Composição e Enquadramento – Capítulo 30

Muito se tem falado no ‘blog’ da seção de tecnologia da fotografia. Não podemos esquecer que além das regras técnicas, também possui regras de arte, composição e enquadramento. Vamos nos encontrar! 

Se o Enquadramento da imagem ou a composição forem ruins, não faz sentido tirar fotos com a melhor câmera do mundo, o maior sensor e a mais alta resolução.

É hora de fazer uma imagem para que os verdadeiros fotógrafos sejam diferenciados daqueles que tentam trabalhar profissionalmente, que têm câmeras caras nas mãos, mas têm pouco conhecimento artístico.

Detalhes importantes enquadramento

Em certa medida, como as câmeras e seus respectivos acessórios estão se tornando mais avançados e eficientes em funções automáticas, é possível “contornar” a falta de conhecimento técnico.

No entanto, um bom enquadramento e uma boa composição estrutura são coisas que nenhum equipamento pode fazer por você.

No melhor de sua capacidade, nenhum dispositivo será equipado com uma “aparência fotográfica”.

Enquadramento

Esta parte do conteúdo é inteiramente da responsabilidade do fotógrafo, independentemente do equipamento utilizado.

É como dirigir um carro: você pode até ter um supercarro Bugatti Veyron, cheio de privilégios e características especiais, mas mesmo que você não saiba estacionar, possuir um ou um Beetle dos anos 1960 não faz diferença.

Antes de entender qualquer composição ou regra de enquadramento, é importante saber o que significa cada denominação e como aproveitá-la ao máximo. 

Composição

Composição é a combinação de todo o conjunto de decisões que você toma para formar uma foto.

Enquadramento
Enquadramento

“Que tipo de lente devo usar e qual é a finalidade? Quais elementos são deixados para trás para deixar a cena? Quais são evidências e quais não? Use flash ou não? Eu deixo o fundo desfocado ou óbvio? Devo colocá-lo na cena Qual parte do tema principal?

“Ao tomar essas e outras decisões, você pode compor uma foto. Uma boa composição está diretamente relacionada a um bom quadro.

Enquadramento

O enquadramento é a localização dos elementos que você deseja fotografar na cena. “Eu uso a câmera na orientação paisagem (horizontal) ou retrato (vertical)?

Eu me posiciono à direita ou à esquerda? Coloco a câmera em um ângulo superior, igual ou inferior em relação ao assunto principal? Feche o ângulo mais (Distância focal mais longa) Ou abrir mais (distância focal mais curta)? Ao selecionar esses tipos e outros, você pode fazer o enquadramento da imagem.

Pensando Fotograficamente

Em primeiro lugar, parece difícil fazer várias escolhas e tomar tantas decisões rapidamente para fazer cada foto. Mas até que seu cérebro aprenda a “pensar fotográfico”, este é o caso: muita prática.

Quando você tiver muito tempo livre, escolha um assunto (de preferência algo estático, como flores, porque as pessoas geralmente passam muito tempo testando e ficam entediadas), e então apenas concentre-se nele.

Muitas vezes parece simples mas fazer um bom enquadramento é um pouco complicado, para ser uma foto profissional o enquadramento tem que ser perfeito.

Demora pelo menos 30 minutos para pensar e tirar fotos, e você pode obter dezenas de resultados diferentes do mesmo assunto, portanto, o enquadramento e a composição de cada foto são ligeiramente diferentes.

Em seguida, baixe todas as fotos tiradas para o computador e passe mais 30 minutos analisando-as em detalhes.

Veja o que é bom e o que não é. Considere o que pode ser usado em outras situações semelhantes e o que deve ser evitado.

Deixe-se criticar e avalie os lugares certos e errados na composição e enquadramento de cada foto. Faça este exercício repetidamente, sempre focalizando um tópico diferente.

Todo o processo dura 1 hora por dia e repete-se pelo menos 3 vezes por semana.Após alguns meses, você vai adquirir rapidamente o “pensamento fotográfico”.

No passado, normalmente demorava 10 minutos para pensar e fazer a melhor escolha. Após este treinamento, você não pode gastar alguns segundos.

Regra dos Terços

A regra dos terços envolve desenhar duas linhas horizontais e verticais imaginárias na foto de modo que se passem entre elas, elas com certeza vão te ajudar no enquadramento.

Divida a foto em 3 partes horizontais e uma terceira parte vertical (terceira parte) com linhas cruzadas, resultando em 9 quadrados iguais (3 x 3 = 9).

Enquadramento

Portanto, a regra é chamada de “regra dos terços” porque a linha divide os dois terços horizontal e vertical na foto. Verifique o processo de segmentação na imagem animada acima.

Felizmente, essas linhas não podem mais ser fictícias, mas se tornam reais.

A maioria das câmeras atuais oferece opções para ativar e desativar o critério da “regra dos terços”.

Em câmaras que utilizam o sistema português, esta funcionalidade é habitualmente designada por “grelha de enquadramento”, “grelha de enquadramento”, “melhor enquadramento”, “grelha de linha”, “guia” ou nomes semelhantes. Consulte o manual de instruções da câmera para saber como ativá-la.

As linhas verticais também podem ser usadas como linhas de referência no quadro. Tente usá-los para garantir a retidão de objetos maiores na vertical em vez da horizontal, como edifícios, casas, torres, portas, etc.

Pontos de Ouro

Os 4 lugares que as linhas horizontais e verticais se passam entre elas são chamados de “pontos dourados”. Os pontos dourados representam a área mais interessante do observador na foto. Você já entende o porquê.

Primeiro, você olha para o quadrado preto no centro da imagem muito rapidamente isso nvai te ajudar no enquadramento (olhe apenas alguns milissegundos), porque nosso cérebro tende a sempre usar o centro da imagem como um “ponto de referência” para definir a próxima direção de visualização.

Então, você pode ter seguido a aparência mostrada pela seta na imagem acima. Corrigir?

Se eu fizer isso direito, sabendo que não é mágica ou farsa, é apenas o padrão de comportamento cognitivo comum dos seres humanos.

Enquadramento
Enquadramento

Cerca de 98% dos ocidentais que podem ler seguem exatamente o mesmo caminho da ordem de leitura. Os 2% restantes das pessoas têm um padrão cerebral diferente das pessoas comuns por algum motivo.

Uma vez que esse conflito de tendências funciona junto em nossos cérebros, as imagens geralmente são vistas da seguinte maneira: primeiro, usamos seu centro como um ponto de referência rápido para as direções.

Então, com a absorção adequada da referência, nossa linha de visão deixa o centro e se move para o noroeste até encontrarmos informações relevantes.

Por que escolher a Northwest? simples. Como eu disse, nossa ordem de leitura é da esquerda para a direita e de cima para baixo. Portanto, o ponto de leitura inicial esperado é sempre o canto superior esquerdo.

Esquerda (Oeste) + cima (Norte) = superior-esquerdo (Noroeste).

Informações mais abrangentes

Continuando com o exemplo de “leitura” baseado em uma imagem com quadrados pretos e texto: após retirar os olhos do centro (quadrado preto), sua visão se move para noroeste.

Porém, antes de atingir o ponto inicial de leitura esperado (canto superior esquerdo), foram encontradas as informações relevantes (a palavra “VOCÊ”).

Seu olhar parou, focalizando a informação e tentando absorvê-la. Então seu cérebro começou a processá-lo.

Depois de processar e entender essas informações, seu cérebro “ordena” seus olhos a não continuarem para o noroeste de lá, mas para o leste (direita).

Enquadramento

Quando você processa a primeira informação relevante e compreensível, seu cérebro a designa como o ponto de partida para a leitura.

Portanto, a próxima sequência não é mais guiar a linha de visão até o ponto inicial esperado (canto superior esquerdo), mas mover-se na próxima direção (direita) da sequência de leitura, porque o ponto inicial é encontrado antes do esperado.

Siga o comando, mova seu olhar para a direita e encontre a próxima informação relacionada (a palavra “LEU”).

Em seguida, aponte seu olhar para o sudoeste e olhe para a próxima informação relacionada (a palavra “NESTA”). Então, a aparência virou à direita novamente e encontrou a última informação relevante (a palavra “ORDEM”)

Calma é normal

Se você não entende totalmente, ou nem mesmo entende esta parte científica, não se preocupe.

Só acho interessante explicar detalhadamente para a pessoa mais curiosa (como eu), que além de gostar de como as coisas funcionam, também quer saber por que funcionam de determinada maneira.

Se você apenas se lembrar de colocar a parte interessante da cena no “ponto dourado” é o suficiente, isso é o suficiente.

Não é necessário usar sempre todos os 4 Gold Points.

Normalmente, usar apenas um deles para localizar a área mais importante da foto é o suficiente para melhorar muito a composição.

Contraste e Destaque

Vai causar confusão quando você olha as fotos e não sabe exatamente o que o fotógrafo quer mostrar? Portanto, esta é exatamente a situação na foto à esquerda.

Existem várias folhas e ramos emaranhados, e o contraste entre cada elemento mostrado na foto é muito pequeno. Além disso, nada de especial é enfatizado. É impossível definir qual elemento é o assunto principal da foto.

Por exemplo, se a ideia principal da foto é mostrar folhas, por que não mostrar mais detalhes sobre esse assunto em particular?

A imagem à direita enfatiza totalmente o assunto principal a ser fotografado: as folhas. Além disso, podemos ver que há mais contraste entre luz e sombra e entre o assunto principal e o fundo.

Resumindo, sempre destaque o assunto principal da foto. Faça contraste com o fundo. Deixe claro para o observador qual elemento é a “estrela” da foto!

Espaço Negativo

Resumindo, podemos dizer que o espaço negativo é uma área de uma foto com pouca ou nenhuma informação, como um fundo homogêneo liso ou uma única cor.

Ao contrário, o espaço positivo é evidência suficiente. Se houver um único elemento, uma foto com muito espaço negativo geralmente fica ótima (como as duas fotos acima). Combine esse tipo de enquadramento com “Regra dos terços” e “Ponto de ouro” e você sempre poderá tirar lindas fotos!

Linhas Guia

O titulo já diz tudo, a linha guia é a linha óbvia na cena, que é usada como um guia para guiar a linha de visão do observador até o objeto principal da foto.

Os fios são fáceis de encontrar em diversos objetos, como fios, paredes, pisos e nos mais diversos objetos. Use-os de uma forma que pareça apontar para o tema principal, para sua vantagem.

Perspectiva

A vista em perspectiva nos dá a sensação de “atravessar” a foto, pois faz com que o olhar do observador aponte do início da foto para o ponto de desaparecimento, onde todas as linhas desaparecem.

Também nos dá uma sensação de equilíbrio e ordem, como se tudo estivesse pronto.

Texturas

Mesmo coisas aparentemente desinteressantes, como cascalho ou tábuas de madeira, podem produzir belas fotos de suas respectivas texturas.

A textura mostra-nos a aparência, forma e tamanho da superfície. Para tornar a textura mais proeminente, tente usar uma iluminação mais forte para marcar as sombras para uma aparência mais tridimensional.

Como fazer um bom enquadramento no celular?

Uma coisa muito importante para que o enquadramento seja perfeito é a iluminação e o espaço.
Outra dica muito boa que para alguns pode parecer óbvio e para outros uma surpresa, mas aplicativos para a câmera ajuda a tirar fotos melhores e pode ajuda a usar melhor a sua câmera no máximo de potencial que ele tem.

Qual o melhor enquadramento para filmar com o celular?

Filme sempre na horizontal e baixe aplicativos que possam usar melhor a potência da sua câmera.

Na composição fotografica, o que é curva em forma de “S”?

Devido ao tipo de distorção diagonal, a curva em S traz sentido à composição fotográfica, tornando-a suave e ajudando a orientar a aparência.
Por causa da conexão entre nosso cérebro e outros objetos reais, ou semelhante às imagens que vimos antes, é muito útil para transmitir profundidade.

Esperamos que tenha aprendido muita coisa, caso você ficou com dúvida em algum texto volte para o começo para da uma resumida em tudo.

Pode clicar aqui para ver tudo desde o começo.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

A Arte da Fotografia
Um site voltado para área de fotografia.
Este é um site do grupo B20