Utilidade Publica: Sujeira que esconde sujeira, a morte de um gigante.

Você com certeza ficou sabendo da tragedia de Mariana e o rompimento de duas barragens, provavelmente você se sensibilizou com isso, quem sabe ate mesmo tentou ajudar, porem, você provavelmente logo esquecera tudo isso quando a mídia abandonar o assunto como já fez com tantas outras tragedias, não estou te culpando pois eu também iria esquecer, se eu não fosse uma vitima também.

Moro em Governador Valadares uma cidade que fica a mais de 300 km de distancia de Mariana e o distrito Bento Rodriguez aonde aconteceu todo o “acidente”. A cidade e cortada pelo rio mais importante da região o Rio Doce, um dos maiores rios do Brasil e o mais importante rio que nasce e dasagua na região sudeste, um gigante que dava vida, mas agora esta praticamente morto.

A lama invadiu o rio e matou praticamente toda os peixes, um rio que era riquíssimo em vida com uma imensa variedade de especies ate mesmo exóticas e exclusivas ,que a parti de agora estão extintas. O fedor de peixe esta insuportável e os peixes mortos vão se amontoando  um em cima do outro nas beiradas do rio a vida naquelas águas já não existe mais vida, alias, se e que podemos chamar de água pois tudo que se vê e lama. Pescadores, pai de famílias, choram vendo sua única fonte de renda morrer junto com o o rio.Muitas pessoas desesperadas tentam ajudar salvando alguns peixes, e algo chocante de se vê.

Dizem que os danos já são irreversiveis, os jornais chegam a ser confusos uns dizem que levara cerca de 20 anos para o rio voltar a ser o que era, mas provavelmente sem vida, outros dizem quem já não veremos mais o rio como antes e que a limpeza começaria em 100 anos. No final tudo se resume a uma verdade, mataram o nosso rio Doce.

                         

A  mídia e a empresa responsável por tudo isso, a SAMARCO, disseram que a lama não e toxica, porem muitos cientistas e professores contestam, alguns afirmam que fizeram testes separados e já perceberam a presença de substancias que matam como mercúrio e chumbo. Nesse momento só consigo sentir pena daquelas pessoal de condição de vida precária, que passam fome, que quando viram tantos peixes contaminados  como unica opção para se alimentarem podem acabar tendo se comprometidos para o resto da vida.

Como disse todos nos dependíamos desse rio para beber e agora a água esta intratável e o abastecimento de toda a cidade esta parado por tempo previsto de um mês, uma cidade de 300 mil habitantes sem água por um mês. Os galoes de água mineral rapidamente esgotaram em toda a cidade e os caminhões que estão chegando com mais água estão sendo que ser escoltados pela polocia, filas gigantesca surgem de uma população desesperada para não ficar sem beber, nisso os oportunista também aparacem e garrafas que costumavam ser vendidas a 1 real agora se acha ate por 4 reais.

As consequência dessa catástrofe vão alem de Mariana e a lama ainda segue o fluxo do rio que deságua no mar que também matara muitas especies marinhas. Nos pedimos a ajuda de vocês, que divulguem o qual mais serio isso e do que a TV passa. NÃO PODEMOS DEIXAR O RIO DOCE MORRER EM VÃO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20