Estudos apontam quais são os games hardcore favoritos das mulheres

Um novo estudo da empresa de pesquisa Quantic Foundry revela os gêneros populares de jogos entre as mulheres e os resultados não são exatamente o que você poderia esperar.

Os participantes foram convidados a listar seus games mais jogados e seus gêneros favoritos. Das 270 mil pessoas que responderam, cerca de 18,5% se identificaram como mulheres. A Quantic Foundry então esmiuçou esses números e determinou quais gêneros – e quais jogos entre esses gêneros – são dominados por mulheres.

Sem surpresa, cerca de 70% dos entrevistados que disseram que jogam games como Candy Crush, jogos de família e simuladores de fazenda – como Farmville – eram do sexo feminino, reforçando estudos anteriores que dizem que as mulheres são mais propensas a jogar os chamados casuais ou sociais.

No entanto, a pesquisa da Quantic Foundry fez uma série de descobertas surpreendentes. As mulheres constituíam quase metade – 48% – das pessoas que jogam Dragon Age: Inquisition, o jogo de RPG de alta fantasia da BioWare, em comparação com a média geral de 23% pro gênero RPG Ocidental. Além disso, enquanto elas representam apenas 16% da audiência de jogos MMO baseados em ficção científica, 29% da base de jogadores Star Wars: The Old Republic é feminina. Isso é significativamente maior do que World of Warcraft, que foi listado como favorito por apenas 23% das mulheres, bem abaixo dos outros MMOs de alta fantasia, que têm em média de 32% de jogadoras.

A Quantic Foundry também pediu aos jogadores que descrevessem suas principais motivações pra jogar. Enquanto os homens são em geral motivados pela competição e destruição, as mulheres jogam principalmente pra completar metas ou envolver-se em fantasias.

Em última análise, a Quantic Foundry conclui que exceções à regra como The Old Republic e Dragon Age mostram que “a oportunidade de atrair mulheres gamers pode ser muito maior do que o gráfico está mostrando” e que há espaço pros desenvolvedores capturarem uma maior audiência feminina em alguns dos gêneros mais sub-representados – afinal, jogos casuais são uma ótima maneira de introduzir todos ao mundo dos jogos hardcore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20