Old Dragon RPG

Uma solução para jogadores brasileiros que gostam de jogos de RPG “das antigas”, Old Dragon RPG consegue reunir nostalgia e diversão em suas páginas.

Old Dragon RPG

Nascido pela Licença Aberta do d20 (OGL) e uma alternativa “old school” dos RPG lançados no início da década de 2010, Old Dragon RPG veio para suprir o mercado brasileiro de um jogo que tinha similaridade com as regras das edições anteriores do Dungeons and Dragons, e também uma solução barata aos livros desse sistema que, mesmo traduzidos, tinham preços não populares.

História do Old Dragon RPG

Lançado inicialmente de forma independente por Antonio Sá Neto, Dan Ramos e Fabiano Neme, devido a grande receptividade pelos jogadores, fez base para a criação de uma editora de RPG chamada Redbox Editora em 2010.

Na época, a quarta edição de Dungeons and Dragons trazia insatisfação aos jogadores veteranos, e ocasionou em um cisma, onde muitos procuraram alternativas mais nostálgicas, os chamados Old School/retro clones, ou seguiram com o sistema que continuava evoluindo da edição anterior, como Pathfinder. Old Dragon RPG apresentava uma alternativa ao primeiro segmento, trazendo para seu sistema partes de edições anteriores do D&D, em um livro com linguagem simples e bastante conteúdo.

Old Dragon RPG hoje

Consolidado no mercado editorial de RPG, Old Dragon RPG possui diversos suplementos e adaptações de fãs e empresas, pois além de ser da licença OGL que permite a criação de obras derivadas, comercial ou não, a própria Redbox lançou seu próprio Creative Commons, que permite usar o sistema do Old Dragon RPG também no mesmo formato do OGL.

Old Dragon RPG ainda está na primeira edição, mesmo com várias reimpressões, e possui hoje em dia muitos suplementos e aventuras para satisfazer jogadores veteranos e novatos.

Como jogar Old Dragon RPG

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

O livro básico de Old Dragon possui tudo o que um jogador, veterano ou novato, tem para jogar. Criação de personagens, regras de combate e ações, equipamentos e monstros, tudo em livro com 198 páginas. As ilustrações remetem os velhos módulos do D&D, e todo o livro foi pensado nesse clima old school.

old-dragon-rpg-7407491-3544339

Jogabilidade do Old Dragon

Como nas edições de Dungeons and Dragons, o sistema de jogadas do Old Dragon consiste em jogar um dado para alcançar um número de desafio, e batendo ou passando esse número, é considerado sucesso. Se a jogada do dado for inferior ao número proposto, é considerado uma falha.

Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados). Para jogar você precisará de um conjunto com dados de diferentes faces, onde o número corresponde a face e o “d” corresponde a dado: d4, d6, d8, d10, d12, d20.

O principal dado é o dado de 20 faces, ou d20, que é lançado para resolver conflitos dentro do jogo. O mestre é responsável por elaborar cenas e conflitos, e ele que julga se ao lançar dados e somar modificadores (presentes nas fichas dos jogadores) se a ação foi um sucesso ou falha.

Seu sistema é um recorte de edições antigas do Dungeons and Dragons, com o uso de elementos da terceira, segunda e primeira edições. Elementos narrativos do jogo dão o ar de que o cenário é difícil e desafiador, característica que contrapõe as edições de RPG recentes, onde o foco é o personagem. No Old Dragon, o foco é o cenário e ele é perigoso se os jogadores tomam decisões erradas.

Fim do texto – Old Dragon RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Old Dragon RPG. Veja mais das nossas matérias nesse link.

Qual a data de lançcamento de Old Dragon RPG?

O jogo foi lançado em 3 de novembro 2010

Quem são os autores do jogo?

Antonio Sá Neto e Fabiano Neme

Qual a história de old dragon rpg?

Old Dragon é um sistema de RPG focado nos jogos mais antigos, os ditos Old School, que possuíam uma ênfase maior na história e na forma livre de resolver os problemas da história do que em regras e sistemas ou rolamentos de dados.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20