Panzer Dragoon Saga é um RPG da saudosa década de 1990. O jogo que começou a ser desenvolvido em 1995 trouxe muitos elementos dos RPGs tradicionais de mesa, o que era uma novidade ainda para os jogos eletrônicos da época.
Com um sistema de jogo muito bem estruturado por etapas, o game levou muitas horas de diversão a milhares de jogadores.
Venha matar a saudade desse game incrível com a gente! Acompanhe.
Panzer Dragoon Saga RPG
Esse é um antigo que figura entre os preferidos dos gamers de plantão. Qualquer fã do universo dos RPGs eletrônicos vai ficar um tempão falando sobre como esse game é incrível e todas as inovações que ele trouxe, inspirando inclusive, muitos jogos futuros.
O jogo criado pela Team Andromeda é um dos maiores clássicos feitos para o Sega Saturn. O jogo não se tornou um sucesso atoa, pois seus desenvolvedores imaginaram, desde o princípio, que era preciso um RPG para competir com o PlayStation e também clássico. Final Fantasy VII .
O desenvolvimento de Panzer Dragoon Saga começou em 1995 com um projeto árduo que atrasou repetidamente.
A verdade é que implementar os elementos de tiro da série em gráficos de computador 3D completos, fazendo ainda toda a dublagem (elementos muitos incomuns em RPGs eletrônicos naquela época), levou a equipe de criadores do game aos limites técnicos.
Mas, longe de desistir, as dificuldades só serviram para estreitar os laços entre os membros da equipe. Determinados a concluir o projeto, eles alcançaram seus objetivos e produziram um dos jogos mais amados de todos os tempos!
Panzer Dragoon Saga RPG: o mundo do jogo
O primeiro ponto a saber é que Panzer Dragoon Saga é o terceiro título da série Panzer Dragoon, e reúne em sua história pontos chaves dos dois outros jogos, de forma muita harmônica.
Portanto, aqui há elementos dos seguintes games:
- Panzer Dragoon, lançado em 1995 (lançamento de maior destaque da Sega Saturn);
- Panzer Dragoon II: Zwei, que é a sequencia de Panzer Dragoon que trouxe melhoras significativas do original em todos os aspectos possíveis);
Então, como toda trilogia precisa de um terceiro título, os desenvolvedores criaram Panzer Dragoon Saga. Mas, eles foram muito além de qualquer expectativa até então!
Dito isso, vamos ao mundo do game.

O jogo segue a história de Edge, um mercenário contratado pelo Império para proteger um local de escavação arqueológica repleto de artefatos da Idade Antiga. São resquícios de uma civilização antiga há muito desaparecida.
Afastando uma antiga besta, ele descobre uma garota enterrada em uma parede. Nesse momento, todos são atacados pela Black Fleet, que agarra a garota, mata os companheiros de Edge e atira nele.
Edge sobrevive, escapa com a ajuda de um misterioso dragão voador e jura vingança contra o líder da Black Fleet (Frota Negra), Craymen.
Então, ele parte em uma jornada atrás da Black Fleet. A garotada adormecida na ruína acordou e jurou lealdade a Craymen, e ela também tem um dragão.
Edge enfrente diversas batalhas contra a Black Fleet sempre caindo em situações difíceis e sempre tendo em seu dragão seu principal aliado. Ele também enfrenta constantemente os monstros do jogo, que estão sempre aparecendo em todo lugar.
Ele descobre em uma dessas muitas situações que a garota da ruína é uma forma de vida modificada com engenharia genética, ela diz a ele que se chama Azel e foi criada na instalação, projetada para interagir com a tecnologia antiga.
Ele também acaba descobrindo que a Black Fleet não são exatamente os vilões da história e que o Império tem ambições muito sinistras que vão colocar o mundo todo em perigo.
Esse é o mundo que o jogador vai enfrentar em Panzer Dragoon Saga. Nada aqui é exatamente o que parece, e não há ninguém totalmente bom ou totalmente mal. É um jogo típico de RPG, onde a evolução do personagem e sua desenvoltura durante a história vai determinar o seu destino.
Panzer Dragoon Saga RPG: ficha técnica
Panzer Dragoon Saga é o jogo de Saturno mais aclamado pela crítica e é frequentemente listado como um dos melhores jogos de todos os tempos.
Confira a ficha técnica do game a seguir:
- Desenvolvedor: Team Andromeda;
- Publicadora: Sega Saturn;
- Diretor: Yukio Futatsugi:
- Designer: Manabu Kusunoki;
- Artista: Katsumi Yokota;
- Compositores: Marori Nanba, Saori Kobayashi;
- Serie: Panzer Dragoon;
- Plataforma: Sega Saturn;
- Lançamento: 29 de janeiro de 1998;
- Gênero: RPG (interpretação de papeis), ação e aventura;
- Modo de jogo: um jogador.
O game foi especialmente elogiado por sua história, gráficos e combate. Era um típico RPG em plena década de 1990!
Panzer Dragoon Saga RPG: personagens
Esse é um game de interpretação de papeis onde o jogador vai viver o personagem Edge e controlá-lo durante o jogo, avançando por etapas e vencendo dos desafios que se apresentarem em seu caminho.

Cheio de inovações, como colocar a câmera logo atrás do dragão e permitir uma melhor movimentação do personagem me gráficos 3D, o jogador deve encarnar o personagem de Edge e desvendar a trama do jogo envolvendo Azel.
A verdade é que o game simplifica muitas convenções de RPG. Por exemplo, ele tem poucas sequências de viagens e missões secundárias , requer pouca manutenção ( como gerenciar árvores de habilidades e inventários, por exemplo).
E fique ligado, porque o sistema de combate é aleatório. As batalhas são iniciadas em intervalos aleatórios enquanto o jogador monta o dragão, misturando elementos de tempo real e turnos, ou seja, podem acontecer a qualquer momento!
Panzer Dragoon Saga RPG: jogabilidade
Basicamente, a jogabilidade é dividida em três modos: atravessar grandes áreas do dragão, lutar contra inimigos e explorar a pé. Quando o Edge está andando a pé ele pode conversar com os NPCs (personagens da IA do jogo), descobrindo novos fatos sobre a trama e pegando missões.
Uma das coisa mais legais é que o jogador pode circular o inimigo movendo-se entre quadrantes, o objetivo é expor pontos fracos e escapar de posições perigosas.
O game também permite que Edge atualize suas armas, compre itens como poções e use uma espécie de arma de mira, que permite interagir com portas, fechaduras e disparar raios lasers quando ele está voando no dragão.
O personagem viaja por ambientes que incluem desfiladeiros, desertos, florestas e ruínas subterrânea. É um mundo todo com cenários muito variados!
Na parte inferior da tela do jogo existe um radar que indica áreas seguras, neutras e perigosas. Preste atenção nele. Os quadrantes dianteiro e traseiro normalmente representam maior risco, mas o inimigo pode forçar seu dragão a mudar de posição e ficar vulnerável.
Quando as formas de ataque, há duas principais: o laser do dragão, que atinge vários alvos simultaneamente, e a arma de Edge, que concentra o dano em um único alvo. A arma de Edge pode ser aprimorada, do mesmo modo que os berserks de seu Dragão, que são uma espécie de feitiços mágicos.
Em resumo o game reúne pontos muito positivos como:
- Enredo de RPG muito bom;
- Jogabilidade simplificada;
- Ótimos gráficos;
- Personagens envolventes, nem bons nem maus, apenas humanos.
Para finalizar deixamos você com esse vídeo com esse vídeo do trailer oficial de Panzer Dragoon Saga.
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!