Para poder jogar RPG de mesa, você precisa de alguns itens obrigatórios, e pode reunir outros itens opcionais para deixar a experiência de jogar RPG agradável para você e seus amigos. De antemão, é necessário reunir um grupo de amigos, e dentre eles, escolher quem serão os jogadores e quem será o mestre. Caso tenha dúvidas dos papéis de jogo, acesse esse link para esclarecimentos. O mestre é responsável por criar a aventura e mediar as regras do jogo, enquanto os jogadores darão corpo a narrativa do mestre e interpretarão personagens.
Como jogar RPG de mesa?
Abaixo temos a lista de itens obrigatórios:
1 – Livro de Regras (Sistemas)
O mestre e os jogadores que desejam saber como jogar RPG de mesa deverão escolher um sistema que mais agrada a todos. Existem vários tipo de sistemas no mercado, com vários níveis de dificuldade de aprendizado. A maioria possuem um cenário atrelado, onde as regras estão presentes para interagir com esse cenário, e outros são bem genéricos, no qual o mestre teria que criar o cenário. Para jogadores iniciantes, uma pesquisa entre amigos veteranos ou grupos de RPG é interessante para saber qual RPG seria mais adequado ao grupo, e também saber qual tipo de ambientação todos gostariam de jogar.
2 – Dados
Em sua maioria de sistemas, as resoluções de ações são definidas por dados, que são lançados e somados a outros números presentes nas fichas, para obter-se um resultado. Quando se escolhe o sistema, ele mesmo informa quais dados são necessários para se jogar RPG. A aquisição de dados mais simples (como os dados de 6 lados ou d6) podem ser feitos em lojas varejistas convencionais. Já dados mais especializados (como os dados de 20 lados ou d20) podem ser comprados em lojas especializadas de RPG. Os dados comumente usados nos RPGs são os: d2 (uma moeda ou um d6 com 2 resultados possíveis), d4, d6, d8, d10, d12, d20, d% (dois dados d10, onde um é a dezena e outro e a unidade), d30. d100, etc.
3 – Planilhas/Fichas de Personagens
Os jogadores precisarão construir seus personagens conforme as regras do sistema/cenário escolhido. As fichas de personagens são encontradas no fim dos livros de regras, no qual os autores dos livros permitem que os jogadores fotocopiem as fichas para uso pessoal. É possível também achar na internet fichas para serem impressas, ou até mesmo aplicativos de celular que guardam as fichas para que não sejam utilizados papel. As fichas são preenchidas pelos jogadores, e conforme a evolução do personagem com o tempo, dados presentes nas fichas poderão ser alterados, conforme regras explicadas no próprio livro de regras.
4 – Papéis, Lápis, Borracha, Caderno, etc.
Como o RPG lida com informação e imaginação, esses itens são necessários para tomar notas, fazer desenhos/croquis de coisas e lugares, mantes diário de jogos, e até mesmo, fazer anotações importantes no decorrer do jogo. Como as fichas também são editáveis conforme os grupo vai evoluindo seus personagens, esse itens são indispensáveis.
Como jogar RPG de mesa – Outros itens para jogar RPG de mesa
Existem outros itens no mercado e na internet que auxiliam os mestres e jogadores como jogar RPG de mesa, e esses itens são suplementares ou complemetares ao jogo, muitos deles são opcionais, mas que podem agregar mais diversão ao ato de jogar. São eles:
1 – Livros suplementares ou Complementares
Muitos sistemas/cenários possuem diversas publicações extras para complementar o cenário. São desde informações mais detalhadas de regras, cenário, aventuras, monstros, personagens antagonistas importantes. Esses livros devem ser levados em consideração pelo grupo para aquisição, mas não são obrigatórios.
2 – Computador/Tablet/Smartphones
Existem vários aplicativos direcionados para auxiliar o mestre e jogadores. Desde geradores de mapas, geradores de encontros aleatórios, salas de bate-papo virtual de jogos, fichas editáveis em PDF, aplicativos para construir fichas, etc. Todos esses são opcionais para o jogo de RPG de mesa, mas para grupos ou jogadores que possuem dificuldade de reunir grupo de amigos para jogar, uma boa opção é procurar sites e sistemas que ofertam jogos virtuais.
3 – Mapas de Combate e Miniaturas
Muitos sistemas informam que as mesas podem optar por ter mapas de combate e miniaturas para ajudar na visualização de um encontro de combate. Já outros sistemas obrigam tais materiais. Claro que esses materiais podem ser simulados com papeis e anotações, bem como existem materias pagos e gratuitos na internet para poder emular miniaturas e mapas de combate. Se o grupo optar por esses materiais, podem ser adquiridos em lojas especializadas.
4 – Roladores de Dados (Dice Tower) ou cerca de dados (Dice tray)
Alguns grupos optam por ter esses acessórios para facilitar as jogadas de dados, mas são bem opcionais. Os roladores de dados, conhecidos como Torre de Dados (Dice Tower) são pequenas caixas temáticas no qual os jogadores jogam os dados no topo, e os dados saem rolados por uma abertura na base. São bem populares em mesas veteranas. Já a cerca de dados (Dice Tray) são como pequenas caixas com poucos centímetros de altura, onde os dados são jogados, e eles não rolam para fora da mesa, ficando restrito à área da cerca. São normalmente bem protegidos para que não façam barulho e são opções para grupos no qual joguem em mesas frágeis (como mesas de vidro da sala de jantar).
5 – Quadro branco / Mapa de Combate Rabiscável (Grid) e Marcadores de quadro branco
Uma adição procurada por grupos é utilizar um quadro branco ou um mapa de combate revestido por papel contact, no qual possa ser utilizado por marcadores de quadro branco. Essa opção é muito procurado por grupos que utilizam sistemas que visam combate, e como um recurso para não utilizar muito papel.
Fim do texto – Como jogar RPG de mesa?
Obrigado por ter lido até aqui. Salve o blog em favoritos, assine o nossas redes sociais e se prepare para muito mais conteúdo como este. Esse texto usa como referência este site. Se quiser saber o que é RPG, é só acessar aqui, e que significa RPG é só acessar aqui.
26 comentários