Como sabemos as plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças. E a medicina estuda as diariamente para aprimorar os remédios.
Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.
Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas diversas”, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.
Plantas Diversas
As plantas diversas estão envolvidas em vários ambientes e em diversos lugares, que também são de diferentes tamanhos, algumas são tropicais outras, são equatorial e outras.
Nos dias atuais a diversidade das plantas é muito grande, com especies de todos os tipos que podem ter um benefício enorme para as pessoas.
Figueira-de-jardim – Plantas Diversas
Originária de florestas subtropicais úmidas do sudeste da Ásia, a figueira-de-jardim é uma árvore muito decorativa, de folhagem perene a semi-decídua. De copa densa, arredondada e larga, ela apresenta tronco curto e porte pequeno, sendo que dificilmente ultrapassa 8 metros de altura. Apresenta folhas alternas, grandes, de formato ovalado a orbicular e textura fina, com pecíolos longos e nervuras bem marcadas.
Suas folhas são vermelhas quando jovens e gradualmente tornam-se verdes. Os frutos pedunculados são como os figos comuns, que surgem de inflorescências do tipo sincônio, só que nesta espécie são maiores e mais duros. Eles despontam o ano todo nos principais ramos e no tronco, desde a base. A polpa interna dos frutos é gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos povos da Ásia.
Figueira-de-jardim – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico: Ficus auriculata
- Nomes Populares: Figueira-de-jardim, Figueira-vermelha
- Família: Moraceae
- Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
- Origem: Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Índia, Vietnã
- Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
- Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Figueira-de-jardim
Pode ser consumida crua ou cozida, em diversos pratos doces e salgados. Em alguns países ela é também cultivada como forrageira, para aproveitamento das folhas e frutos pelos animais de criação.
Vídeo sobre a Figueira-de-jardim:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Pata-de-vaca – Plantas Diversas
A pata-de-vaca (Bauhinia variegata) é uma árvore semidecídua e muito florífera, originária da China e da Índia, e largamente utilizada na arborização urbana no sul e no sudeste do Brasil. Apresenta porte médio, alcançando de 6 a 12 metros de altura, mas raramente passando de 10 metros. O tronco tem cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, é tortuoso e costuma ter o fuste curto, ou seja, ramifica com pouca altura ou mesmo desde à base. Sua ramagem é esparsa, ramificada e, formando uma copa cheia e ampla na primavera e verão, fornecendo boa sombra. No outono perde gradativamente as folhas, sem no entanto ficar totalmente despida.
As folhas são redondas, coriáceas, com nervusas claras, bilobadas e, devido ao seu típico aspecto de pisada de casco bovino, são responsáveis pelo nome curioso desta árvore. O florescimento vistoso inicia em meados do inverno e permanece durante a primavera. As flores são grandes, pêntameras, com longos estames e de cor rosa a lilás na espécie típica, com uma pétala superior modificada, que apresenta cerca de dois tons mais intensos de rosa, o que dá a flor o aspecto de orquídea. As flores são ainda muito atrativas para insetos polinizadores e aves silvestres. Os frutos que se seguem são do tipo legume, deiscentes, achatados, pardos, longos e secos, com sementes lenticulares. Eles permanecem por meses na árvore, mesmo após a maturação. Ocorre ainda uma variedade de flores brancas, denominada Bauhinia variegata ‘Candida’.
Pata-de-vaca – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico: Bauhinia variegata
- Sinonímia: Bauhinia chinensis, Bauhinia decora, Phanera variegata
- Nomes Populares: Pata-de-vaca, Árvore-de-orquídeas, Árvore-orquídea, Casco-de-vaca, Casco-de-vaca-lilás, Pata-de-vaca-lilás, Mororó, Bauínia, Pé-de-boi, Pata-de-vaca-rosa
- Família: Fabaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais, Medicinal
- Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
- Origem: Ásia, China, Índia, Vietnã
- Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Pata-de-vaca
Suas flores delicadamente perfumadas encantam e atraem a atenção. Por esse motivo, não raro é utilizada como ponto focal no paisagismo.
Vídeo sobre a Pata-de-vaca:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Cheflera – Plantas Diversas
Arbusto vigoroso que facilmente chega ao porte de árvore, de folhas separadas em 8 folíolos, verdes e brilhantes. A variedade variegada apresenta tonalidade verde e amarela. Planta muito rústica e pouco exigente que pode ser utilizada isolada em vasos ou em grupos como maciços ou cerca viva, com topiaria ou não, separando áreas no jardim. Fica muito bem em jardins tropicais ou modernos.
Na primavera produz inflorescências compostas de muitas florezinhas amareladas que formam frutos muito ornamentais. Para se desenvolver plenamente deve ser plantada em solo fértil com adubação orgânica e regada regularmente. Multiplica-se por sementes ou por estaquia.
Cheflera – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico: Schefflera arboricola
- Nomes Populares: Cheflera, Cheflera-pequena
- Família: Araliaceae
- Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
- Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
- Origem: Ásia, Taiwan
- Altura: 3.0 a 3.6 metros
- Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Cheflera
Pode ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra.
Vídeo sobre a Cheflera:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Leiteiro-vermelho – Plantas Diversas
O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptica e são de um vermelho intenso, muito vistoso e diferente. Quando injuriada por estiagem ou geadas, o leiteiro-vermelho se desfaz de suas folhas, tornando-se decíduo.
Esta arvoreta de colorido exuberante é ótima para cultivo isolado, em pequenos espaços, como calçadas, pois apresenta pequeno porte, dificilmente ultrapassando 5 metros de altura. Ela também pode ser conduzida como arbusto e até mesmo em cercas-vivas, com boas podas de formação que deixem a planta mais baixa e compacta. Apesar de tolerar a meia-sombra, suas folhas perdem seu vermelho vibrante e tornam-se esverdeadas e esmaecidas nesta condição.
Leiteiro-vermelho – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico: Euphorbia cotinifolia
- Nomes Populares: Leiteiro-vermelho, Açacuí, Aiapana, Barrabás, Caracasana, Figueirinha-roxa, Maleiteira
- Família: Euphorbiaceae
- Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
- Origem: América Central, América do Sul
- Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Leiteiro-vermelho
A floração ocorre na primavera e as flores são bem pequenas, de coloração branco-creme e importância ornamental secundária.
Vídeo sobre a Leiteiro-vermelho:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Plátano – Plantas Diversas
O plátano é uma árvore decídua, monóica, frondosa e muito ornamental, largamente utilizada em regiões de clima subtropical e temperado, na arborização urbana. Essa variedade, muito cultivada nas cidades serranas da região sul e sudeste do Brasil, é originária do cruzamento entre as espécies Platanus ocidentalis e P. orientalis. Ela apresenta crescimento rápido e pode atingir 40 metros de altura e 3 metros de diâmetro. A casca do seu tronco é fina e descamante, o que lhe confere um belo aspecto manchado, com diferentes tons de branco, cinza, castanho e verde.
Seu tronco é geralmente único e a ramagem pode ser bastante esparsa ou ereta, de acordo com a cultivar. A copa formada é ampla e arredondada. As folhas são grandes e lobadas, de cor verde-clara e tomentosas, logo que surgem na primavera, e que passam a tons de amarelo, laranja e marrom, além de ficarem glabras antes de cair, no outono. As inflorescências são globosas, em número de uma a três, em hastes pêndulas e não tem importância ornamental. Os frutos são esféricos, espinhosos e de cor marrom, formados por numerosas sementes do tipo aquênio, que se dispersam pelo vento.
Plátano – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico:Platanus x hispanica
- Sinonímia: Platanus x acerifolia, Platanus x hybrida, Platanus acerifolius, Platanus × parviloba, Platanus x vulgaris, Platanus x cuneata, Platanus × cantabrigensis, Platanus intermedia, Platanus orientalis, Platanus ocidentalis,
- Nomes Populares: Plátano, Plátano-comum, Plátano-de-sombra, Plátano-europeu, Plátano-de-londres, Plátano-híbrido
- Família: Platanaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
- Origem: Espanha, Europa, Inglaterra
- Altura: acima de 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Plátano
No paisagismo o plátano é frequentemente utilizado para formar belas alamedas, quando plantado em linhas, ao longo de calçadas, ruas e avenidas.
Vídeo sobre a Plátano:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Cinamomo – Plantas Diversas
O cinamomo é uma árvore decídua, florífera e de rápido crescimento, bastante cultivada como ornamental em todo o mundo. Ela é originária da Ásia e Austrália, mas é possível encontrá-la como subespontânea em florestas das Américas, África e Europa. Sua copa é arredondada ou em forma de guarda-chuva, de acordo com a variedade. As folhas são aromáticas, alternas, compostas biimparipinadas, com folíolos elípticos, de margens serrilhadas. Inicialmente eles são verde escuros, e pouco antes de caírem, adquirem tonalidade de amarelo.
A casca do tronco é marrom avermelhada, e adquire fissuras com o passar do tempo. A madeira é de média densidade, cor castanha clara ao vermelho escuro, com fibras retas e resistente aos cupins, porém é quebradiça e de baixa durabilidade. Ela é comumente utilizada como lenha e na carpintaria leve, na fabricação de caixotes, cabos de ferramentas, brinquedos, etc. Seu porte médio é de 7 a 12 metros de altura, mas em condições especiais pode alcançar até 45 metros. As flores surgem em cachos, na primavera e verão, e são pequenas, pentâmeras, de cor lilás, bastante fragrantes e atrativas. Os frutos são drupas ovóides, de cor verde a amarela, que se tornam esbranquiçados e murchos com o amadurecimento. Eles são consumidos por aves, mas muito tóxicos para mamíferos.
Cinamomo – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico:Melia azedarach
- Nomes Populares:Cinamomo, Árvore-santa, Bombal, Bombolo-de-portugal, Cedro-do-ceilão, Conteira, Jasmim-azul, Jasmim-de-cachorro, Jasmim-de-soldado, Jasmim-soldado, Lilás-da-índia, Lilás-das-antilhas, Lilás-do-cabo, Lírio-da-índia, Margosa, Mélia, Nimbo, Niumbó, Paraíso, Sicómoro-bastardo, Sinamão, Árvore-de-jonny, Tenente-e-intendente, Para-raio
- Família: Meliaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
- Origem: Ásia, Austrália, China, Himalaia, Índia, Indonésia, Oceania
- Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Cinamomo
Na China, obtém-se industrialmente um extrato pesticida a partir das folhas do cinamomo. Há três variedades disponíveis, a comum, a sombrinha e a gigante.
Vídeo sobre a Cinamomo:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Vime-unha-de-gato – Plantas Diversas
O vime-unha-de-gato é um arbusto ou arvoreta decídua, dióica e da mesma família dos salgueiros. O nome unha-de-gato é uma alusão às felpudas flores que surgem nos ramos. Elas lembram as fofas patas ou rabinhos de gato. Sua ramagem é ramificada, ereta e lenhosa. A casca é geralmente lisa, e pode ter diferentes tonalidades de castanho, do mais claro, passando pelo marrom, até o vermelho.
As folhas são elípticas a ovais, alternas e com nervuras claras e bem marcadas. As inflorescências são do tipo amento, sendo que as masculinas são como pequenos pompons, macias, brilhantes e sedosas, devido ao longos e numerosos estames. As femininas não tem o mesmo apelo ornamental, sendo mais longas e não felpudas. As flores surgem na primavera, antes mesmo do surgimento das folhas. Elas são muito atrativas para abelhas e borboletas. Há muitas variedades deste salgueiro, que variam principalmente no porte, cor dos ramos, assim como no tamanho, forma e cor das flores.
Vime-unha-de-gato – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico: Salix discolor
- Nomes Populares: Vime-unha-de-gato, Loza, Salgueiro-gato, Salgueiro-americano
- Família: Salicaceae
- Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
- Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
- Origem: América do Norte, Estados Unidos
- Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Vime-unha-de-gato
O fato de ser uma árvore caduca, a torna interessante em locais em que se deseja sombra no verão e luz no inverno.
Vídeo sobre a Vime-unha-de-gato:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Castanha-portuguesa – Plantas Diversas
A castanha-portuguesa é uma árvore grande, de cerca de 20 a 30 m de altura, de grande valor ornamental. Sua copa é arredondada e o tronco liso quando a planta é jovem, a medida que vai envelhecendo torna-se fendido na superfície. As folhas são lanceoladas, com bordos denteados e veias salientes.
As flores diferem-se em masculinas e femininas. As masculinas são amareladas ou brancas e assemelham-se a pequenos rabos de gato. As femininas são menos numerosas e protegidas por espinhos. Os frutos são na verdade as castanhas e se apresentam em número de um a três, guardadas por um invólucro espinhoso, conhecido por ouriço. São muito saborosos e apreciados em diversos pratos, cozidos, assados ou crus. A floração e a frutificação ocorre no outono.
Castanha-portuguesa – Ficha da Plantas Diversas
- Nome Científico: Castanea sativa
- Nomes Populares: Castanha-portuguesa, Castanheira, Castanheira-portuguesa, Castanheiro, Castanheiro-bravo, Castanheiro-europeu, Castinheiro, Castiro, Pinhão-doce
- Família: Fagaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
- Origem: Anatólia, Bálcãs, Cáucaso, Europa
- Altura: acima de 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Castanha-portuguesa
É conhecida também por suas propriedades medicinais, no combate a diarréia e problemas respiratórios. O florescimento exuberante da castanheira atrai abelhas.
Vídeo sobre a Castanha-portuguesa:
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Pitósporo-japonês – Plantas Diversas
O Pitósporo-japonês é um arbusto ou arvoreta, resistente, de aroma marcante, com folhas espatuladas de coloração verde ou verde-acinzentada com bordas claras na cultivar “variegata“. Excelente para a formação de cercas vivas altas (2 metros), o pitósporo ainda produz eventualmente florzinhas brancas muito perfumadas.
De crescimento lento, pode ser cultivado isolado, ou em grupos. Ocorre uma variedade anã, mais apreciado para o cultivo em vasos. Devem ser cultivados em solo fértil, sob sol pleno e irrigados regularmente nos dois primeiros anos após o plantio. Tolerante ao frio. Multiplica-se por alporquia e estaquia.
Pitósporo-japonês – Ficha das Plantas Diversas
- Nome Científico: Pittosporum tobira
- Nomes Populares: Pitósporo-japonês, Lágrima-sabéia, Pau-de-incenso, Pitósporo
- Família: Pittosporaceae
- Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais, Cercas Vivas
- Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
- Origem: Ásia, China, Japão
- Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Para que serve a Pitósporo-japonês
Não se conhece benefícios da planta.
Vídeo sobre a Pitósporo-japonês :
Vídeo sobre a planta que está no youtube.
Fim do post sore plantas diversas
Então estamos chegando ao film de mais uma lista de conteúdos, e nesse poste trabalhamos com “plantas diversas”. Assim se você achou esse poste legal, e conhece alguém que está precisando ler isso, compartilhe com elas e também se possível em suas redes sociais, para que as pessoas possam desfrutar de mais conteúdos.