Os filmes são uma ótima fonte de entretenimento e quando você está assistindo algo que é baseado em uma história real, isso pode se tornar ainda mais interessante. Se você gosta de assistir a documentários da vida real, ou se gosta de experimentar um gênero de filme diferente, aqueles baseados em crimes reais definitivamente têm um apelo enorme por muitas pessoas.
Mesmo que você não queira assistir, ficará surpreso com o que pode aprender. Nesta lista, você verá uma variedades de filmes que talvez você nem soubesse que eram baseados em fatos reais.
Cidade de Deus (2002):
Este é um clássico e todos provavelmente sabem que é baseado em fatos reais, mas não poderia ficar de fora desta lista. O filme é baseado em alguns dos eventos da vida do fotógrafo Wilson Rodriguez. O filme é ambientado no Rio de Janeiro e acompanha o crescimento do crime organizado em um dos subúrbios da região. Abrangendo no período de 1960 a 1980, o filme mostra uma gangue de criminosos que roubam, matam e lidam com drogas.
Memories of Murder (2002):
Situado na Coreia do Sul durante o final dos anos 80, este filme de crime real conta a história do detetive Park e do detetive Seo a medida que eles tentam resolver crimes graves envolvendo estupro e assassinato. Todos os crimes possuem traços em comum: ocorreram em dias de chuva e as vítimas são mulheres. Com os dois detetives locais incapazes de encontrar o assassino, um detetive da capital é enviado para auxiliá-los.
Um Dia de Cão (1975):
Depois que um banco no Brooklyn foi roubado em 1972, um artigo da revista LIFE foi escrito, que mais tarde serviu como inspiração para este filme em particular. O filme foi lançado em 1975, apenas três anos após o roubo em si.
Depois que um assalto ao banco dá errado e Sonny, Sal e Stevie só encontram um pouco mais de mil dólares no cofre, uma tarde aterrorizante é iniciada. O filme é estrelado pelo famoso ator Alfredo James “Al” Pacino.
O lobo de Wall Street (2013):
Estrelado por Leonardo DiCaprio, este filme foi um verdadeiro sucesso nos cinemas quando foi lançado em 2013.
É baseado na história de Jordan Belford, que passou 22 meses na prisão após se declarar culpado de fraude e outros crimes relacionados ao mercado de ações. Em 2007, ele decidiu publicar seu livro de memórias, “O Lobo de Wall Street”, que mais tarde foi transformado no popular filme.
Depois de se envolver no mercado de ações, Jordan Belfort logo descobre a cultura típica da ganância que tantas vezes prevalece nesta indústria. Agressivo com suas táticas de vendas e com a ideia de que seu principal objetivo é ganhar dinheiro, Belfort logo faz muito dinheiro com atividades criminosas e fraudulentas.
Inimigos Públicos (2009):
Em 2004, Bryan Burrough escreveu um livro intitulado “Inimigos públicos: a maior onda de crimes da América e o nascimento do FBI, 1933-34”. John Dillinger foi um dos criminosos comentados no livro, que se concentrou na era da Grande Depressão nos Estados Unidos.
No filme, John Dillinger era um criminoso audacioso e violento, mas que atraía a opinião pública ao seu favor, principalmente porque dizia retirar dos bancos o dinheiro que elas roubavam do povo.
Bonnie e Clyde (1967) & Estrada sem Lei (2019):
Outro filme de crime baseado em fatos ocorridos durante os anos da Grande Depressão nos Estados Unidos. Bonnie Parker e Clyde Barrow, juntamente com sua gangue, roubavam postos de gasolina rurais e pequenas lojas.
Eles não apenas roubavam, mas também foram responsáveis pelo assassinato de um total de nove policiais e vários civis. O filme de 1967 conta a história desse jovem casal e de sua gangue que cometem assaltos com frequência que se tornam cada vez mais violentos.
Falando sobre o filme “Estrada sem Lei”, ele também aborda os fatos que ocorreram com Bonnie e Clyde, mas de um ângulo diferente, mostrando a busca insana dos Texas Rangers, Frank Hamer e Maney Gault.
O Homem de Gelo (2012):
O conto de Richard Kuklinski é muito intrigante para quem gosta de ler histórias de crimes verdadeiros. Seu apelido de “O Homem de Gelo” foi dado a ele como resultado de seu método de camuflar seu crimes – congelando os corpos das vítimas para dificultar o reconhecimento da hora da morte.
Além de assassinar qualquer um que pudesse dizer algo contra ele sobre seus crimes, Kuklinski estava fortemente envolvido com drogas, armas e pornografia. Com grandes segredos escondidos de sua família, o filme é baseado em uma história real com policiais que tentam levar Kuklinski à justiça.
Pecados Inocentes (2007):
Um filme de crime realmente um pouco diferente, esta história segue a vida de Barbara Daly Baekeland, uma personagem controversa casada com o herdeiro de uma propriedade rica. Seu filho Antony, nascido em 1946, foi diagnosticado com esquizofrenia. Ele se tornou a fonte de muitos problemas para Barbara, interpretada por Julianne Moore no filme.
O filme explora o relacionamento entre Barbara e seu único filho Antony, que é esquizofrênico e homossexual.
A Sangue Frio (1967):
Com um título que deixa você claramente achando que irá assistir a um thriller, esse filme é baseado no romance homônimo de Truman Capote. O filme conta a história de quatro assassinatos que aconteceram no Kansas em 1959.
Richard Hickock e Perry Smith tentam realizar um assalto, mas não conseguem encontrar nada de valor. Não querendo deixar testemunhas no local do roubo, eles cometem quatro assassinatos e fogem da polícia.
Os Crimes de Snowtown (2011):
Snowtown é um filme de drama criminal australiano de 2011 dirigido por Justin Kurzel baseado na história real dos assassinatos de Snowtown (foi uma série de assassinatos cometidos por John Bunting, Robert Wagner e James Vlassakis entre agosto de 1992 e maio de 1999, em Adelaide, no sul da Austrália.)
John Bunting e Robert Wagner, os principais criminosos da história, cometeram 12 assassinatos no total. O filme mostra uma história de homofobia, drogas e comportamento violento.