World of Warcraft: MMORPG e RPG online

World of warcraft mmorpg e rpg online
World of warcraft mmorpg e rpg online

World of Warcraft, mais conhecido como WoW, é um MMORPG lançado em 2004 e desenvolvido pela Blizzard Entertainment.

Embora seja um jogo relativamente mais jovem, o game faz muito sucesso entre o público de gamers. Considerado o MMORPG online mais popular de todos os tempos, o jogo chegou a ter 11 milhões de usuários no ano de 2010.

WoW não é um game aberto. Para jogar é preciso ter uma chave original do programa. Para isso, paga-se uma mensalidade para ter acesso aos servidores.

Mas, longe de espantar os jogadores, o game se tornou um estrondoso sucesso. Principalmente entre aqueles que preferem pagar pelo jogo e ter uma vida online in game menos competitiva. Por exemplo, sem ter que comprar as famosas moedas online, o “cash”.

Quer saber mais sobre WoW? Acompanhe a seguir.

World of Warcraft MMORPG e RPG online

O fantástico mundo criado pela Blizzard Entertainment tornou World of Warcraft no game mais amado pelos adeptos dos MMORPGs online.

Há 12 raças, 10 classes e duas facções disponíveis. O mundo de WoW abre espaço para os mais variados estilos de jogadores. De guerreiros a magos e druidas. Em WoW há personagens para todos os gostos.

wallls-com_127477-1024x576-5415671-1807918
Clique na imagem para ser direcionado ao site oficial do WoW Brasil.

World of Warcraft nasceu em 2004 e teve sua primeira expansão criada em 2007. No entanto, o MMORPG online tem uma raiz mais antiga. Ele foi desenvolvido a partir de Warcraft: Orcs & Humans lançado em 1994. E evoluiu até se tornar um jogo multijogador totalmente online.

Os mais antigos que jogaram o game na década de 1990 com certeza vão reconhecer muitos dos personagens originais no mundo online de WoW. Mas, se você não conhece o game ainda, também não tem problema, seja como for, fique conosco e divirta-se!

World of Warcraft MMORPG e RPG: o mundo do jogo

A história fantástica do game se passa no mundo de Azeroth. O mundo surge lá em 1994 no primeiro game da série, antes que WoW se tornasse um MMORPG online.

Basicamente, a história de WoW se desenvolve em dois períodos que delimitam mudanças significativas no mundo: o tempo de antes da guerra e o tempo depois  da guerra.

O guia RPG Shadows & Light informa que a data mais antiga registrada no mundo de Azeroth é de Warcraft seja 147 mil anos antes de Orcs & Humans, onde começa a história do game.

Não é informado como o mundo de Azeroth começou. Há alguns que acreditam que explosão cósmica catastrófica deu origem a tudo. Já outros povos tem uma fiel crença de que o mundo foi criado por uma entidade toda poderosa.

Nada muito diferente do nosso mundo real não é?

27599116185_7b50e68534_b-9146901-8799644
Imagem por BagoGames no Flickr, Imagem com modificações

Mas, mesmo sem saber as origens do mundo, uma raça de seres poderosos nasce em Azeroth e disso ninguém tem dúvida.

Os titãs são os primeiros deuses. Foram eles que moldaram o mundo criando rios, montanhas, mares, lagos, e tudo que se conhece. Os Titãs também deram poder as primeiras raças do mundo para que cuidassem de sua criação.

Os Titãs sempre estavam vigilantes contra as entidades extra-dimensionais vis da Espiral Etérea ligadas aos mundos de caos. Algo como um submundo.

Sargeras foi o primeiro guerreiro eleito pelos deuses para combater a insurgência dos demônios do Mundo Inferior em Azaeroth. Por milênios ele levou a cabo seus deveres. Até que foi forçado a lidar com um grupo que tinha a intenção de quebrar a ordem do mundo mantida pelos Titãs.

Eram os Nathrezim, também conhecidos como Senhores do Terror (Dreadlords). Incomodado a corrupção do mundo e todos os seus habitantes que facilmente eram seduzidos pelo mau, o guerreiro começou a cair em depressão.

Dominado pela loucura, ele culpou os Titãs pela corrupção do mundo. Então, acabou libertando os Nathrezim de suas prisões, deixando repugnantes demônios livres.

Desde então as batalhas entre deuses e demônios. Mesmo entre deuses e outros deuses são constantes. Cada povo do game tem sua herança e participação nessas guerras e lutas.

Mas, não é possível julgar o mundo de WoW, ruas raças e personagens, como se fosse simplesmente preto no branco, pois as coisas são mais complexas do que parecem a principio.

37264320496_2fdc393b44_b-9114048-2060737
Imagem por BagoGames no Flickr, Imagem com modificações

A história do mundo de Azeroth é imensa. Cada povo e personagem dentro do game também tem sua própria história, que pode ser igualmente imensa. O melhor jeito de conhecer os detalhes de WoW é jogando, fazendo as missões, participando das Dungeons, e sendo um autentico jogador de RPG.

Portanto, leia as histórias das quests, e preste atenção ao jogador, pois é o único jeito de entender o game!

World of Warcraft: ficha técnica

Para jogar WoW é preciso baixar o cliente do game. O cliente é um programa que se conecta a uma rede de servidores. Existe um servidor só para o Brasil. O acesso requer uma chave original, paga mensalmente com dinheiro.

Em WoW também ocorrem expansões, que trazem novidades. Como novas missões, novas dungeons, novos itens, alteram funcionalidades do game e muito mais. Para ter acesso a elas é preciso adquiri-las, ou seja, compra-las.

Confira a fixa técnica do game a seguir.

  • Produtora: Blizzard Entertainment;
  • Editora: Blizzard Entertainment;
  • Plataforma: Windows, Mac OS X;
  • Gênero: MMORPG online;
  • Lançamento: 23 de novembro de 2004 na América do Norte. 11 de fevereiro de 2005 na Europa. 06 de dezembro de 2011 no Brasil.

Para quem quiser testar o game antes de pagar por ele há o Starter Edition.

Esta versão gratuita do jogo limita o acesso do jogador ao nível 20 do personagem. Mas, permite conhecer bem o game e todas as suas funcionalidades.

World of Warcraft MMORPG e RPG: criação do personagem

O mundo de WoW é um universo fantástico que conta com uma grande variedade de classes e raças para o jogador criar um personagem totalmente customizado. Há muita liberdade não apenas para escolher aparência, mas para se divertir com uma grande variedade de personagens diferentes.

Azeroth é um mundo incrível. Está repleto de bravos povos cheios de heróis muito poderosos, inimigos mortais, muita aventura, força e crônicas de honra.

Dos diferentes povos, raças e das duas facções nas quais se divide o mundo é que tem origem a vasta quantidade de classes e raças disponíveis para jogar.

5258351327_d27ba33809_b-4547260-6206881
Warlock. Imagem por Ola Einang no Flickr, Imagem com modificações.

Para criar o personagem o primeiro passo é criar a sua conta no Battle.net e baixar o cliente do jogo.

Após instalar o jogador terá acesso a tela de login. Então será preciso inserir seus dados de usuário. Entrando no jogo, primeiro deve escolher o seu servidor. No game o servidor é chamado de reino.

Você pode escolher entre:

  • Reino Normal: também chamados de PvE (Player vs Enemies), aqui os jogadores não podem atacar uns aos outros em aéreas não determinadas para PVP;
  • Reino JVJ: jogador contra jogador, aqui jogadores de facções opostas podem se atacar ao explorarem o mundo;
  • Reinos RP: servidor de interpretação, conhecido como RP (Role Playing). Tem a mesma característica pve do reino normal, aqui o jogador pode assumir a identidade do seu personagem;
  • Reino RP –JVJ: com a mesma característica do reino JVJ. O jogador também assumir a identidade do personagem aqui;

Escolha bem o seu Reino, pois isso determinar toda sua forma de interação futura no game!

Então escolha sua fação: Aliança (deuses) ou Horda (demônios). E por fim escolha sua raça. Pense bem sobre sua facção. As raças disponíveis em cada uma delas são diferentes!

Depois de escolher a raça, o jogador pode finalmente escolher sua classe. É a raça determina sua origem, seu legado. Já a classe vai determinar o tipo de personagem, sua forma de atacar, atributos, itens e a função dele no gameplay em grupo.

Logo, há algumas classes curam, como os sacerdotes. Já outras servem para atacar com danos explosivos ou em alta velocidade. Outras ainda atraem a atenção de muitos inimigos ao mesmo tempo!

Após ter feito suas escolhas, você pode se divertir editando aparência do seu personagem. Em seguida é só começar a jogar!

 World of Warcraft: jogabilidade

WoW é um MMORPG clássico. Aqui os personagens evoluem por níveis que são alcançados mediante ganho de experiências in game.

Como em todo MMORPG online há diversas missões que dão experiência. Algumas delas dão itens exclusivos aos jogadores. Todas as missões são embasadas na história do jogo. Portanto, se quiser conhecer o reino de Azeroth leia as quests!

Azeroth é um mundo realmente imenso. O jogador verá isso quando começar a explorar o game.

A interface é muito simples e intuitiva. Morrer é normal em WoW. Mas, como na maioria dos MMORPGs online há os famosos itens de bandagens e healing spells para recuperar logo seu HP.

E o melhor: em WoW sem sempre o jogador com nível maior é o vencedor dos embates PVP. O game é muito balanceado nisso. Há diversão para todo mundo nas partidas.

Você pode andar no game sem empecilhos a pé. Mas, o jogo também tem muitas montarias.

A maioria dos jogados de WoW dizem que o maior empecilho do game é que não se pode jogá-lo o tempo todo!

Para finalizar deixamos você com esse vídeo oficial do gameplay de WoW!

World of Warcraft Gameplay Trailer 2004

Divirtam-se e até a próxima com Mais RPG!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *