Quando se fala em Vampiro RPG, logo remete ao mais famoso RPG nesse tema. Conheça Vampiro – A Máscara, um RPG que mudou o próprio conceito de RPG.
Vampiro: A Máscara – Vampiro RPG
Antes de Vampiro RPG, os jogos de RPG era cheios de regras complexas que abrangiam várias ações e possibilidades, com fichas gigantes e com poucas linhas sobre história do personagem. Os jogos giravam em torno das aventuras, com os personagens seguindo linearmente suas histórias. Quando o “Vampiro: A Máscara” entrou em cena, ele mudou o conceito de RPG para sempre.
História do Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG)
Criado por Mark Rein°Hagen e lançado em 1991 pela White Wolf, Vampiro: A Máscara (Vampire: The Masquerade no original) foi um sucesso imediato pois inaugurava uma nova forma de jogar RPG, apelidada pelo sistema de jogo de narrador (storyteller) onde diferente dos jogos de RPG da década de 1980 e anteriores, o Vampiro RPG focava em uma narrativa conjunta tanto do mestre (chamado de Narrador) quanto dos jogadores.
Era possível jogar Vampiro RPG de forma a construir a história do personagem baseado no seu desenvolvimento, ligado ainda ao cenário de uma realidade mórbida e decaída. O cenário de Vampiro RPG era nossa realidade. em um estilo punk e gótico de história urbana de monstros que se alimentam de sangue de humanos, mas ao mesmo tempo lutam para não sucumbir ao seu monstro interior.
Vampiro: a Máscara ganharia vários prêmios pelo seu design minimalista nas regras, e grande conteúdo de cenário e descrição, além de deixar o Narrador livre para criar e desenvolver regras ao seu bel prazer (a Regra de Ouro). Todos esses fatores, unidos que os vampiros poderiam ser incorporados em jogos de ação ao vivo (Live Actions ou LARP), trouxe para o jogo uma leva de fãs fieis e apaixonado pelo RPG.
Esse RPG ainda ganharia uma nova edição em 1992, e uma revisão nas regras (3ª edição) em 1998. Tudo isso aliado á diversos suplementos de apoio à jogadores e narradores, que eram mais adições ao cenário proposto, e que seria base para um mega-cenário que integraria outros monstros em uma única realidade: o Mundo das Trevas.
Em 2004, a mega história contada nos livros e suplementos da linha Mundo das Trevas chegaria a um fim em uma conclusão apocalíptica que tinha vários nomes em cada sistema do Mundo das Trevas, no caso de Vampiro RPG, seria a Gehenna, e a linha de livros seria encerrada para nascer uma nova linha de jogos, com os mesmos monstros (e novos).
Um novo Mundo das Trevas surgiu, e o Vampiro RPG era agora chamado de Vampiro: O Requiem, no qual teve uma mudança drástica nas regras e no cenário.
Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG) hoje
Mesmo com o fim da linha Vampiro: A Máscara, substituída pelo Vampiro: o Réquiem, o Vampiro RPG ainda era jogado e amado por muitos jogadores ao redor do mundo. Houve resistência ao novo cenário proposto, o que fez com que a White Wolf lançasse uma edição comemorativa no aniversário de 20 anos do Vampiro: A Máscara (em 2011).
A Edição de 20 anos, conhecida como Vampiro 20 anos ou V20, tinha atualização do cenário encerrado em 2004, com dados como se a Gehenna não tivesse acontecido ou estivesse próximo a acontecer. Isso estimulou aos fãs a pedirem a continuação da linha.
Em 2018 é lançada pela Modiphius Entertainment (sob licença da White Wolf) a 5ª edição do Vampiro: A Máscara, com as respostas do que aconteceu ao cenário e uma revisão drástica nas regras e construção de personagens. Tudo o que os jogadores e fãs sempre pediram.
Como jogar Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG)
Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.
A linha de Vampiro: A Máscara tem dezenas de livros e suplementos, mas o livro básico já fornece como construir os personagens, a ambientação e regras essenciais para se jogar. Mas como uma série de livros de romance no qual você almeja saber mais e mais sobre a história do jogo, os jogadores ficam compelidos a comprar mais e mais suplementos para saber mais o desenvolver do cenário proposto. Muitos suplementos criam expectativas sobre certos personagens, suas características, suas afiliações de criação (clãs) e política (facções).
Jogabilidade de Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG)
Todos as edições de Vampiro: A Máscara consistem em jogar vários dados para alcançar um número de desafio, e pela quantidade de dados que batam ou passe esse número, é considerado sucesso. Se a jogada dos dados for inferior ao número proposto, é considerado uma falha. Existem a possibilidade dessas jogadas resultarem um sucesso pleno (ou decisivo) ou uma falha desastrosa (ou crítica).
Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados). Se quiser saber sobre diferentes kit de dados, acesse esse artigo aqui. Para jogar você precisará de um conjunto com dados de 10 faces (d10). É pedido que cada jogador e mestre tenha pelo menos 10 dados desses.
Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG) no Brasil
A linha antiga e nova do Vampiro RPG era distribuída pela Devir, mas desde a primeira metade da década de 2010, os livros não estavam mais sendo distribuídos. Cogitou-se que seria lançado o V20 por aqui, mas nada concluso.
Agora, em setembro de 2019, um novo fôlego para os fãs foi dado. A Modiphius, anunciou em seu site que a Galápagos Jogos traria o V5 para o Brasil. Agora é só aguardar.
Fim do texto – Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG)
Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Vampiro: A Máscara (Vampiro RPG). Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.
eu quero muito jogar