é Pequeninos. Em traduções antigas, o nome Halfling é usado invés de Pequeninos, e nunca é mencionado hobbits (por causa de direitos autorais).

Halflings são especialistas em ataques à distância, e possuem algumas habilidades de ladinos, sendo um pouco mais resistentes do que eles. Possuem características específicas, e podem também ser usados em combates corpo-a-corpo, pois levam vantagens contra oponentes de tamanhos de humanos (ou maiores).

image-5-8170222-4063601

Derivação de classes de Alta Fantasia – Classes RPG

Com as edições posteriores de Dungeons & Dragons, e com o advento de oturos RPGs de fantasia como Pathfinder e Runequest/Mythras, foram surgindo novas classes derivadas do Clérigo, Guerreiro, Ladino e Mago. O Elfo, Anão e Halfling se tornariam raças (como humanos), e novas classes foram criadas.

O Bárbaro / A Bárbara – Classes RPG

Um homem de armas selvagem, que luta com fúria até o último inimigo cair. Raramente usa armaduras e suas armas são as que causam mais dano, devido as suas habilidades.

O Bardo / A Barda – Classes RPG

Um especialista na arte de inspirar seus aliados, com conhecimentos diversos e usuário de magia (não tão especialista como o mago).

O Bruxo / A Bruxa – Classes RPG

Um usuário de magia especialista em ataques mais centrados, e com habilidades fornecidas por um patrono (como uma especie de divindade dos clérigos). Possui limitações mágicas, e magias exclusivas, e pode ser bem resistente em combate.

O Druida / A Druida – Classes RPG

Protetor da floresta, possui habilidades mágicas próprias e a capacidade de se transformar em animais selvagens dos mais diversos, como convocar aliados da natureza para ajudar. É uma classe bem versátil, pois pode ir para o combate, usar magias para combate ou para suporte/cura.

O Feiticeiro / A Feiticeira – Classes RPG

Usuário de magia como o Mago, mas com acervo limitado. Enquanto o Mago tem a diversidade mágica, o Feiticeiro consegue usar mais magias do que o mago, mas com menos variedade. Ele também consegue moldar a magia.

O Monge / A Monja – Classes RPG

Ao contrário do monge ocidental, ligado à Igreja Católica, o Monge é uma classe ligada às artes-marciais. Ele é inspirado nos monges budistas, que estudam o corpo e a alma. São especialistas em combate com poucas, ou nenhuma armas, e possuem corporais poderes incríveis.

O Paladino / A Paladina – Classes RPG

Um guerreiro sagrado, com um senso de justiça impecável, e poderes para curar e utilizar em combate. Tem acesso a magia como um clérigo, mas restrito.

O Ranger / A Ranger – Classes RPG

Em edições recentes do D&D ele recebeu traduções como Patrulheiro ou Guardião. O Ranger é um guerreiro das florestas, um mestre em exploração de campo aberto. Conhecedor de caminhos, pode utilizar de animais para auxílio, e é um exímio lutador com armas à distância ou leves, como preferem usar armas de duas mãos invés de escudo.

shadowrun-classes-rpg-1024x576-4698456-8812594

Exemplos de classes de futuro próximo – Classes de RPG

Cenários mais modernos, ou futuro próximo, como em Cyberpunk 2020, GURPS Cyberpunk ou Shadowrun, as classes são papeis que se fundem à profissões ou status social. Em GURPS, por ser um RPG genérico onde os jogadores podem misturar tudo o que quiserem, sem se apegar a uma classe, os conceitos apresentados abaixo são papeis sociais no cenário.

Temos aqui exemplos de classes comuns para os jogos citados:

Homem/Mulher de Armas (Samurai Urbano, Especialista em Armas, Tanque, Membro de Gangue ou Solo) – Classes RPG

Como o guerreiro em classes de RPG de Alta Fantasia. Equipados com tecnologias em armas e armaduras, são especialistas na arte de matar.

Especialista da Rede Virtual (Tecnautas, Netrunners) – Classes RPG

Ladinos virtuais, especialistas em invasões à redes e roubo de dados.

Especialistas em Equipamentos (Fusores, Técnicos) – Classes RPG.

Em um cenário que os equipamentos definem seu papel, esses especialistas podem fazer ou controlar equipamentos, robôs, veículos, como construir ou consertar.

Opinião Pública, Corporativa ou Social (Roqueiro, Face, Mídia, Corporativo) – Classes RPG

São elos de ligação com a sociedade, corporações, contatos, e fazem a social em encontros, mas não deixam também de se defender com armas, em último caso.

Derivação de classes de futuro próximo – Classes RPG

Em cenários que misturam cyberpunk e alta magia, como em Shadowrun, podem existir classes semelhantes ao apresentados em Alta Magia. Exemplos como Mago Tecnomante ou Adepto são exemplos.

Conclusão sobre Classes de RPG – Classes RPG

Mesmo em jogos que não definem classes, como em jogos genéricos (exemplo GURPS), as classes podem ser um norteador de criação de personagens. Normalmente, jogadores pegam um conceito para criar seu personagem, como um personagem da literatura/filmes/TV, ou um objetivo dentro do jogo. Com essas respostas, podem criar um personagem que pode muito bem se enquadrar em classes descritas acima.

Em outros jogos, as classes podem ser ligadas a escolha de lados ou facções presentes no jogo, como em Vampiro: A Máscara, que existem conceitos de personagem ligado a sua profissão/o que ele é no mundo mortal, e o que ele é no mundo dos vampiros (como clã).

Em jogos investigativos, como O Chamado de Cthulhu, as classes assumem exclusivamente como profissões, como jornalista ou detetive particular. Eles definem quais habilidades cada um possuem, como as classes citadas.

Já em jogos de super-heróis, as classes podem estar intimamente ligadas aos poderes e sua influência no jogo, como exemplo.

Finalmente, as classes são um jeito mais fácil de elaborar um personagem, e são adotadas por muitos jogos de RPG como um guia para interpretação e função dentro do grupo. Mesmo os jogos que não possuem em regras as classes, eles assumem classes como um norte de profissões ou lugar na sociedade dentro do jogo.

Fim do texto – Classes RPG: Conheça o que são as classes de RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Classes RPG: Conheça o que são as classes de RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *