Valkyria Chronicles estreou no PlayStation 3, com o jogo original posteriormente disponibilizado no Microsoft Windows. O game tem uma ambientação militar e foco em estratégia. O título fez tanto sucesso que três adaptações de mangá e uma série de anime foram publicadas com base no primeiro jogo .
Sua conversão para PC foi muito positiva, tendo sido bem realizada. O game ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Jogo de Estratégia do Ano da GameSpy e teve uma recepção geral muito positiva.
Fique conosco e mate a saudade desse RPG incrível!
Valkyria Chronicles RPG
O game tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Mas, para aqueles que estão pensando que já sabem como a história vai terminar só pelo tema, na verdade estão enganados! O título não segue os fatos reais do período, mas uma trama alternativa.
Ficou mais interessante, não é mesmo?
Embora a trama seja de guerra, o foco da história gira em torno dos personagens principais e dos fatos transcorridos com eles ao longo da guerra. Com uma trama ambientada em um universo alternativo a realidade real, a licença poética para criar uma história foi dada desde o início!
Valkyria Chronicles RPG: o mundo do jogo
A história do game se passa no continente fictício de Europa e dissemos fictício porque em comum com a nossa Europa ele só tem o nome. A história é toda adaptada, assim como a geografia e as nações que o compõe.
No continente de Europa duas grandes facções rivais entram em guerra. De um lado temos a Federação do Atlântico e do outro, o Império, também chamado de Aliança Imperial.
As tensões entre eles aumentam, e a guerra se alastra por todo o continente levando sofrimento especialmente aos países menores e mais pacatos.
Entre essas terras afetadas pela guerra sem querer entrar propriamente nela está a Gallia, um belo país famoso pelas suas paisagens idílicas e as grandes reservas de ragnite, um minério com propriedades misteriosas que move máquinas por toda a Europa.
Toda essa história é narrada pelo livro On the Gallian Front que apresenta uma realidade alternativa da Terra retratando os acontecimentos de uma Segunda Guerra Mundial tal qual se passaram em uma realidade paralela.
É neste país inicialmente neutro, mas que acaba sendo invadido, que estão os protagonistas da história, o estudante Welkin Gunther e a doce Alicia Melchiott.
A trama do game começa quando os habitantes estão evacuando a cidade dos protagonistas, pois sabem que a guerra está batendo em suas portas. Welikin está retornando a sua cidade natal neste momento e acaba sendo confundido por Alicia com um espião do Império.
Contudo, é tarde demais e as tropas da Aliança Imperial estão próximas. Para dar tempo de todos fugirem, Alicia e Welkin acabam tendo de unir forças para retardar as tropas invasoras.
O jogo tem uma temática de anime, com vários clichês próprios desse tipo de animação, o que pode desagradar alguns fãs de jogos mais realistas. Apesar da temática de guerra, Valkyria Chronicles é um jogo cheio de fantasias.
Mas, nem por isso a história deixa de ser envolvente. A trama é emocionalmente atrativa e momentos marcantes fazem parte como em todo bom RPG, incluindo mortes de personagens importantes.
Valkyria Chronicles RPG: ficha técnica
Na transição do game para PC o visual do jogo ganhou melhoras significativas dada a possibilidade de usar a resolução FullHD em 1920×1080 pixels com 60 frames por segundo.
Confira a ficha técnica do jogo a seguir:
- Gênero: RPG tático;
- Desenvolvedor: Sega Media.Vision;
- Publicadora: Sega;
- Criadores: Ryutaro Nonaka, Shuntaro Tanaka;
- Plataformas: PlayStation 3 , PlayStation 4 , Microsoft Windows , PlayStation Portable , PlayStation Vita , iOS , Android , Xbox One , Nintendo Switch;
- Primeiro lançamento: 24 de abril de 2008;
- Último lançamento: Valkyria Chronicles 4 em 21 de março de 2018.
O jogo continua um sucesso até hoje. Só para ter uma ideia, em 2015, Valkyria Chronicles vendeu mais de 500.000 cópias no Steam , superando as expectativas e mais de 141.589 cópias no PlayStation 3.
O game é tido por muitos como o melhor jogo do gênero para o console.
Valkyria Chronicles RPG: personagens
Os personagens dos jogos Valkyria Chronicles foram idealizados por Raita Honjou. A série toda conta com muitos personagens diferentes, mas aqui vamos falar apenas dos personagens do título Valkyria Chronicles.
Os personagens principais dão Alicia e Walkien.
O jovem Walkien tem 22 anos de idade, é um estudante universitário muito inteligente que sonha ser professor. Sua determinação e capacidade estratégica lhe rendeu o comando do sétimo esquadrão da milícia galiana e o posto de tenente.
Durante a trama ele se apaixona por Alicia Melchiott, com quem se casa depois de derrotar Maximillian.
Alicia é uma estudante de 19 anos de idade. Ela tem patente de sargento no sétimo esquadrão e é a segunda no comando. Ela é responsável por Hans, um tipo de porco alado (sim, isso mesmo) que se torna mascote do esquadrão.
Mais tarde durante a trama do game é revelado que Alicia na verdade é uma descendente das Valquírias.
Além do jovem casal há os personagens secundários, como Isara, que é a irmã adotiva de Welkin, de 16 anos. Ela tem o posto de cabo, dirige e mantém o tanque único do esquadrão.
Há ainda Rosie, uma ex cantora de bar de 27 anos de idade, que atua como principal agente de choque do esquadrão. Ela é um tanto arrogante, mas é uma boa líder.
Já Largo é um sargento veterano de 36 anos que atuou na primeira guerra do continente fictício de Europa. Ele prefere se manter na linha de frente do campo de batalha e valoriza a experiência acima de tudo.
Esses são os principais personagens, cada um deles é único. Mas, o jogador pode esperar encontrar muitos outros bons personagens nesse game.
Durante o game o jogador controla um esquadrão, tendo Walkien e Alicia como personagens principais.
Valkyria Chronicles RPG: jogabilidade
A linha principal de comandos do game faz uso de sistema baseado em turnos conhecido como Blitz.
O sistema de batalha sem dúvida é um destaque positivo. Sempre que um combate se inicia um resumo é apresentado ao jogador com o mapa do cenário com a posição das unidades e inimigos.
Quando o combate começa o jogador pode escolher qual personagem você vai controlar, podendo ainda move-lo como se fosse em um game de tiro com visão em terceira pessoa.
Mas, a liberdade de movimentos não é total. Há limitadores de movimentação que se expandem conforme os personagens evoluem.
E fique atento, as batalhas são bem simples no início, mas os combates ficam cada vez mais estratégicos com o passar do tempo. Cada vez surgem mais unidades inimigas, aumentando a dificuldade.
Há ainda um sistema de patentes onde o jogador vai evoluindo o personagem através dos pontos de experiência ganhos.
Os personagens são bem construídos, com habilidades e perícias únicas. Em algumas missões é possível recrutar soldados e conforme o jogador vai evoluindo novos personagens vão ingressando em seu regimento e torna-se possível pesquisar por novas armas bem como recrutar e treinar novos soldados.
E como um bom jogo tático, o jogador pode movimentar seus personagens pelo cenário, definindo posições, armas usadas e estratégias de combate, o que determina seu sucesso ou falha nos combates.
Para finalizar deixamos você com esse belo vídeo do trailer oficial de Valkyria Chronicles da versão do game para Nintendo.
Divirta-se e até a próxima com Mais RPG!