Essa Planta é correlacionados ao Chicory, também conhecidas como chicória amarga, são um tipo de erva que é perene nativa da Europa e de alto valor em muitos países.

Essas plantas fazem parte da família da chicória, que também inclui a alface e a truta leiteira. A almeirão é um tipo de vegetal muito nutritivo. As folhas de almeirão são uma fonte excelente de vitaminas A, C e do complexo B, e também tem muito fósforo, ferro e até cálcio. Você pode admirar seu amargor único em vários alimentos de diferentes origens culturais.

A principal razão do sabor amargo dessa plantas são as substâncias chamadas lactose e materina, reconhecidamente benéficas à saúde e com efeito analgésico.

Classificação científica

A Classificação de uma planta, fala muito sobre ela:

  • ReinoPlantae
  • DivisãoMagnoliophyta
  • ClasseMagnoliopsida
  • OrdemAsterales
  • FamíliaAsteraceae
  • GêneroCichorium
  • EspécieCichorium intybus

A almeirão é considerada uma planta muito forte e resistente, que cresce melhor em locais ensolarados(O mesmo que: brilhantes, assoalhados, claros, luminosos.), com folhas verdes, cheias de pelos e lanceoladas(Folha cujo limbo apresenta a forma de lança), raízes cônicas longas, troncos duros e retos com galhos e raízes. Os cachos(ou pencas) formam flores mistas, da qual a cor varia do azul para o roxo.

Almeirão
Nome cientifico: Cichorium intybus.

As almeirão têm 40 cm a 1 m de altura, e os frutos são aquênios (secos e não aparentes). Vive bem em solo bem escoado. Quando possui solo fértil, rico em matéria orgânica e ambiente favorável com temperatura ideal (20º a 28ºC), pode produzir lindas almeirão que podem ser plantadas por 70 dias (reprodução) Após a colheita. Se for uma semente

Como consumir a planta

Por ser rico em vitamina A, tem efeito antioxidante e pode prevenir o envelhecimento precoce. No entanto, as folhas das almeirão devem ser comidas frescas e devidamente limpas, pois podem conter parasitas, que podem causar alguns vermes intestinais após a ingestão, podendo causar diarreia, cólicas, náuseas e outros sintomas.

Muitas pessoas têm almeirão em suas dietas. Além das folhas de amêndoa com baixo teor calórico (100 gramas fornecem apenas 20 calorias), é também um alimento nutritivo e saudável.

3841604736 679ec93890 b
Nome cientifico: Cichorium intybus.

A almeirão é um diurético poderoso, laxante e anti-helmíntico. Além dos estimulantes antiapetite, ela também pode resistir com eficácia a gastroenterite, icterícia e limpar os rins. A almeirão também são conhecida como plantas com propriedades medicinais e são usadas há muito tempo, desde os antigos romanos, é usado para tratar doenças do fígado.

Os vegetais podem ser consumidos em saladas e pratos quentes e podem substituir a couve, o espinafre e a chicória. As folhas de almeirão tem poucas colorias e devem ser bem lavadas e secas antes do consumo. Embora as almeirão tenham valor nutricional, ainda não são muito populares nas mesas brasileiras, mas são fortemente recomendadas para uso em escolas infantis.

Cultivo da Planta Almeirão

A planta é pequena, as nervuras roxas (designação dada em anatomia vegetal às estruturas de espessamento das folhas das plantas vasculares correspondentes ao prolongamento do tecido vascular do pecíolo pelo interior do limbo foliar.) são bem evidentes.

Mas com o passar do tempo, conforme a planta cresce, as nervuras vão perdendo gradativamente a cor e ganhando a cor das folhas. Normalmente, as folhas estão intactas, mas podem ser divididas, ou seja, segmentadas.

É importante destacar como eles se multiplicam, a propagação é realizada por meio de sementes pretas espalhadas por todo o jardim.

Almeirão Roxo

Embora chamemos de almeirão roxa, apenas as costelas são roxas, especialmente para as antocianinas vermelhas. As folhas são maduras e atingem cerca de 30 cm Gosto de comer folhas puras, inteiras, muito frescas, de pés direitos. Eles são amargos, mas nem tanto e têm um sabor doce.

No entanto, não faltam saladas feitas com ela, tomates do campo, cebolinhas e limões rosa.

almeiro roxo sementes hortalicas 50un orgnico frete gratis D NQ NP 901326 MLB25741210474 072017 F
Nome cientifico: Cichorium intybus.

É por isso que muitos gostam do amargor das plantas almeirão, a substância presente no suco da planta inteira, é uma de suas propriedades mais marcantes, por isso pode ser atribuída a estimulantes do apetite, diuréticos e protetores do fígado. A história da planta diz que , na Roma antiga, era mais usado como medicamento.

Como fazer almeirão refogado?

Ingredientes:
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 dente de alho amassado
1/2 unidade de cebola picada
1 maço da planta em questão

Como Fazer:
Lavar bem as folhas de almeirão, deixando-as de molho em uma solução de água e.
Vinagre por 10 minutos;
Secar e cortar em tiras finas;
Refogar o alho e a cebola no óleo;
Colocar o almeirão e deixar cozinhar levemente, sem água, mexendo sempre;
Acrescentar o sal e a pimenta e servir.

Qual o nome cientifico da planta Almeirão Catalonha?

Cichorium intybus.

Como é a folha de almeirão?

As folhas devem ser verdes, robustas, sem manchas pretas e não murchas. A planta podem ser mantida na geladeira por três dias no máximo.

Esperamos que tenha gostado das dicas, informações e que tenhamos te ajudado de alguma forma. Para ter acesso a mais informações, acesse nosso site clicando aqui.