Daemon RPG

Daemon rpg
Daemon rpg

Conhecido como Sistema Daemon, o Daemon RPG é um sistema simples e diverso, que outrora tinha uma linha voltado para o suspense, mas logo virou um sistema genérico com muito material feito por fãs.

Daemon RPG

Lançado amadoramente em 1992, e profissionalmente em 1995, o Daemon RPG não era um sistema coeso em seu nome, mas sim uma linha de vários RPGs que tinham como foco o suspense e o sobrenatural. O primeiro livro, Arkanun RPG, foi lançado pela mesma editora da Dragão Brasil: Trama Editorial, e futuramente, ganharia tanta fama que o sistema faria com que seu autor, Marcelo Del Debbio, conseguisse formar a Daemon Editora, de onde surgiu o nome do RPG.

daemon-rpg-1024x1024-4374465-3755547

História do Daemon RPG

Em 1995, o Arkanun RPG foi lançado e conquistou rapidamente o público, pela linguagem esotérica e seu sistema simples de jogo. O cenário se passava na idade média, onde bruxas e magos lutavam para não serem consumidos pela inquisição.

Logo, outros jogos seriam lançados com o mesmo sistema, como Invasão RPG (de Marcelo Cassaro, do Tormenta RPG) que tinha como plano de fundo conspirações alienígenas e governo, e Trevas RPG, que colocava os personagens em uma batalha entre o céu e o inferno.

Contudo, mesmo com o mesmo sistema de regras, como construção de personagens e narrativa, todos os livros citados não representavam um sistema unificado, pois eram conhecidos pelos seus respectivos livros (Sistema Arkanun, Sistema Invasão, Sistema Trevas), até que Del Debbio cria a Daemon Editora, e concilia todos em um sistema único e padronizado: o Sistema Daemon RPG.

Depois disso, a editora passou a publicar uma série de cenários utilizando seu sistema, onde surgiram livros que poderiam ser jogados sozinhos (pois o cenário de cada livro era bem detalhado e complexo), ou unidos em um universo mitológico completo, nomeado como Multiverso. Livros como Vampiros Mitológicos RPG, Anjos: A Cidade de Prata, Demônio: Divina Comédia, Templários, Inquisidores… E muitos outros foram lançados pela Daemon e diversificaram o cenário de RPG brasileiro de 1990-2000.

Daemon RPG hoje

Hoje, o Daemon RPG tem cerca de 20 livros publicados oficialmente, e outros muitos feitos por fãs, todos centralizados no site da editora. Também o Sistema Daemon RPG foi aberto em 2003 para qualquer um produzir cenários e adaptar e criar seus próprios jogos,

Como jogar Daemon RPG

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

Existem vários módulos com seus cenários próprios, que podem ser jogados isoladamente ou juntos, em um grande cenário misturado. Nada impede que em uma mesa tenha um personagem mago medieval, um homem de preto, um anjo e um alienígena! Também como o sistema é aberto para qualquer um criar, você pode adaptar qualquer tema para ele.

Todos os livros podem ser adquiridos no site da editora, que também disponibiliza gratuitamente os cenários e livros feitos pelos fãs.

Abaixo temos os principais módulos do Daemon RPG, todos podem ser jogados individualmente ou em conjunto. Atenção: muitos dos módulos são direcionados para adultos, por conterem temas pesados.

Arkanum

O primeiro RPG antes do sistema Daemon ser consolidado como RPG genérico, jogue na idade média real, onde a peste negra assola a Europa, a inquisição persegue bruxas, e anjos e demônios disputam almas.

Anjos: A Cidade de Prata

Interprete um dos anjos da Cidade de Prata, e dispute entre demônios e seus pares as almas dos mortais e as guerras por domínio.

Clube de Caça

Seja bem vindo a um clube seleto, onde o principal objetivo é investigar, perseguir e abater seres sobrenaturais.

Demônios: Divina Comédia

Ganhe status e poder, dispute com seus rivais da Cidade de Prata, e fuja da igreja. A vida de um demônio não é fácil.

Spiritum: O Reino dos Mortos

Baseado em religiões espíritas, esse cenário traz um compêndio de antagonistas que estão presente no plano dos mortos, dos espíritos, do seres etéreos e astrais.

Vampiros Mitológicos

Interprete um vampiro velho quanto o tempo ou recém-transformado, que disputa entre seus iguais influências e poder.

Hi-Brazil

Cenário fantástico baseado em uma Brasil ilusório, mas com uma pitada de historicidade, esse cenário tem uma linguagem inovadora e divertida do país.

Invasão

Seres de outros planetas observam e visitam a Terra. E podemos estar sendo invadidos agora. Interprete curiosos, agentes do governo ou mesmo criaturas nesse RPG.

Supers RPG

Seja qualquer super-herói dos quadrinhos ou do cinema, ou invente um próprio personagem, nesse RPG completo.

Anime RPG

Baseado em animes e mangás, interprete personagens diversas adaptações, com uma pitada de humor ou drama.

Cães de Guerra

Vivencie a 2ª Guerra Mundial em um dos lados da batalha. Seu personagem pode ser um herói ou um mártir, mas ele será lendário.

livros-daemon-9575051-6474032

Jogabilidade do Daemon RPG

Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados). Se quiser saber sobre diferentes kit de dados, acesse esse artigo aqui. Para jogar você precisará de um conjunto com dados de diferentes faces, onde o número corresponde a face e o “d” corresponde a dado: d4, d6, d8, d10, d12. Também utiliza especialmente o d%, ou dado de porcentagem. Ele é simulado com dois d10, um sendo a dezena e outro sendo a unidade.

O principal dado é o dado de porcentagem, que é lançado para resolver conflitos dentro do jogo. O mestre é responsável por elaborar cenas e conflitos, e ele que julga se ao lançar dados e somar modificadores (presentes nas fichas dos jogadores) a ação foi um sucesso ou falha. Todos os testes são classificados em fáceis, médios ou difíceis, onde podem aumentar aumentar ou diminuir a chance no d% de sucesso.

O sistema de construção de personagens do Sistema Daemon é muito simples, pautado em idade do personagem para pegar habilidades, e atributos que bonificam ou não os testes.

Fim do texto – Daemon RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Daemon RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *