Lobisomem: o Apocalipse, Lobisomem RPG, é um jogo heroico da linha Mundo das Trevas. Conheça a história do segundo mais famoso RPG da linha Storyteller.
Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG)
Segundo módulo da linha Storyteller, Lobisomem RPG foi lançado logo após o lançamento do primeiro livro, o Vampiro: A Máscara. Ambientado no Mundo das Trevas, ele e outros livros que seriam lançados a seguir completariam a ambientação de um dos RPGs mais jogados do mundo.
História do Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG)
Lançado em 1992 pela White Wolf, um ano depois do lançamento do Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse trazia monstros meio-homem, meio-lobo (conhecido como garou) para as mesas de RPG. Enquanto seu antecessor tinha a premissa de horror pessoal com toque de política, o tema de Lobisomem RPG era mais voltado aos laços familiares, perda de território e tentativa de perpetuar a espécie, ao mesmo tempo que o mundo é maculado por fontes espirituais.
Lobisomem RPG trouxe para o Mundo das Trevas uma premissa mais heroica, de sacrifícios e recompensas, ao contrário do Vampiro que era mais de sobrevivência, drama psicológico e política. Acabou atraindo vários fãs, principalmente crescendo uma certa “rivalidade” entre grupos que gostavam de Lobisomem e outros de Vampiro (dado ao conceito do jogo que ambos os monstros eram inimigos mortais).
Além disso, eles poderiam também ser incorporados em jogos de ação ao vivo (Live Actions ou LARP), o que era uma característica dos jogos da linha Storyteller.
Lobisomem RPG seguiu a mesma sequência de lançamentos da linha Storyteller, com uma segunda edição lançada em 1994, e uma edição revisada em 2000. Como a linha Mundo das Trevas foi descontinuada em 2004 para todos os cenários que acabaram de forma apocalíptica, Lobisomem: O Apocalipse deixou muitos jogadores órfãos de jogo, mas ainda assim, continuaram jogando mesmo assim.
O sucessor comercial da linha Lobisomem: O Apocalipse pelo novo Mundo das Trevas, depois chamado de Crônica das Trevas com a volta do antigo, foi o Lobisomem: os Destituídos. O clima lembrava muito o seu antecessor, mas com mudanças drásticas de construção de personagens, interpretação e cenário não atraiu tantos fãs quanto a linha anterior da déc. de 1990.
Em 2013, após o lançamento do V20, a Onyx Path (agora detentora da distribuição) decide também lançar a edição de 20º Aniversário do Werewolf: The Apocalypse (no original), apelidado como W20. A recepção foi tão forte e boa quanto seu irmão, o V20.
Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG) hoje
Após o lançamento da quinta edição de Vampiro, Vampire: The Masquerade ou V5, cogitou-se que a linha Mundo das Trevas seria lançada sequencialmente pela Modiphius, mas até o momento não temos notícias sobre o lançamento de uma 5ª edição para Lobisomem/Werewolf: The Apocalypse.
Como jogar Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG)
Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.
A linha de Lobisomem: O Apocalipse tem dezenas de livros e suplementos, mas o livro básico já fornece como construir os personagens, a ambientação e regras essenciais para se jogar. Mas como uma série de livros de romance no qual você almeja saber mais e mais sobre a história do jogo, os jogadores ficam compelidos a comprar mais e mais suplementos para saber mais o desenvolver do cenário proposto. Muitos suplementos criam expectativas sobre certos personagens, suas características, suas afiliações de criação (tribos) e personalidade (augúrio).
Jogabilidade de Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG)
Todos as edições de Lobisomem: O Apocalipse consistem em jogar vários dados para alcançar um número de desafio, e pela quantidade de dados que batam ou passe esse número, é considerado sucesso. Se a jogada dos dados for inferior ao número proposto, é considerado uma falha. Existem a possibilidade dessas jogadas resultarem um sucesso pleno (ou decisivo) ou uma falha desastrosa (ou crítica).
Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados), os mesmos usados em Vampiro: A Máscara e todos os livros básicos da linha Mundo das Trevas/Crônica das Trevas. Se quiser saber sobre diferentes kit de dados, acesse esse artigo aqui. Para jogar você precisará de um conjunto com dados de 10 faces (d10). É pedido que cada jogador e mestre tenha pelo menos 10 dados desses.
Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG) no Brasil
A linha antiga e nova do Lobisomem RPG era distribuída pela Devir, mas desde a primeira metade da década de 2010, os livros não estavam mais sendo distribuídos. Cogitou-se que seria lançado o W20 por aqui, mas nada concluso.
Ao contrário da linha Vampiro RPG, a Devir teve mais apreço pela linha Lobisomem RPG, lançando muitos livros por aqui, como lançando todos os 13 Livros de Tribo (coisa que ela nunca lançou todos os Livros de Clã de Vampiro).
Como não temos notícias de uma nova edição de Lobisomem RPG, resta apenas aguardar que a Modiphius faça uma revisão e lançamentos desse tão aclamado jogo de RPG.
Fim do texto – Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG)
Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Lobisomem: O Apocalipse (Lobisomem RPG). Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.
1 comentário