O que significa RPG

O que significa rpg
O que significa rpg

Que tal saber que significa RPG e como são definidos os jogadores? Venha conferir no texto abaixo.

A transcrição literal da palavra RPG, do inglês Role-Playing Games, é Jogo de Intepretação de Papeis, como aprendemos no artigo o que é RPG. É um jogo, com vários tipos e temáticas diferentes, no qual os jogadores assumem conceitos e papeis pré-estabelecidos.

O que significa RPG?

O jogo lembra muito uma peça de teatro imaginativo, onde os jogadores informam o que seus devidos personagens estão fazendo, e o mestre – como um diretor do teatro – informa o que está acontecendo para que os jogadores interajam e visualizem mentalmente a cena.

O que significa RPG e o que precisa para começar a jogar?

Como um jogo, o RPG precisa de acessórios para que ações e embates sejam resolvidos, com base matemática e interpretativa. RPG utiliza compêndio de regras, chamados sistemas, que embasam as regras do jogo, o que os personagens podem ou não fazer, e delimitam como os jogadores podem construir seus personagens e o mestre pode utilizar para criar os cenários, cenas e desafios.

Os dados também são bastante importantes, pois com eles entra a aleatoriedade do sucesso ou falha em determinadas ações imaginadas pelos jogadores e feitas pelos personagens. É o “pé no chão” na realidade abstrata criada pelo jogo.

No RPG, tanto os jogadores quanto os mestres deverão possuir um prévio conhecimento do cenário que se está jogando. Esse conhecimento pode ser repassado pelo mestre, mas também pode ser simulado com outros meios de entretenimento. Como exemplo, se o mestre informa que os jogadores estão em Hyperborea, o fantástico mundo das aventuras de Conan, o Bárbaro criado por Robert E. Howard (1906 – 1936), uma pesquisa prévia é feita em revistas (existem diversas no mercado e na internet), livros, e até filmes antigos e recentes (quem não lembra do Conan interpretado por Arnold Schwarzenegger?).

Como funciona o papel do jogador? – O que significa RPG

O que significa RPG ao jogar é Interpretar um papel. No RPG é assumir um conceito e trabalhar em cima dele. Os sistemas delimitam quais personagens podem ser feitos no cenário proposto, mas o conceito é criado pelos jogadores. Se um dos jogadores quer interpretar um pirata em um cenário de navegadores do século XVIII, ele tem que definir como é a personalidade e como é a construção do personagem, e ele vai dar vida ao personagem, seja com um jeito característico dos piratas falarem, informando seus trejeitos e manias, e interagindo de forma que os outros jogadores também consigam visualizar mentalmente o personagem.

Como funciona o papel do mestre? – O que significa RPG

Já o mestre fica o trabalho mais difícil, ou até mais divertido, de criar o cenário, as cenas, e transportar o grupo de jogadores para o mundo dele. Com ele, cabe informar o que está acontecendo no mundo, quais outros personagens coadjuvantes – chamados NPCs ou Personagens do Mestre (Non-Player Characters, do inglês) e quais desafios os jogadores irão enfrentar. Claro que o mestre pode ter a sua disposição material suficiente para poder criar, e os próprios sistemas podem fornecer cenários já construídos ou direcionar o mestre para obras e dados de pesquisa para poder criar suas aventuras.

Qual o objetivo do RPG? – O que significa RPG

Quem define quem ganha ou quem perde é o mestre. O RPG não é um jogo competitivo, mas sim cooperativo. Claro que existem cenários que estimulam a competição, mas o objetivo do RPG em si, é simular personagens na imaginação dos jogadores. Ganhar e perder podem ser opções, como os personagens podem morrer por algum infortuneo, mas ao contrário de outros jogos mais competitivos no qual o jogador que perdeu está fora do jogo, um personagem perdido ou morto pode ser descartado, e o jogador por muito bem criar outro! E dependendo do cenário, a morte pode não ser o final para um personagem…

o que significa rpg

Exemplo de jogo de RPG – O que significa RPG

Marcos reune três amigos (Lucas, Ana e Antonio) para se divertirem com um RPG chamado Dungeons and Dragons. Após algumas dezenas de minutos explicando as regras (Quinta edição do Sistema), o cenário (o fantástico mundo de Faerûm do cenário Forgotten Realms), e auxiliando os amigos a fazer as fichas, Marcos enfim começa a narrar o que está acontecendo e como os personagens se conhecem.

Aqui, o Marcos assume o papel de Dungeon Master (ou DM, como é apelidado o mestre nesse sistema), e seus amigos assumem os papeis de Adrian, o Paladino (inteprpretado por Lucas), Sylvanas, a Feiticeira (intepretada por Ana), e Asdrubal, o Bardo (interpretado por Antonio).

O DM informa para o grupo que eles estão em uma taverna, já se conhecem de longas datas, passaram por aventuras juntos, e hoje, depois de uma aventura bem sucedida no qual eles receberam uma gorda recompensa do prefeito da vila do “Blefe do Corvo”, eles estão se divertindo na Taverna “Frango Depenado”.

DM: Seu grupo decreta hoje um dia de festas. O que vocês fazem na taverna?

ASDRUBAL (Antonio): estou vendo que a taverna está meio parada, e não tem nenhuma música tocando. Como meu personagem está bastante feliz e precisa dizer para todos como são bons aventureiros, ele sobe em uma mesa e começa a cantar seus feitos.

DM: Perfeito, Antonio. Vamos ver se seu bardo realmente está inspirado. Teste sua perícia de Performance (perícia que consta na ficha de personagem e que o bardo possui vantagens).

Antonio rola o dado, no qual o DM informa a dificuldade, e ele consegue atingir o resultado esperado.

DM: Asdrubal sobe na mesa e começa a entoar um canto alegre e divertido, chamando atenção dos clientes, e até ganhando algumas moedas pela interpretação.

SYLVANAS (Ana): peço para o taverneiro trazer sua melhor bebida e algo assado para comermos.

DM (interpretando um NPC, e mudando a voz para aparentar uma mulher): Senhorita, hoje temos um bom pedaço de porco que está ainda quentinho. E a cerveja é a melhor da vila!

Marcos, que espera que essa aventura não seja algo tão parado do que somente se divertir em uma taverna, joga os dados secretamente para ver se algum dos personagens observam algo de estranho. Ele decide que o Adrian (Lucas) observa uma transação suspeita entre dois indivíduos encapuzados. Ele fala reservadamente para o Lucas que o personagem dele reconhece um dos indivíduos como membro de uma gangue de criminosos procurada na região, e que é ofertado uma boa recompensa por desbaratar a gangue e capturar o líder.

ADRIAN (Lucas): Senhores! Temos a oportunidade de fazer justiça (levantando a voz para que fosse ouvido). Vejo meliantes a nossa frente.

Após jogar alguns dados, o DM decide que os dois encapuzados notam a euforia do paladino, e temerosos, saem correndo da taverna. Parece que uma nova aventura para os personagens começou…

Fim do texto – o que significa RPG?

Obrigado por ter lido até aqui. Salve o blog em favoritos e se prepare para muito mais conteúdo como este. Estamos usando referências retiradas também deste site. Veja mais das nossas matérias nesse link.

O que define um RPG?

RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. … Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre.

Como funciona o sistema de dados no RPG?

No sistema RPGQuest, isso é feito jogando-se dois dados de 6 faces (que sempre representaremos como 2d6) e somando-se o resultado dos dados aos bônus relevantes. Essas jogadas com os dados são chamadas de testes.

Como participar de um RPG?

Para você entrar no rpg, deverá participar do grupo de Fichas, pois lá você criará seu Personagem e em seguida será colocado nos grupos Oficias do RPG. Na ficha, devem estar seu nome e sobrenome reais, e seu número do WhatsApp.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *