0 Shares 598 Views

Briga de galo – Brincadeiras Indígenas

Bellini Bellini
abr 11, 2016
598 Views

Os indígenas possuem uma série de brincadeiras bem interessantes para serem realizadas por crianças e adultos. Algumas possuem um caráter recreativo, enquanto outras podem trazer pontos mais fortes da cultura, quase em ponto marcial. Uma destas brincadeiras, que combinam ambos os aspectos, é a Briga de Galo.

Unindo uma ideia divertida e um desafio de resistência, a Briga de Galo é mais conhecida como um jogo realizado em piscinas ou praias, com uma pessoa nas garupa de outra, tetando empurrar o adversário que está da mesma forma. Mas a competição real, ou melhor dizendo, em sua raiz, tem outra forma, embora o objetivo seja o mesmo.

Como preparar a Briga de Galo?

Briga de Galo

  • Público alvo: crianças, adolescentes e adultos que gostam de se divertir e tem fôlego suficiente para correr ao longo da brincadeira.
  • Idade: crianças à partir de 10 anos de idade, e pessoas de idade mais avançada como os adolescentes à partir dos 16, além dos adultos acima dos 20.
  • Recursos: não é preciso de muitos recursos, pois todo o foco está no equilíbrio e na performance das pessoas. O único recurso que é mais que necessário é um local aberto com bastante espaço para brincar.
  • Objetivo: a brincadeira briga de galo pode ser realizada de maneiras diferentes, mas nessa versão os indígenas tem o hábito de deixar sua perna levantada e apoia as mãos na outra pessoa e tenta derrubá-la.

Passo a passo:

  1. A brincadeira pode ser realizada em dupla, e ambos devem ficar apoiadas em apenas uma perna.
  2. Enquanto isso, ambos os participantes tem que apoiar os braços nos adversários, sendo que cada um tem de fazer o outro se desequilibrar sem encostar os dois pés no chão.
  3. Aquele que ter o pé encostado no chão e se desequilibre na brincadeira será o perdedor.

Perfeito para aquelas crianças, e adultos, que gostam de uma competição descompromissada, a Briga de Galo é uma ótima forma de manter as tradições indígenas vivas no dia a dia. Não deixe de incentivar!

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
218 views1
Educação Especial
218 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta