Filmes banidos ao redor do mundo por razões ridículas

Filmes banidos ao redor do mundo por razoes ridiculas
Filmes banidos ao redor do mundo por razoes ridiculas

Ao longo das décadas, o cinema e a televisão sempre continuam a mover paradigmas e mudar dogmas da sociedade. Com o aumento das cenas contendo violência e sensualidade, o cinema moderno é por sua vez considerado o mais chocante de todos.

E com isso algumas culturas resolvem banir filmes por motivos diversos. Há décadas, certos países têm padrões peculiares quando se trata de violência ou algum tema sugestivo.

No entanto, com o passar dos anos, a sociedade em geral mudou, e nos acostumamos e passamos a entender as sequências de ação mais polêmicas. Mas, mesmo que as coisas pareçam ter evoluído, certos países ainda continuam intransigentes. Chegando até mesmo a barrar blockbusters infantis.

GHOSTBUSTERS (2016) – CHINA

Ghostbusters' (2016): The Little Important Details You Missed

No ano passado, o diretor Paul Feig fez um reboot de Ghostbusters, uma clássica franquia dos anos 80. Mas tendo como diferencial, o elenco principal seria completamente feminino. Surpreendentemente, um país não gostou nem um pouco da ideia, a China, que proibiu o filme de ser exibido nos cinemas locais.

Segundo o The Hollywood Reporter, as diretrizes de censura do país proíbem estritamente filmes que “promovem cultos ou superstições”. Estrelado por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones, a reinicialização da Sony caiu nesta categoria e, portanto, não foi exibida no segundo maior mercado cinematográfico do mundo.

MILK (2008) – SAMOA

Milk (2008) - Movie Review / Film Essay

Com o diretor Gus Van Sant no comando, Milk foi um filme baseado na vida de Harvey Milk, que foi originalmente lançado em 2008.

Estrelando Sean Penn no papel principal, Harvey Milk ficou conhecido por ser o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia. O filme explora o trabalho do Milk como ativista dos direitos dos homossexuais e com a política, incluindo as consequências de seu assassinato.

Em março de 2009, o Conselho de Censura em Samoa proibiu que o filme fosse distribuído, sem explicação explícita. Um mês depois, o Censor principal Leiataua Niuapu declarou que o filme era considerado “inadequado e contraditório às crenças cristãs e à cultura samoana”.

O filme em si, está tentando promover os direitos dos homossexuais. O que é muito contrário ao modo de vida em Samoa.

PIRATAS DO CARIBE (2006) – CHINA

Sessão da Tarde apresenta Piratas do Caribe - O Baú da Morte

Mais de uma década atrás, a Disney lançou o Primeiro Piratas do Caribe em 2003. O filme foi extremamente bem recebido, e a sequência parecia seguir o exemplo. No entanto, na China, as autoridades do cinema tinham outras coisas em mente.

De acordo com The Guardian, os censores na China decidiram proibir os Piratas do Caribe por causa da “representação do canibalismo humano”. O China Film Bureau era avesso às “almas das mortas” apresentadas no filme, incluindo Davy Jones e sua equipe de marinheiros sobrenaturais.

Depois de selecionar o filme, uma das autoridades considerou que as cenas do filme que mostravam o canibalismo eram impróprias para o público jovem. Muitas das cenas foram fundamentais para o enredo do filme, então elas não conseguiriam ser cortadas.

POWER RANGERS (2017) – MALÁSIA

Power Rangers (2017) 4k Ultra Papel de Parede HD | Plano de Fundo |  4134x2326 | ID:1034225 - Wallpaper Abyss

As resenhas confirmaram que o reboot de Power Rangers, incluiria a primeira atriz principal assumidamente LGBT em uma franquia de super-heróis – a Ranger Amarela. Com o Trini interpretada pela atriz Becky G, muitos aplaudiram a diversidade encontrada no filme Power Rangers, porém isso também fez com que alguns censores de filmes fossem cautelosos.

Em preparação para o lançamento do filme, o Conselho de Censura de Cinema da Malásia estava fortemente considerando proibir o filme completamente. Nazri Aziz, Ministro do Turismo e Cultura da Malásia, ficou totalmente desapontado. “Estou realmente deprimido com o que está acontecendo com o nosso conselho de censura. Nunca designamos o conselho de censura para ser nosso tutor moral”.

Após um apelo para rever a decisão do Conselho de Censura de Filme, o desejo de Aziz foi concedido e o filme recebeu luz verde.

Esta não é a primeira vez que a Malásia teve um problema com o Power Rangers. Em 1995, o programa de televisão Mighty Morphin Power Rangers foi censurado pela Malásia, que achava que a palavra “Morphin” estava muito intimamente ligada à palavra “morfina”.

BELA E A FERA (2017) – KUWAIT

Crítica: A Bela e a Fera (2017) – Pipoca Time

O live action de A Bela e a Fera pode ter quebrado recordes de bilheteria este ano, mas não foi fácil coloca-lo em todas as áreas do mundo.

De acordo com a BBC News, o filme foi retirado dos cinemas no Kuwait devido à introdução de um personagem gay no filme. O filme provocou uma controvérsia semelhante na Malásia, fazendo com que os censores apelassem para a Disney por uma versão editada do filme, e também no Alabama, onde um drive-in se recusou a exibir o filme inteiramente.

Em fevereiro, o diretor Bill Condon anunciou que o personagem LeFou (interpretado pelo ator Josh Gad) seria gay. Apesar da controvérsia, marcou um grande passo em frente em um momento em que a representação importa, já que Lefou é conhecido por ser o primeiro personagem abertamente gay retratado em um filme da Disney.

Gostou? Para mais posts como esse acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *