Pathfinder RPG

Pathfinder rpg
Pathfinder rpg

Criado para ser uma espécie de atualização para o Dungeons & Dragons 3.5 Edition, Pathfinder é um RPG produzido sobre o OGL que ganhou vários jogadores que se sentiram traídos quando o D&D modificou drasticamente suas regras. Muitos migraram para o Pathfinder, que por anos conseguiu tirar o primeiro lugar de RPG mais jogado no mundo do seu concorrente.

Pathfinder RPG

Pathfinder RPG foi concebido depois de um ano de jogos de testes. A primeira vista, seu sistema lembra e muito o Dungeons & Dragons em sua 3ª edição revisada (conhecido como 3.5), mas o jogo foi uma evolução natural desse sistema.

pathfinder-rpg-1024x1024-7390347-7817669

História do Pathfinder RPG

A editora Paizo Publishing publicava revistas sobre Dungeons & Dragons (D&D) até 2007, quando a Wizards os The Coast não renovou o contrato. Com a vinda da nova edição do D&D, que por ordens da Hasbro (empresa detentora da Wizards), modificou radicalmente as regras do jogo, causando um cisma entre os jogadores de RPG que preferiram manter-se fiel a edição antiga do que migrar para a edição nova.

Pathfinder nasceu dessa oportunidade perdida da Wizards, que com a Licença de Jogo Aberto (Open Game License ou OGL) abriu brechas para que a Paizo publicasse o Pathfinder em 2007. Não é a toa que muitos jogadores apelidam “carinhosamente” o Pathfinder de D&D 3.75.

Pathfinder RPG hoje

Depois de mais de 10 anos, Pathfinder ganhou esse ano (2019) uma segunda edição, no qual revisou as regras de combate e criação de personagens, deixando o design do D&D 3.5 para trás. Com regras mais focadas na criação de diversos personagens, Pathfinder foi lançado em um financiamento coletivo de grande sucesso.

Como jogar Pathfinder RPG

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

A edição atual de Pathfinder é bem elaborada para jogar, possuiu um sistema bem encorpado, mas o foco é a customização de personagem, com muitas possibilidades para se construir personagens marcante.

É possível que os jogadores gastem um bom tempo elaborando personagens, mas vai variar muito de aventura. Jogos de níveis baixo os jogadores não sentirão dificuldade para construir os personagens, pois as escolhas são básicas, mas já personagens evoluídos poderá tomar um pouco de tempo dos jogadores.

Para o Mestre do Jogo (MJ), cabe ler o livro básico que possui as regras para construção de personagens e cenários, e suplementos para enriquecer sua história.

Pathfinder 2nd Edition Rulebook – Pathfinder Livro Básico

Nesse livro, você encontra regras para construção de personagens, equipamentos, descrição de magias, as regras do jogo, como mestrar e itens especiais. Tudo isso em 642 páginas.

Pathfinder Bestiary – Pathfinder Bestiário

Com esse livro, o mestre poderá utilizar monstros e antagonistas em sua aventura.

Jogabilidade de Pathfinder RPG

Pathfinder RPG lembra as edições de D&D (de onde é uma evolução natural do sistema da 3ª edição revisada) que consistem em jogar um dado para alcançar um número de desafio, e batendo ou passando esse número, é considerado sucesso. Se a jogada do dado for inferior ao número proposto, é considerado uma falha.

Este RPG usa um conjunto de dados especiais (chamado kit de dados). Se quiser saber sobre diferentes kit de dados, acesse esse artigo aqui. Para jogar você precisará de um conjunto com dados de diferentes faces, onde o número corresponde a face e o “d” corresponde a dado: d4, d6, d8, d10, d12, d20. Também é usado o d% dois dados de 10 faces um representando a dezena, e outro a unidade.

O principal dado é o dado de 20 faces, ou d20, que é lançado para resolver conflitos dentro do jogo. O mestre é responsável por elaborar cenas e conflitos, e ele que julga se ao lançar dados e somar modificadores (presentes nas fichas dos jogadores) se a ação foi um sucesso ou falha.

Pathfinder RPG no Brasil

Atualmente, o Pathfinder teve um financiamento coletivo de sucesso pela editora New Order, em um lançamento simultâneo com a nova edição gringa. Foi considerado um dos financiamentos mais bem sucedidos de um RPG aqui no Brasil.

Fim do texto – Pathfinder RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Pathfinder RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *