Conheça alguns jogos de RPG de mesa brasileiros que infelizmente não estão mais em catálogo nesse artigo sobre Retrô RPG.
Retrô RPG: jogos antigos de RPG de mesa
Na década de 1990 e 2000, muitos RPG de mesa lançados no Brasil eram de fora, mas a produção nacional também estava começando a andar, e muitos títulos foram lançados, mas infelizmente não viram a aurora dos lançamentos que seria a década de 2010.
Jogadores veteranos ainda lembram com nostalgia dos títulos lançados, como alguns jogadores das novas gerações já ouviram falar daquele jogo esquisito e cheio de regras.
Vamos falar aqui de alguns livros que infelizmente não tiveram novas edições ou revisões, e esperamos algum dia isso acontecer.
Demos Corporation – Retrô RPG
O terceiro livro de RPG totalmente nacional lançado na aurora do RPG brasileiro, foi escrito por Tarquinio R. M. Teles e Maurício Cassanelo Amaral. Foi lançado em 1995 pela Venture Editora, e foi o único título de RPG desta.
O tema desse RPG era espionagem, remetendo aos livros de espionagem e ação de origem estrangeira. Com regras complexas, tinha uma característica bem marcante para jogos de RPG da época: era necessário o uso de uma calculadora científica para realizar cálculos complexos, coisa herdada de outros RPG da época.
Em uma era que tabelas e cálculos eram obrigatórios para RPG que simulavam realidade, Demos foi além, ultrapassando de complexidade até o ícone da época, GURPS.
O Desafio dos Bandeirantes – Retrô RPG
Uma obra prima em forma de cenário e sistema, O Desafio dos Bandeirantes foi o segundo RPG nacional lançado (o primeiro foi Tagmar).
Escrito por Carlos Klimick. Flávio Andrade e Luiz Eduardo Ricon, foi publicado em 1992 pela extinta GSA, responsável por vários outros lançamentos de RPG na década de 1990 até o fechamento da editora em 1996.
Ambientado no Brasil mítico da época dos colonizadores, a Terra de Santa Cruz era um local selvagem, pronto para ser explorado. O livro trazia licenças históricas e misturava misticismo, história e ficção em algumas narrativas.
Além do livro básico lançado, também foram lançados as aventuras A Floresta do Medo / O Engenho, o cenário Os Quilombos da Lua, e o suplemento O Vale dos Acritós.
Em 2002, Ricon anunciou que relançaria o cenário para o d20System, mas o projeto foi cancelado.
Em 2017, tivemos novamente a notícia do relançamento do cenário para o Dungeons and Dragons 5ª edição pela New Order, mas até então não foi lançado.
Era do Caos – Retrô RPG
Misture uma disopia tecnológica com seres sobrenaturais, onde empresas são mais poderosas do que o Estado, e no meio disso criaturas tentam viver à margem da sociedade. Era do Caos é um RPG narrativo, de regras simples.
Lançado em 1997 pela editora Akritó, da parceria entre Carlos Klimick e Flávio Andrade (da finada GSA), teve vários suplementos lançados posteriormente, como Noturnos, Lendas, Caídos e Feiticeiros.
Bebia de diversas fontes onde misturava um pouco de Futuro Próximo com criaturas sobrenaturais. Esse RPG fechou bem a época de lançamentos nacionais da déc. de 1990.
Millenia – Retrô RPG
RPG brasileiro de Ficção Científica e Space Opera, foi escrito por Paulo Vicente Alves e Ygor Morais Silva, e publicado pela GSA em 1995.
Ambientado no ano de 2995, onde os humanos conquistaram várias galáxias e civilizações, até encontrarem outra raça tão forte e gananciosa quanto, os Fenton. Os humanos ganharam, com um grande custo, a geurra com seus rivais, e no ano que se passa a ambientação, os humanos estao se organizando para voltar a sua utopia galáctica.
O jogo bebem muito de fontes de Sci-Fi como Star Trek, tem uma ambientação bem rica e inspirada, e regras fáceis (para a época) que mistura um sistema parecido com classes, e atributos parecidos com D&D e GURPS.
Hoje é item de colecionador, já que praticamente foi o último sistema lançado pela extinta GSA.
Fim do Texto – Retrô RPG: jogos antigos de RPG de mesa
Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto Retrô RPG: jogos antigos de RPG de mesa. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Comente.
Coloque o MaisRPG em seus favoritos, assine nossas redes sociais, e não esqueça de compartilhar esse e outros artigos do site!