Tormenta RPG

Tormenta rpg
Tormenta rpg

Conheça o cenário mais famoso do Brasil, que nasceu nas páginas da revista Dragão Brasil, passou por vários sistemas, até se fixar no d20System e ser o jogo brasileiro mais jogado por aqui, o Tormenta RPG.

Tormenta RPG

Um mundo divido entre um continente prestes a uma guerra mundial, outro continente devastado pela invasão de seres goblinóides, e nos últimos anos, uma catástrofe de outro plano/alienígena vem ganhando território, fenômeno esse conhecido e temido como a Tormenta. Essa é a premissa do aclamado Tormenta RPG, que nasceu como recorte de vários artigos para a antiga Dragão Brasil, ganhou corpo ao ser feito o cenário multissistema, e depois de anos e edições, hoje é um do cenários mais adaptados para RPG e literatura do Brasil.

tormenta-rpg-1024x1024-7613315-2206757

História do Tormenta RPG

O cenário que futuramente seria um sistema de RPG, o Tormenta RPG, nasceu da ideia de se presentear os leitores da revista de RPG Dragão Brasil da Trama Editora (posteriormente Talismã Editora), pela sua edição de número 50, em 1999. Reunião de recortes de matérias e personagens publicados anteriormente na própria revista, o cenário foi lançado com dados para jogar nos sistemas mais jogados na época: Advanced Dungeons and Dragons (AD&D), GURPS e 3D&T (esse último o sistema próprio da Revista).

O material foi um estrondoso sucesso, e posteriormente foi lançado um novo material, agora exclusivo para 3D&T. O foco da revista também mudou, incluindo vários artigos voltados para o cenário, e com o lançamento do Dungeons and Dragons 3ª Edição e sua licença aberta (OGL), Tormenta virou Tormenta RPG em 2003. Edições de suplementos foram lançados tanto para 3D&T quanto para D20System (Tormenta RPG), pela Jambô Editora (dona atual dos direitos de ambos os jogos).

Em 2010, é lançado o Tormenta RPG, dentro da OGL, mas agora com características e regras próprias, adaptadas ou inovadas. Com forte inspiração em batalhas mais cinematográficas, Tormenta RPG se consolidou como sistema no mercado brasileiro, com muitas expansões, literatura, livros-jogos, quadrinhos (mangás) e até um jogo para computador.

Tormenta RPG hoje

Em maio de 2019, comemorando os 20 anos de cenário, a Jambô fez um financiamento coletivo para lançamento de uma nova edição do Tormenta RPG, atualizando sistema, cenário, criação de personagens, e dando para essa nova geração de jogadores um livro encorpado de RPG 100% nacional. A campanha foi um grande sucesso, se tornando a maior arrecadação para um livro de RPG da história nacional.

Abaixo um pouco da história de Tormenta RPG contado pelos próprios criadores, chamando para a campanha de financiamento coletivo (já encerrada):

Como jogar Tormenta RPG

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

A edição atual de Tormenta RPG está em fase de preparação, no qual quem contribuiu com o financiamento coletivo, tem a previsão de recebimento em janeiro de 2020.

Ainda é um mistério de como será essa revisão no Tormenta20, somente os jogadores que estão participando dos testes podem opinar. Então, se você foi o feliz colaborador do financiamento coletivo, aguarde suas recompensas. Sobre quem não colaborou, cabe aguardar a Jambô lançar os livros. Mas enquanto isso, podem adquirir os livros lançados no site já que o novo material será totalmente compatível com o material anteriormente lançado.

Jogabilidade do Tormenta RPG

Todos as edições de Tormenta RPG divide-se entre o sistema d20System (OGL) e o 3D&T. Para saber como jogar o 3D&T, é só acessar esse link.

Para o sistema d20, consistem em jogar um dado para alcançar um número de desafio, e batendo ou passando esse número, é considerado sucesso. Se a jogada do dado for inferior ao número proposto, é considerado uma falha.

Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados). Se quiser saber sobre diferentes kit de dados, acesse esse artigo aqui. Para jogar você precisará de um conjunto com dados de diferentes faces, onde o número corresponde a face e o “d” corresponde a dado: d4, d6, d8, d10, d12, d20.

O principal dado é o dado de 20 faces, ou d20, que é lançado para resolver conflitos dentro do jogo. O mestre é responsável por elaborar cenas e conflitos, e ele que julga se ao lançar dados e somar modificadores (presentes nas fichas dos jogadores) se a ação foi um sucesso ou falha.

Fim do texto – Tormenta RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Tormenta RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *