Séries de televisão passam por todo tipo de edições e revisões na sua transição para outros países. Cada nação tem um conjunto diferente de padrões e valores que o entretenimento importado deve aderir e ser alterado em conformidade.
Na maior parte, com a exceção de programas que já eram controversos em seu país de origem, as exibições de TV tendem a ser permitidas em outros países com edições básicas.
A ocorrência mais comum é que os episódios específicos de um programa de TV são banidos em um país, mas não a série inteira. Os motivos para proibir um episódio são muitas vezes evidentes: conteúdo sexual, referências religiosas, humor fora de cor, etc., mas, por vezes, os episódios de televisão são banidos por razões surpreendentes.
A Austrália proibiu um episódio de Peppa Pig, um desenho animado inocente dirigido a crianças pequenas, porque o show sugeriu que as aranhas não deveriam ser temidas.
Em um país onde as pessoas que estão sendo mortas pelas mordidas de aranhas enormes é um problema legítimo e relativamente comum, um programa infantil que incentiva as crianças a fazer amigos com criaturas potencialmente letais provavelmente deve ser mantido fora do ar.
Então, o que é necessário para que uma série inteira seja totalmente proibida em algum lugar? Assim como com a proibição de episódios, os motivos variam de claramente óbvio para estranhar a cabeça.
Na verdade, há momentos em que os motivos não são inteiramente claros e só podem ser adivinhados. Por isso nós resolvemos listar 4 séries que foram completamente banidas por motivos ridículos.
OS SIMPSONS
Mesmo que às vezes sejam chamados de “Primeira Família dos Estados Unidos”, os Simpsons têm sido um fenômeno global.
Embora a série pareça terrível agora, especialmente em comparação com alguns outros shows animados de horário nobre que estrearam desde a estreia dos Simpsons, houve um momento em que o programa cortejou a controvérsia mesmo nos EUA. Dado que, não é difícil imaginar que países mais conservadores tenham tido problemas com vários aspectos do show.
Enquanto a China acabou de proibir os Simpsons de serem exibidos no horário nobre – supostamente, em um esforço para dar um impulso aos animadores locais em dificuldade – não foi completamente retirado do ar. O show só sofreu esse destino em dois países: Mianmar e Venezuela.
O motivo da proibição em Myanmar é que a justaposição frequente do show das cores vermelha e amarela – como a roupa e o tom de pele, respectivamente, de Bart e Lisa – é uma reminiscência das cores usadas em apoio aos grupos rebeldes dentro da nação.
No que diz respeito à Venezuela, o show foi simplesmente considerado inapropriado para as crianças – mas sim com humor, Baywatch foi colocado em seu lugar na grade.
MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS
É fácil especular sobre por que um programa como Mighty Morphin Power Rangers pode ser banido do ar em outros países. O pressuposto mais óbvio é que o show é muito violento, ou mais especificamente, é muito violento para um show destinado a crianças. De fato, a proibição de MMPR das ondas da Malásia não tinha absolutamente nada a ver com o conteúdo atual do show – o problema estava inteiramente em seu título.
Funcionários da Malásia determinaram que a palavra “morphin” – que deveria ser atrativa para “morphing” – parecia muito semelhante à droga “morfina”, e que era inapropriado para um show de crianças ter um título que pudesse ser Confundido com o nome da droga.
Curiosamente, outras nações – incluindo o Reino Unido – tiveram um problema semelhante, mas a maioria deles ficou bem depois de uma simples mudança de título. Se a Malásia não permitiu que o programa fosse exibido sob um nome diferente, ou a empresa de produção do show nunca sequer se incomodou em tentar, não está claro.
Dado que o filme Power Rangers de 2017 foi exibido nos cinemas da Malásia, a nação claramente não tem um problema com o conteúdo desse universo, desde que essa palavra incômoda não esteja no título.
THE BIG BANG THEORY
Recentemente, The Big Bang Theory foi inexplicavelmente retirado da televisão chinesa. A série já estava sendo exibida, e realmente se tornou uma das mais populares séries de TV no país. Então, um dia, o governo chinês decidiu retirar TBBT do ar, e nunca deu razão para o porquê.
A teoria predominante é que o show, de fato, ficou um pouco popular demais para as autoridades chinesas, que, como evidenciado pelo tratamento de The Simpsons, têm uma história de ser pouco desconfortável com o entretenimento importado ficando excessivamente popular.
DOCTOR WHO
As autoridades chinesas têm um monte de coisas estranhamente específicas que não gostam de ver em filmes e programas de TV em seu país.
Entre as coisas que foram proibidas na televisão chinesa recentemente, ambos explicitamente declarados e fortemente implícitos são clivagem, celebridades, piadas sobre cultura e tradições chinesas, retratos de “estilos de vida ocidentais” em uma luz admiradora, sul-coreanos, homossexualidade, vingança e viagens no tempo.
Sim, viagem no tempo foi especificamente chamado como algo que já não seria permitido em filmes ou programas de TV na China. Não querendo que seus cidadãos tenham ideias fantásticas sobre tentar ir para trás ou para frente no tempo, o país acabou proibindo o Doutor Who das ondas de televisão chinesas.
Definitivamente, é uma das proibições mais radicais da história da censura televisiva, ao proibir Doctor Who, que significa que os observadores da televisão chinesa perderam acesso a mais de 1.000 episódios de um programa fascinante. Você teria que proibir cerca de vinte outros shows individuais para perder uma quantidade equivalente de televisão total.
Gostou? Para mais posts como esse acesse aqui.