Vagrant Story é considerado por muitos como um dos melhores títulos a ser lançado pela Square Enix. Apesar disso, o game nunca ganhou uma continuação ou nova versão. Ele foi lançado em 2000, quando o PSOne já estava no final de sua jornada e o PS2 sairia em breve.
Mesmo assim, o game foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores, tendo marcado época pelos bons gráficos, um desafio difícil de ser completado e uma história emocionante.
Acompanhe!
Vagrant Story RPG
Com um ambiente onde não há lojas para o jogador comprar itens ou interação do protagonista com outros personagens, esse pode ser um jogo um tanto difícil para alguns, e um verdadeiro sonho para outros que curtem um game com maior dificuldade e isolamento.
O game tem um foco bem específico na criação e customização de armas e armaduras, assim como em elementos de quebra-cabeça e estratégia que envolvem o jogador ao longo de toda a sua história.
Sem interações e sem lojas, o jogador não tem outra escolha a não ser envolver-se na história e cuidar da criação dos próprios itens, arrumando tudo que é necessário para fazê-los, desde habilidades a materiais.
Vagrant Story RPG: o mundo do jogo
Vagrant Story se passa principalmente no Reino de Valendia e na cidade em ruínas de Leá Monde, uma cidade-estado com ambiente medieval, governada por um rei sem nome que conta com a assistência do Parlamento.
Uma curiosidade sobre o o mundo do jogo, é que se trata do mesmo universo onde se passam as histórias de Final Fantasy Tactics e Final Fantasy XIII – Ivalice. Trata-se de um universo fictício próprio que a Square Enix criou e acabou utilizando para vários de seus jogos.
Acontece que Valendia é um reino do mundo de Ivalice.
Há uma organização religiosa conhecida como Priesthood of St. Locus tem grande poder dentro de Valendia, influindo muito em sua política, com várias famílias poderosas atuando como representantes ou se posicionando contra elas.
Quanto a lei, ela é mantida pelos Cavaleiros da Paz de Valendia, renomados e temidos por sua implacável eficiência. Os sacerdotes também possuem muito poder quando o assunto é a lei de Valendia.
Os sacerdotes tem sua própria força de combate conhecida como Ordem das Lâminas Carmesim, que responde diretamente ao Cardeal Bastitum.
Como o jogador pode imaginar, o cenário do game tem toda a retórica de um mundo medieval, desde a organização política até a presença de elementos como os dignos e nobres cavaleiros.
Para compor o cenário a cidade de Leá Monde foi devastada em um terremoto 25 anos atrás e boa parte dela está em ruínas. E esse mundo também tem magia. A principal força mágica do reino de Valendia é conhecida como A Escuridão.
Ela é perigosa, pois corrompe todas as almas que toca transformando as pessoas em mortos vivos que vagam no limiar do mundo humano e do mundo dos mortos.
Basicamente, as pessoas perdem sua humanidade e transformam-se em uma espécie de demônio zumbi. Os poderes da escurdião estão ligados ao Blood-Sin (sangue do pecado).
Existe uma tatuagem que permite ao usuário controlar os poderes da Escuridão e aliviar o sofrimento daqueles que sofrem com a maldição.
O enredo do game em si gira em torno de Ashley Riot, uma agente de elite conhecido como Riskbreaker. Ela vai até a cidade de Leá Monde para investigar uma ligação entre um líder sacerdotal e um renomado membro do Parlamento Valendiano, conhecido como o Duque Bardorba.
O objetivo do agente é descobrir se uma conspiração contra o reino está em andamento por deixado dos panos em Valendia.
Contudo, o que era para ser apenas uma investigação discreta se torna em uma trama intricada, com Ashley se envolvendo em várias situações complicadas de conspirações reais, traições, amizades, inimizades e assassinatos nas castas mais altas da sociedade e muito mais.
Vagrant Story RPG: ficha técnica
O game foi lançado originalmente para o PlayStation em 2000 e relançado 9 anos depois em formato de download na Playstation Network, sendo também disponibilizado do mesmo modo para PlayStation 3 e PlayStation Portable (PSP).
Confira a ficha técnica do jogo a seguir:
- Produtora: Square Enix;
- Editora: Square Enix;
- Plataforma: Playstation One, PS3 e PSP;
- Data de lançamento: no Japão em fevereiro de 2000, nos Estados Unidos em maio de 2000;
- Gênero: RPG (interpretação de papeis);
- Modo de jogo: um jogador.
Vagrant Story RPG: criação de personagem
O jogo tem um bom elenco de personagens, cada um deles provindo das diversas organizações políticas e religiosas de Valendia, incluindo aqueles de Sangue Pecaminoso, ligados a Escuridão.
Confira os principais personagens da trama:
- Ashley Riot : A principal protagonista e personagem do jogador, Ashley é membro do VKP;
- Sydney Losstarot : O líder do culto de Müllenkamp e atual guardião do Blood-Sin;
- Callo Merlose : Um agente da VKP que acompanha Ashley sob ordens de seus superiores;
- Jan Rosencrantz : Um ex-executor do VKP, que procura aproveitar a escuridão para seus próprios fins;
- Romeo Guildenstern : O líder local da Ordem das Lâminas Carmesim, que procura reprimir as Trevas e trazer a paz e a unidade de Valendia;
- Samantha : amante de Guildenstern e, eventualmente, uma parte essencial de seus planos;
- Duque Aldous Byron Bardorba : Uma poderosa figura política dentro de Valendia, ligada ao destino dos Blood-Sin.
Há muitos outros personagens que tornam a trama única e muito interessante de ser explorada pelo jogador.
Vagrant Story RPG: jogabilidade
O game tem estilo e cenários em 3D, as texturas são de muito boa qualidade explorando ao máximo o console. O game é um típico RPG, com uma incrível progressão da história, lutas em tempo real e rotação em 360 graus.
O jogo todo é focado no combate, que aliás, é bem complexo, e na criação, modificação e desenvolvimento de armas e habilidades para o personagem principal.
Controlando Ashley o jogador tem ataques são baseados na barra de Risk. Quanto mais essa barra enche menos concentrado fica o personagem dificultando o sucesso n combate.
Os ataques são livres, dessa forma a barra Risk dá ao game um equilíbrio necessário.
Quanto ao cenário, o protagonista pode correr, pular, e empurrar ou empilhar cubos e caixotes para atravessar obstáculos. A jogabilidade é bem divertida para se movimentar.
Além disso, o game tem excelentes calabouços a serem explorados e o jogador vai gastar um bom tempo criando armas e armaduras.
E sempre que o jogador se depara com um inimigo pode iniciar um combate imediatamente entrando no Battle Mode, e sistema de batalhas envolve de vários golpes em sequência, os quais são chamados de Chain Abilities.
O dano dos ataques vai crescendo conforme o combo aumenta. E o protagonista também aprende ataques chamados de Break Arts, que causam grandes danos aos adversários.
As magias dentro do universo Valendia são aprendidas através dos tradicionais Grimoires, livros mágicos tradicionais nos RPGs.
Cada feitiço aprendido fica associada a categoria ao qual corresponde, por exemplo, feitiços de cura são associados como Shaman, e magias que infligem danos negativos como Sorcerer.
Tudo isso no meio de uma intricada trama política e mágica.
Para finalizar deixamos você com esse vídeo do trailer oficial de Vagrant Story.
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!