Acessórios – capítulo 29

Além dos filtros e anéis, que são acessórios muito úteis para nossas lentes, existem outros acessórios que também podem ser usados ​​com nossas câmeras para melhoras a qualidade das fotos.

Tipos de acessórios para câmeras

Conheça agora quais são esses acessórios e para que servem.

Para-sol:

O para-sol não é, na verdade, um acessório da câmera. Como um filtro, também é um acessório aparafusado na parte frontal da lente. Mas, como não é classificado para uso como filtro ou anel, não o mencionamos no capítulo anterior.

Este acessório serve a dois propósitos importantes. O primeiro é proteger a lente, pois imprevistos acontecem ela pode cair.

Portanto, caso isso aconteça e ela caia acidentalmente, se você tiver um guarda-sol, a chance de danos graves será bastante reduzida.

 acessórios
acessórios da câmera

O segundo propósito é reduzir dois efeitos de iluminação: flare e glare. O flare ocorre devido aos reflexos de luz dentro da própria lente. Talvez alguma vez mesmo que sem querer, você já tirou fotos com esse efeito.

Quando uma fonte de luz forte (como o sol) é parcialmente enquadrada perto da borda da foto, ocorre um efeito Glare.

O Glare faz com que o contraste na área onde a foto existe seja bastante reduzido. Por exemplo, em uma foto de clima ameno, fica até bom, mas em geral, esse é outro efeito indesejável.

Tenha atenção ao uso do para-sol

É essencial usar o modelo específico de para-sol adequado para a sua lente.

Embora existam apenas dois tipos de para-sóis de lente, existem dezenas de modelos com tamanhos bem variados que podem ser  devidamente desenvolvidos para cada lente individualmente.

Não compre para-sóis comuns (sem etiqueta ou de qualquer marca) que possam caber em qualquer lente, porque provavelmente não são totalmente compatíveis com a sua lente.

Além disso, sua qualidade de construção é muito pobre em comparação com a versão original.

Controle Remoto:

O controle remoto da câmera é um de seus acessórios, que funciona de maneira semelhante ao controle de uma televisão.

Quando o botão é pressionado, ele emite radiação infravermelha, que a câmera captura para o receptor, entendendo e obedecendo os comandos.

120448

Os botões do controle remoto têm a mesma função que o botão do obturador da câmera.

Nem todas as câmeras têm um receptor infravermelho, então antes de adquirir esse acessório, consulte o manual de instruções da sua câmera para se certificar de que ela tem um receptor.

Além disso, se você tiver um, será necessário configurá-lo para filmar no “modo controle remoto”.

Este acessório é muito apropriado em vários momentos. Por exemplo: para fotos de longa distância, autorretratos, macro fotografia e longas exposições.

Ao utilizá-lo com a câmera no modo Bulb, pressione o botão do obturador uma vez para abri-lo e feche-o novamente.

Cabo Disparador Remoto:

Ao contrário do controle remoto, este gatilho é conectado à câmera por meio de um cabo.

É recomendado que antes de adquirir este acessório,você verifique se a câmera possui uma entrada de acessório compatível com o modelo do acionador.

Caso a sua câmera não tenha um receptor infravermelho, mas tenha uma entrada para acessórios, o cabo será usado da mesma forma. Vale ressaltar que ele possui mais funções que o controle remoto.

foto de close up mulher tomada 23 2148503638

A maioria dos modelos tem um botão que pode acender a luz na tela, para que você possa usá-lo facilmente à noite, e todas as funções podem ser bloqueadas para evitar o pressionamento acidental do botão.

Este é um dos acessórios mais legais pois é amplamente usado para realizar a tecnologia de “fotografia com lapso de tempo”, que envolve um longo período de tempo e depois os compila em um vídeo em alguns segundos, mostrando muitas coisas porém em pouquíssimo tempo.

Punho de Bateria (Battery Grip):

O punho da bateria (também chamada de alça da bateria, é um acessório muito útil para as câmeras DSLR.

O punho tem duas funções principais. A primeira é melhorar a aderência da câmera, especialmente ao fotografar na vertical.

camera fotografica digital com punho de bateria isolado na parede branca 199107 216

No punho da bateria também é possível reutilizar o botão do obturador e outros botões mais comumente usados ​​que já existem na câmera permitindo que você fotografe com quase a mesma pegada e o mesmo conforto no modo horizontal.

A segunda vantagem é que duas baterias podem ser usadas ao mesmo tempo. Após o término da primeira carga, a segunda carga é ativada imediatamente.

Perguntas frequentes sobre acessórios da câmera

Existem quantos tipos de para-sóis?

Existem 2: o circular (também denominado cilindro) e o tulipa (também denominado pétala). O circular é para lentes normais e o tulipa para grande-angulares e nas olho de peixe.

Qual a importância de usar o controle remoto na câmera

O controle remoto tem muitas funções na hora de fotografar, como: fazer fotos de longa distância, autorretratos e reduzir bastante a possibilidade de fotos desfocadas devido ao pressionamento do botão do obturador.

Quais as funções do cabo disparador remoto?

Delay, long, Intvl, N e símbolo de som.

Espero que tenham gostado de conhecer esses acessórios tão úteis. Permaneça em nosso site e aprenda mais ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20