Uma solução para jogadores brasileiros que gostam de jogos de RPG “das antigas”, Old Dragon RPG consegue reunir nostalgia e diversão em suas páginas.
Nascido pela Licença Aberta do d20 (OGL) e uma alternativa “old school” dos RPG lançados no início da década de 2010, Old Dragon RPG veio para suprir o mercado brasileiro de um jogo que tinha similaridade com as regras das edições anteriores do Dungeons and Dragons, e também uma solução barata aos livros desse sistema que, mesmo traduzidos, tinham preços não populares.
Lançado inicialmente de forma independente por Antonio Sá Neto, Dan Ramos e Fabiano Neme, devido a grande receptividade pelos jogadores, fez base para a criação de uma editora de RPG chamada Redbox Editora em 2010.
Na época, a quarta edição de Dungeons and Dragons trazia insatisfação aos jogadores veteranos, e ocasionou em um cisma, onde muitos procuraram alternativas mais nostálgicas, os chamados Old School/retro clones, ou seguiram com o sistema que continuava evoluindo da edição anterior, como Pathfinder. Old Dragon RPG apresentava uma alternativa ao primeiro segmento, trazendo para seu sistema partes de edições anteriores do D&D, em um livro com linguagem simples e bastante conteúdo.
Consolidado no mercado editorial de RPG, Old Dragon RPG possui diversos suplementos e adaptações de fãs e empresas, pois além de ser da licença OGL que permite a criação de obras derivadas, comercial ou não, a própria Redbox lançou seu próprio Creative Commons, que permite usar o sistema do Old Dragon RPG também no mesmo formato do OGL.
Old Dragon RPG ainda está na primeira edição, mesmo com várias reimpressões, e possui hoje em dia muitos suplementos e aventuras para satisfazer jogadores veteranos e novatos.
Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.
O livro básico de Old Dragon possui tudo o que um jogador, veterano ou novato, tem para jogar. Criação de personagens, regras de combate e ações, equipamentos e monstros, tudo em livro com 198 páginas. As ilustrações remetem os velhos módulos do D&D, e todo o livro foi pensado nesse clima old school.
Como nas edições de Dungeons and Dragons, o sistema de jogadas do Old Dragon consiste em jogar um dado para alcançar um número de desafio, e batendo ou passando esse número, é considerado sucesso. Se a jogada do dado for inferior ao número proposto, é considerado uma falha.
Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados). Para jogar você precisará de um conjunto com dados de diferentes faces, onde o número corresponde a face e o “d” corresponde a dado: d4, d6, d8, d10, d12, d20.
O principal dado é o dado de 20 faces, ou d20, que é lançado para resolver conflitos dentro do jogo. O mestre é responsável por elaborar cenas e conflitos, e ele que julga se ao lançar dados e somar modificadores (presentes nas fichas dos jogadores) se a ação foi um sucesso ou falha.
Seu sistema é um recorte de edições antigas do Dungeons and Dragons, com o uso de elementos da terceira, segunda e primeira edições. Elementos narrativos do jogo dão o ar de que o cenário é difícil e desafiador, característica que contrapõe as edições de RPG recentes, onde o foco é o personagem. No Old Dragon, o foco é o cenário e ele é perigoso se os jogadores tomam decisões erradas.
Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Old Dragon RPG. Veja mais das nossas matérias nesse link.
O jogo foi lançado em 3 de novembro 2010
Antonio Sá Neto e Fabiano Neme
Old Dragon é um sistema de RPG focado nos jogos mais antigos, os ditos Old School, que possuíam uma ênfase maior na história e na forma livre de resolver os problemas da história do que em regras e sistemas ou rolamentos de dados.
Um blog voltado a Jogos
[…] ganhou fama e jogadores no cisma que ocorreu com o D&D 4ed. Mesmo com a nova edição, Old Dragon ganha mais e mais jogadores até hoje com seus diversos suplementos e a acessibilidade dos […]
[…] ou Baixa Magia: Dungeons and Dragons, Pathfinder, Old Dragon, Dungeon World, Tormenta RPG, Yggdrassil, Lenda dos 5 Anéis, Guerra dos Tronos […]