Mortal Kombat 4 (Nintendo 64)

Mortal Kombat 4 foi a resposta dos Estados Unidos à hegemonia japonesa nos jogos de luta. Sua originalidade e brutalidade tomaram a atenção antes monopolizada por clássicos como Street Fighter e Art of Fighting e causou tamanha polêmica a ponto de colocar em evidência o órgão ESRB, o qual demarca classificações indicativas aos games.

Uma das características mais marcantes da franquia residia nos sprites gerados a partir de capturas fotográficas de atores de carne e osso, e o trabalho dos programadores de Mortal Kombat foi tão apreciado que gerou milhares de copiadores, sendo que nenhum capaz de chegar perto do nível de qualidade estabelecido.

Mortal Kombat 4
Mortal Kombat 4 é um dos jogos mais queridos do Nintendo 64

Todavia, Virtua Fighter e Tekken chegaram nos anos 90 e simplesmente chocaram o mundo dos jogos de luta com os gráficos 3D, e logo as franquias veteranas sentiram o peso da concorrência e resolveram tentar entrar neste ramo. Assim surgiu Mortal Kombat 4, um título amplamente condenado por fãs devido principalmente à troca de estilo gráfico. Será que a empreitada da Midway realmente foi equivocada?

Vejamos, o jogo em seu enredo mostra o surgimento do vilão Shinnok, o qual faz com que Raiden convoque os conhecidos heróis da franquia para mais um torneio de luta. Assim, temos figuras conhecidas, tais como o trio Liu Kang, Johnny Cage e Sonya Blade, alem dos ninjas Sub-Zero e Scorpion. Além disso, um curioso time de personagens novos tambem resolveu aparecer, servindo de exemplo Kai, Quan Chi e Reiko.

A bem da verdade os gráficos não fazem nada feio para a geração 32 bits. Os movimentos dos personagens e suas texturas são bastante satisfatórios e o visual é tão detalhado quanto a tecnologia podia permitir. O sangue também retornou, como não poderia deixar de ser. As animações em tempo real são também bastante inspiradas, e dessa vez os programadores resolveram investir bem alto no humor vindo do exagero tanto no visual quanto nos sons.

Mortal kombat 4 (nintendo 64)
Mortal Kombat 4

Aliás em matéria de som, Mortal Kombat 4 é bastante eficiente: Os efeitos utilizados para os golpes, as falas e principalmente a trilha sonora são alguns dos melhores aspectos do jogo. As músicas são embaladas por um tom sinistro característico da franquia, potencializado pelo uso de instrumentos tribais.

A jogabilidade, por sua vez, é fiel aos jogos anteriores, porém simplificada, tornando este um dos jogos mais casuais da franquia. É possível se movimentar com fluidez (mesmo que nesse sentido a versão de Playstation seja ligeiramente superior devido às diferenças de hardware e controle) e também executar os combos e especiais sem maiores dificuldades. Os fatalities continuam sendo um atrativo à parte, sendo de simples execução e com cenas bastante divertidas embaladas pela trilha.

O grande problema reside nas cutscenes, renderizadas em tempo real na versão de 64. As limitações do console tornam o som da dublagem abafado e exigem a presença de legendas, mas o pior é que os personagens são colocados em uma movimentação repetitiva quase sempre que precisam falar nestas cenas.

Mortal kombat 4 (nintendo 64)
Mortal Kombat 4

Todavia, as horas de diversão geradas pelo gameplay dinâmico, o visual bonito e o ótimo conceito sonoro devem compensar estes erros, tornando Mortal Kombat 4 um bom exemplar nesta longínqua franquia do gênero luta.

Como o Mortal Kombat 4 para Nintend 64 foi um sucesso, muita gente ficou bastante curiosa para saber quais foram os outros melhores jogos da franquia, e por isso vamos mostrar agora quais jogos são esses:

  • Mortal Kombat: Shaolin Monks (PS2, Xbox);
  • Mortal Kombat (Arcade);
  • Mortal Kombat: Deadly Alliance (PlayStation 2, GameCube, Xbox e GBA);
  • Ultimate Mortal Kombat 3 (SNES, Sega Mega Drive e Sega Saturn);
  • Mortal Kombat II (Arcade);
  • Mortal Kombat 4 (PlayStation, Nintendo 64, PC, Game Boy Color);
  • Mortal Kombat: Deception (PS2, Xbox);
  • Mortal Kombat (Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation Vita Microsoft Windows);
  • Mortal Kombat: Armageddon (PlayStation 2, Xbox e Wii);
  • Mortal Kombat Trilogy (Nintendo 64, PC, PlayStation, Saturn);

Esses são os 10 melhores e mais famosos jogos da franquia, mas na verdade ele tem uns 20 jogos.

A série de jogos Mortal Kombat é conhecida pelos altos níveis e golpes de violência, sempre muito sangrenta e digamos que alguns até tem imagens consideradas “pesadas” dependendo da idade do jogador, os mais notáveis e assustadores são os fatalitys, que são as Fatalidades (movimentos finalizadores, que requerem uma sequência de botões e movimentos para serem executadas). Algumas pessoas se divertem muito com essas cenas, enquanto outros preferem não finalizar a luta desse modo.

Quais os personagens mais antigos do Mortal Kombat 4 ?

Jax Briggs, Sonya Blade, Raiden, Reptile, Johnny Cage, Scorpion, Sub-Zero, Liu Kang ,Goro, Noob Saibot e Meat.

Em que cenário se passa a luta em Mortal Kombat?

Em vários cenários que você mesmo escolhe quando o jogo dá as opções. Você pode repetir os cenários quantas vezes quiser.

Quando foi lançado o Mortal Kombat 4 ?

Em 15 de Outubro de 1997 e para consoles foi em 1998

Esperamos que tenha gostado das dicas, informações e que tenhamos te ajudado a conhecer mais sobre esse fascinante jogo que é o Mortal Kombat 4.
Para ter acesso a mais informações, acesse nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20