Dragon Age: aventura, conflitos e diversão!

Dragon age: aventura, conflitos e diversão!
Dragon age: aventura, conflitos e diversão!

Dragon Age é um RPG eletrônico do tipo sombrio, mas com muita diversão! Desenvolvido pela BioWare Edmonton, o game é descrito pelos próprios desenvolvedores como sendo um “conto épico de violência, luxúria e traição”.

O jogo fez muito sucesso, sendo bem recebido pelos jogadores. O sucesso foi tanto que seu cenário de fantasia serviu para embasar as histórias de várias outras mídias, incluindo livros e jogos de mesa. Além disso, os três títulos principais da série vierem acompanhados de grande variedade de conteúdo para download (DLC).

Dragon Age: entre luz e trevas

Esse jogo é mais recente que outros títulos, dos quais já falamos aqui no site. O game teve seu lançamento feito para Microsoft Windows, Play Station 3 e Xbox 360 em Novembro de 2009. Ray Muzyka, co-CEO da BioWare, descreveu Dragon Age: Origins, primeiro título da série, como sendo um “sucessor espiritual” da série Baldur’s Gate!

Dragon age: aventura, conflitos e diversão!
Dragon Age

Como o game conta com uma série de conteúdos desenvolvidos para download em cada título temos uma boa notícia: a quarta entrada principal da série, Dragon Age 4 está em pleno desenvolvimento neste ano de 2019!

Se você curte jogos sombrios, cheios de histórias incríveis e criaturas sobrenaturais e também é daqueles que preferem jogos com temáticas mais adultas, que divirtam, mas também inspirem a reflexão, essa série é perfeita!

Dragon Age: o mundo do jogo

Não é informado um nome para o mundo onde o game se passa. O cenário do jogo é simplesmente conhecido como Thedas, um continente que foi abandonado pelo seu deus para castigar seus habitantes pelos seus pecados.

Logo por ai o jogador já pode imaginar o clima e os cenários do game!

Muitos habitantes do universo do game acreditam, conforme informado por David Gaider, antigo designer do jogo e o escritor principal da história, que o mundo todo se resume apenas ao continente de Thedas.

Thedas é um lugar muito vasto. Aqui vivem diferentes raças, cada uma com suas próprias crenças, cultura e visão de mundo. Logo, é de se imaginar que diversos embates entre as raças ocorrem por causa de suas diferenças. Essa é uma parte interessante para o jogador explorar in game!

4869543893_8de5cd37a6_b-4816799-6864553
Imagem por Brandon Motz no Flickr, Imagem com modificações.

Mas, existe dentro de Thedas um perigo comum, que ameaça a todas as raças do game, independente de suas diferenças: é a Darkspawn, ou Proles Sombrias. Os Darkspawn são um grupo de monstros (como um grande exame) que vive em uma enorme colmeia e se organizam no subterrâneo do continente.

O objetivo dessa prole demoníaca é encontrar os dragões, arquidemônios ou Old Gods, (o nome muda conforme cada cultura no game o chama) e então corrompe-los. Uma vez que consigam, eles se unem todos em um poderoso exército e invadem a superfície num evento catastrófico conhecido como Blight.

O continente de Thedas já enfrentou e venceu ao todo cinco  Blight. Contudo, ninguém pode prever quando ocorrerá o próximo. Tão pouco qual será o resultado do embate.

A verdade é que a cada novo Blight joga o continente de Thedas em uma nova idade das trevas, com muitos atrasos, perdas materiais e um saldo de milhares de mortos.

Para complementar o mundo do game a dimensão de Feda, um mundo paralelo que segue suas próprias leis.  Esta é a dimensão de onde todos retiram a magia. Lá também é possível conviver com as vontades de outros seres denominados espíritos ou demônios. E mais, quando os habitantes de Thedas sonham ou meditam, viajam para lá.

Em resumo, um verdadeiro universo fantástico com mitologia própria!

Dragon Age: ficha técnica

O game foi primeiramente anunciado durante a E3 de 2004, com apenas o nome Dragon Age. O título foi modificado em 2008 para Dragon Age: Origins.

Confira a fixa técnica do game a seguir.

  • Gênero: Interpretação de papéis;
  • Desenvolvedor: BioWare;
  • Publicadora: Eletronic Arts Inc;
  • Criadores: David Gaider e BioWar;
  • Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, OS X;
  • Primeiro lançamento: Dragon Age: Origins em 3 de novembro de 2009;
  • Último lançamento: Dragon Age: Inquisition, em 18 de novembro de 2014.

Uma curiosidade: o game não possui a tradicional proteção anticópias SecuROM, utilizada em outros jogos da Electronic Arts. Ao invés disso, o game faz uma verificação de disco padrão.

Dragon Age: a criação do personagem

O game já abre com um filme que informa ao jogador a origem dos Darkspawn, criaturas que habitam o subterrâneo de Theda. Entào há uma jornada pela história das origens, que introduzem as raças e dão uma explicação da origem do personagem.

Ao final o jogador deve escolher sua raça. É a história de origem que o jogador escolher que determinará quem ele será no jogo e como os habitantes de Thedas reagirão a eles.

Portanto, a principal coisa que o jogador precisa saber é que a escolha da classe vai determinar a visão de mundo que personagem terá em in game. Isso porque, cada raça tem sua própria forma de entender e explicar Thedas.

dragon-age-inquisition_20141120164302-3363134
Imagem por mrwynd no Flickr. Imagem com modificações.

São apenas quatro raças jogáveis: humanos, anões, elfos e Qunari, com algumas variações que incluem: mago e diferentes anões/elfos.  

E mais, cada uma delas ainda está subdividida em facções. Ao decorrer do seu desenvolvimento no game o jogador irá perceber que suas ações e diálogos no jogo influem no modo com a facção o trata.

Ou seja, o personagem recebe um nível de aceitação/ reprovação da facção conforme as escolhas que faz in game!

De qualquer forma, o jogador vai se juntar a uma ordem de guerreiros que se encarrega de combater os Darkspaw.

 Dragon Age: jogabilidade

Em todos os jogos da série o jogador deve escolher sua origem. E conforme sua escolha será o local onde o personagem inicia o jogo.  A origem consiste em raça, classe e história de fundo do personagem.  Nesta parte o jogador normalmente escolhe se o personagem vai ser um nobre ou membro do povo comum.

O jogo conta com um sistema de dificuldade que afeta a porcentagem de dano no friendly fire, número máximo de poções e os bônus recebido em missões de grupos e dos inimigos.

O sistema de followers, chamados de companions, determina o número dos grupos com quatro membros no máximo. Em missões assim a experiência ganha é dividida entre todos.

Há também um sistema de aprovação que rende pontos de amizade e romance com esses companions, através de ações, diálogos e presentes. Com um número baixo de aprovação surge rivalidade e o jogador corre risco de ser traído e atacado pelos seus companions.

Quando  o jogador estiver em missões em grupo diálogos aleatórios podem acontecer a qualquer momento e deixar o game mais divertido!

Nas batalhas o game permite que combos de habilidades e magias sejam ativados com resultados incríveis! Esse sistema incentiva o uso de classes diferentes nos grupos.

Por fim:  tome cuidado com o que você disser! Pois, há um sistema de “hardening” pelo qual uma frase no lugar certo (ou errado) pode mudar por completo o desfecho da história.

Quando saiu O Dragon Age Inquisition ?

Dragon Age Inquisition foi lançado em 18 de novembro de 2014

Qual o Estúdio que trabalhou em Dragon Age Inquisition ?

O Estúdio que desenvolveu Dragon Age Foi a Bioware.

Se Curtiu compartilhe nas suas redes sociais e visite nosso site para mais post como esse.

Por Blackwolf

Game developer, Violonista, Artista, Desenhista, programador e nerd. Kept you waiting, huh? Inta : gamer_mago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *