Roteiro: Dan Jurgens, Karl Kesel, Jerry Ordway, Louise Simonson, Roger Stern, Gerard Jones. Arte: Jon Bogdanove, Tom Grummett, Jackson Guice, Dan Jurgens, M. D. Bright Arte Final: Brett Breeding, Rick Burchett, Doug Hazlewood, Dennis Janke, Danies Rodier, Romeo Tanghal
Resenha:
A Morte do Superman encadernado da panini compilando toda a saga da morte e volta do Homem de aço.
A HQ trabalha com toda a história do personagem, mostrando como ele é amado pela população, como que passa confiança para a mesma, como é endeusado por todos, mostra o verdadeiro Superman, o Superman que amamos, o Superman com o caráter de defensor da humanidade, o escoteiro, exemplo para todos.
A Trama inicial é de um garoto órfão, que envia uma carta ao planeta diário para o Superman, dizendo que existe uma ameaça no esgoto de Metropolis, onde ele acredita que a sua mãe é mantida refém por mutantes e criminosos, e ele bola um plano para salva-la, para os dois voltarem a viver juntos. Quem recebe a sua carta é a Lois Lane, que por sua vez deixa o recado para o Clark em seu computador explicando tudo enquanto vai atrás de ajudar na situação.
Quando Clark chega no Planeta diário e vai ver o recado a energia acaba, os vilões do submundo conseguem cortar a energia da cidade com a intuição de domina-la, e ele não vê o recado, e sai as pressas a procura para ajuda-la. Keith(garoto da carta) vê que sua mãe não está lá, e cai na real de que é um garoto que está para adoção, e que nunca mais vai ver a sua mãe, e vê a Lois sendo capturada, ele foge e faz um rastro com spray fluorescente com o símbolo do Superman, o mesmo vê e aparece, ele da um abraço no garoto e isso o conforta, dele saber que o Superman sempre vai estar lá para salva-lo, e o motiva a continuar mesmo sem a sua mãe. Nessa altura do campeonato Lois já está mantida refém por uma gangue que está dominando os esgotos, e como esperado ele resolve todo o problema derrotando os vilões do “sub mundo” dos esgotos de Metrópolis, e vê que ali também há vida, há pessoas e seres desprivilegiados da sociedade. Todos eles agradecem ao Superman por ter salvo eles, e o veneram como um Deus que é o que ele representa.
Isso tudo é sensacional, a HQ completa é cheia de histórias desse nivel, com o Superman sempre salvando as pessoas, unindo umas as outras, você vê o amor que a humanidade tem por ele, o que ele representa, isso é sensacional, você vai mergulhando na história e se apegando ao personagem a cada quadro mais e mais.
Na Trama mostra a ameaça que é o vilão Apocalypse, que é um monstro que por onde passa destrói a tudo e a todos, um ser irracional com uma um poder absurdamente irracional também.
Enquanto o Superman está resolvendo problemas do tipo que foi mencionado acima, Apocalypse começa a sua devastação, e a LJA toda vai em combate contra ele, e o Superman sem saber de nada, está em uma entrevista respondendo perguntas a população(e fazendo as tarefas rotineiras do heróis), se mostrando o escoteiro responsável e maduro em suas respostas, até que vê a notícia do monstro atacando a Liga e vai atrás para ajudar.
Nisso começa o seu combate, você vê vários heróis super poderosos caindo, heróis a beira da morte, e nada consegue deter Apocalipse, Superman começa a combatê-lo, mas a todo tempo você vê a sua luta intensa, desgastante, e ele se sacrificando para derrotar o inimigo e salvar a população ao redor, a preocupação com a população é maior, você vê que essas atitudes dele consegue unir famílias que são atacadas e estão desunidas, você vê vários exemplos como o de Keith, as pessoas sofrendo vendo a luta dele, vendo a Liga caindo, as pessoas torcendo por ele, tentando ajudar, nossa é sensacional como tudo é representado, você se sente uma das pessoas, e quer ajudar mas do mesmo jeito que elas não conseguem você também não por ser uma história em quadrinhos e você não ter o controle sobre, mas isso é uma coisa que você até esquece porque a história te prende de um tanto que você não consegue parar de ler, é simplesmente sensacional
Como todo mundo sabe e não é Spoiler pra ninguém por que até mesmo é o titulo da HQ, o Superman morre, e o choque que isso causa no mundo é gigantesco, todos seres humanos de luto, chorando(OBS: ná época em que a HQ foi lançada saiu no JORNAL NACIONAL, e nos jornais de todo o mundo, a repercussão que isso causou foi imensa.) e ninguém se conforma, é chegado a hora do velório do superman, e passado isso a história da inicio a outra trama que é exatamente “O que será do mundo sem o Superman ?” , as reações da família Kent, de Lois Lane, Jimmy Olsen, e todos mais intimos, e mais uma vez o drama da história é intenso, pesado. Você se comove tanto quanto a morte dele, é simplesmente sensacional.
Enfim indico a todos, realmente essa está entre as melhores leituras que eu já fiz, até agora a melhor HQ que já li do Superman, simplesmente sensacional, por mais que tenha vários artistas envolvidos, a história é de altíssimo nível não tem queda nenhuma, a única queda que você sente é após toda essa trama dos pais, da Lois, Jimmy Olsen e os demais, que é algo que eu acho que deveria estar separado do encadernado, mas mesmo assim esse encadernado da Panini ainda é o volume 1, então logo que sair o volume 2 creio que vai complementar tudo isso, a história é grande e completa, e completando tudo eu trago a resenha da parte dois para vocês.