Hoje vamos falar de Tales of Symphonia, o jogo, desenvolvido para Playstation 3 foi produzido pela Namco sendo uma remasterização de dois jogos lançados originalmente para Game Cube e Nintendo Wii: Tales of Symphonia e Tales of Symphonia: Dawn of the New World.
Com um incrível pacote de melhorias, a começar pelos gráficos 3D e um sistema de batalha em tempo real, Tales of Symphonia foi um sucesso de crítica e igualmente muito aclamado pelos jogadores.
Curioso para saber mais? Fique conosco e acompanhe!
Tales of Symphonia Chronicles – RPG
O game recebeu grandes elogios quanto ao seu surpreendente estilo artístico bem como pelo inovador e dinâmico sistema de batalha, boa longevidade e pela história, embora esta última tenha sido criticada negativamente em alguns aspectos. Vamos entender!
Com personagens em estilo mangá e um enredo típico de RPG onde um grupo de amigos precisa se unir para salvar o mundo de um grande mau que está destruindo o planeta.
Tudo isso somando aos belos personagens em estilo mangá e uma excelente jogabilidade, fazem de Tales of Symphonia Chronicles um dos melhores games de console!
Tales of Symphonia Chronicles RPG: o mundo do jogo
A história de Tales of Symphonia Chronicles se passa em um mundo chamado Sylvarant, iniciando-se em uma vila conhecida como Iselia. Nesse cenário, tudo gira em torno do elemento mais importante do mundo, que mantém a vida no planeta é o Mana, mas o mesmo está se tornando escasso.
A causa do problema são os Desians. O mundo está entrando em um grande colapso pelo uso excessivo de mana que esta raça faz, sem se importar minimamente com as consequências.
Como consequência a quantidade de Mana no mundo diminui cada vez mais e o número de monstros em todo o mundo aumenta progressivamente. Nessa situação todo o povo de Sylvarant sofre, principalmente aqueles que foram escravizados.
Acontece que Mana é a fonte de energia que mantém toda a vida no mundo.
Sabendo dessa situação e conhecendo o coração dos homens, os deuses de Sylvarant escolhem uma alma para salvar o mundo de geração em geração. E é assim que a deusa Martel no momento de sua morte, escolhe Collete Brunel, uma moradora da vila para salvar o mundo da destruição.
O escolhido, ou escolhida, ao longo de sua jornada desenvolvera poderes angelicais e atributos que visam quebrar os selos que protegem o caminho até a Tower of Salvation.
Em Tower repousa a deusa Martel, a única capaz de regenerar por completo o mundo. E o escolhido precisa chegar até para despertá-la após sua morte.
Mas, existem algo que os deuses não contam ao escolhido. Quando o mundo de Sylvarant for salvo ocorrerá a destruição de Tethe’alla, um mundo espelhado a existência de Sylvarant.
Sem saber desse detalhe a princípio e com o mundo onde vivem em ruínas, o escolhido e seus companheiros devem partir em sua jornada para regenerar o mundo restaurando novamente a Mana.
Tales of Symphonia Chronicles RPG: ficha técnica
Os gráficos do game foram surpreendentes na época em que este foi lançado e mesmo hoje ainda agradam os olhos de muitos usuários. Originalmente Tales of Symphonia foi lançado para o console Gamecube, da Nintendo, e depois para o console Playstation 2, da Sony.
Posteriormente, surge então Tales of Symphonia Chronicles, a remasterização do game com gráficos muito melhorados, mas mantendo ainda sua completa ligação com a história original.
Confira a ficha técnica do game a seguir:
- Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 2, Nintendo GameCube, Microsoft Windows;
- Projetistas: Kōsuke Fujishima, Takashi Hasegawa;
- Desenvolvedores: Bandai Namco Entertainment, Namco, Namco Tales Studio, Production I.G;
- Artista: Kosuke Fujishima;
- Data de lançamento inicial: 29 de agosto de 2003;
- Série: Tales;
- Gênero: RPG eletrônico;
- Modo de jogo: um jogador e Multiplayer cooperativo.
Embora o jogo tenha recebido críticas por ter uma história clichê (o velho argumento do bem contra o mal e salvar o mundo), o game se tornou um sucesso por ser divertido, leve, bonito e pelo sistema de batalhas dinâmico.
Tales of Symphonia Chronicles RPG: personagens
Em Tales of Symphonia Chronicles há um grupo de personagens que precisa se unir para restaurar a Mana do planeta. A protagonista é Collete, escolhida pelos deuses, mas há um grupo de amigos que a acompanham nessa jornada.
Confira a lista dos principais personagens:
- Collete Brunel: uma estudante de 16 anos de idade, é uma garota gentil e desinteressada que sempre pensa nos outros antes de si mesma. Filha de um anjo, é uma menina ingenua e atrapalhada, mas com um grande coração;
- Lioyd Irving: também protagonista da história, tem 17 anos de idade e é órfão. Péssimo estudante e muito preguiçoso, ele acompanha Collette como um de seus guardiões e é muito sério quando o assunto é proteger os amigos;
- Genis Sage: com 12 anos de idade é a criança prodígio de Iselia e o melhor amigo de Lioyd. Genis é irmão de Raine, professora da escola de Iselia e ambos são meio-elfos, porém se referem a si mesmos como elfos de sangue puro para evitar a discriminação humana;
- Kratos Aurion: um mercenário misterioso que se oferece para proteger Collete em sua jornada;
- Sheena Fujibayashi: uma bela mulher vinda do próspero mundo de Tethe’alla com ordens de assinar Collete.
Além dos personagens listados acima, que são os principais, há vários outros entre aliados e inimigos que o jogador descobrirá ao longo de sua jornada no game.
No começo do game Genis e Lloyd são exilados de Iselia, e os dois se unem a Collette em sua jornada de regeneração. O jogador poderá controlar Lloyd na maior parte do jogo.
O jogador pode escolher IA de cada personagem do grupo, ou como ele vai se comportar no campo de batalha. O jogo permite ainda mudar a profissão do personagem para conseguir novas habilidades.
E o mais legal: pode-se escolher qualquer personagem do grupo para ser o seu personagem jogável.
Tales of Symphonia Chronicles RPG: jogabilidade
A quantia de cenas animadas e não interativas em Tales of Symphonia Chronicles impressiona. Há vários casais que se formam entre os personagens e isso faz com que a história seja criticada como clichê.
O principal ponto a destacar sobre a jogabilidade, contudo, são os combates em tempo real. Não há batalhas por turnos e o jogador precisa definir suas estratégias enquanto controla o personagem. Todos os quatro personagens na batalha podem ser controlados por jogadores.
Mas, calma, você pode pausar as batalhas e tomar fôlego.
Além disso, cada personagem tem sua própria evolução, aumentando em poder conforme evolui, podendo fazer combos com magias e até mesmo sumonar criaturas para ajudar nos combates.
Tales of Symphonia usa o tradicional sistema de evolução por pontos de experiência, com os personagens ganhando força e habilidades com o acúmulo de XP.
O jogo também conta com itens e magias de cura. Mas, um diferencial muito divertido é a cozinha, onde os personagens também podem aprender receitas com o exêntrico Wonder Chef. Quando preparadas com os ingredientes certos, a comida traz benefícios a todos os personagens do grupo!
Em resumo:
- O game tem gráficos lindos, mas uma história meio batida;
- A jogabilidade em tempo real é um destaque positivo;
- Pode-se controlar vários personagens, o que é bem legal;
- Há muita coisa para fazer no jogo enquanto o herói completa a jornada!
Para finalizar deixamos você com esse vídeo do trailer oficial de Tales of Symphonia Chronicles.
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!