Runequest RPG

Runequest rpg
Runequest rpg

Runequest RPG é um sistema de fantasia criado em 1978. Conheça sua história e seu sistema que foi replicado em outros jogos famosos, como Call of Cthulhu, e foi considerado um dos “Três Grandes” junto com Dungeons and Dragons e Traveller RPG, e como ele evoluiu e se transformou no Mythras RPG.

Runequest RPG

Runequest RPG já foi um dos mais vendidos RPGs da aurora desse tipo de jogo na década de 1970, e depois de vários problemas associados a marca, conseguiu dar a volta por cima, consolidando seu sistema, o Basic Roleplaying. Conheça esse RPG que inventou o sistema de perícia que hoje é usado em todos os RPGs.

runequest-rpg-1024x1024-3578042-2912604

História do Runequest RPG

A história de Runequest é em si uma aventura com altos e baixos. Em 1978 a Chaosium lançava o Runequest RPG (conhecido como RQ1), um jogo que utilizava o sistema Basic Roleplaying junto com o cenário de Glorantha, criado por Greg Stafford. Rapidamente, Runequest RPG ostentava público e fãs pois era bem simples de jogar, e inaugurava um sistema que outrora os RPGs da época não usavam: um sistema de perícias. Além disso, trazia para a resolução de ações o dado de porcentagem (d%).

Dois anos depois, em 1980, a Chaosium lançava uma nova edição do Runequest RPG (RQ2), um livro de 130 páginas que logo na década seguinte competiria com o RPG mais jogado do planeta na época: o Advanced Dungeons and Dragons. A Chaosium chegou a lançar vários suplementos para seu sistema até 1983.

Já em 1984, a Chaosium teve vários problemas financeiros, e foi obrigado a vender licenças de jogos que ela possuía. Como Call of Cthulhu era mair rentável do que Runequest RPG, esse foi vendido para a . Ela faz a terceira edição do RPG (RQ3), mas infelizmente por erros de designer, onde o sistema foi drasticamente modificado, essa edição que foi publicada entre 1984 a 1995 não fez tanto sucesso quanto suas edições anteriores, e o Runequest foi perdendo espaço para o mercado cada vez mais diversificado de RPGs da década de 1990, e com a expansão de vários outros livros, Runequest RPG perdeu sua excelência entre os grandes RPGs.

Em meados de 1994 até 1998, a marca Runequest passou por atribulações jurídicas entre a Chaosium e a Avallon Hill, dentre eles direitos sendo disputados, pactos de lançamentos de uma nova edição quebrados, presidente da Avallon Hill indiciado por crimes sexuais, e a marca Runequest sendo ligada a isso, ou seja, uma lista de absurdos.

Em 1998, a Hasbro adquire a Avallon Hill (e os direitos do Runequest RPG), e depois, adquire o maior concorrente deles, a Wizards of The Coast (que já tinha adquirido a TSR e a marca Dungeons and Dragons). Com duas marcas fortes nas mãos, a Hasbro decide investir no D&D, e com o lançamento da 3ª edição desse jogo, não investe em seu concorrente, o Runequest. No período de 1998 a 2005, Runequest desaparece.

A marca quase morre. Seus irmãos de sistema ainda sendo lançados e jogados, mas ele estava morto, ou pelo menos seu sistema, pois em 2006 era lançado após um acordo de editoras, o Mongoose Runequest (MRQ1) pelo sistema d20, pela Mongoose Publishing.

Runequest RPG hoje

Chaosium, ainda detendo os direitos do Basic Roleplaying, lança em 2010 uma edição desse jogo, fazendo com que a Mongoose reaja e lance uma nova edição do Runequest RPG (MRQ2).

Em 2011, em um acordo com as empresas detentoras das marcas do jogo e do sistema, finalmente entram em acordo para fazer uma sexta edição do jogo. Lançado pela The Design Mechanism, hoje a mais nova edição é chamada de Runequest 6ª Edição e foi lançada em 2012, voltando as suas origens de sistema, e mais recentemente, teve uma mudança no nome, passando a se chamar Mythras RPG.

Como jogar Runequest RPG

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

Existiram diversas edições de Runequest RPG, mas para os jogadores e mestres que preferem se aventurar no mundo de Runequest, é sugerido pegar as edições que tenham o mundo de Glorantha (RQ1 e RQ2).

Se quiser embarcar em um sistema novo, mas que não foi bem recebido pelos fãs antigos por modificações drásticas nas regras, pegue a 3ª edição (RQ3).

Se estiver acostumado com a 3ª edição do Dungeons and Dragons, e quiser um jogo compatível, peque as edições da Mongoose (MRQ1 ou MRQ2).

Mas, finalmente, se quiser o Runequest RPG que voltou as origens, reformulado e pronto para as novas gerações, adquira o Runequest 6th Edition/Mythras RPG.

413790095-4210472-7880519-6723550

Jogabilidade do Runequest RPG

O RuneQuest RPG usa os seguintes dados: um dado de dois lados (d2) que qualquer outro dado pode simular, onde o impar é 1 e o par é 2, ou jogando uma moeda; Um dado de 3 faces (d3) que é um dado normal de 6 faces (d6) onde os números são: 1-2 = 1, 3-4 = 2, 5-6 = 3; Um dado de 4 faces (d4); Um outro d6, agora com sua função normal; Um dado de oito faces (d8); Um dado de dez faces (d10); Um dado de doze faces (d12); Um dado de vinte faces (d20);

E finalmente, um dado de porcentagem (d%), onde são usados dois d10 e é decidido qual será as dezenas e qual será as unidades .O resultado é um número entre 01 e 00 (100).

Cada dado tem seus próprios usos. O d% é usado com mais frequência em testes de habilidades. O d20 é usado para identificar um local atingido durante o combate. Os outros são usados em diferentes combinações geralmente para danos e ferimentos à arma.

Runequest / Mythras RPG no Brasil

Com a decisão da The Design Mechanism de mudar o nome do Runequest para Mythras, alguns jogadores veteranos que deixaram de jogar ou não acompanharam a evolução da história do Runequest poderiam ficar perdidos, mas o Mythras veio com a informação que é o sistema do Runequest, somente mudou de nome.

E o melhor, em setembro de 2019 foi anunciado que esse RPG seria lançado no Brasil. O Mythras RPG será lançado pela Macaco Dumal Hobbies (do Alan Rozante). Vamos agora aguardar os próximos pronunciamentos.

image-63-1977007-8195957

Fim do texto – Runequest RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Runequest /Mythras RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *