A planta Margarida-de-árvore é um arbusto ou bosque com flores que é bastante ornamental. Originou-se no México e hoje está amplamente distribuída em países tropicais. Seus caules são ramificados e começam a lignificar após dois anos. Gradualmente adota uma estrutura com altura de até dez metros, embora na maioria dos casos a altura não consiga ultrapassar três metros de altura.

Como cuidar de uma margarida-de-árvore

Ela exige ser cultivada tanto na meia sombra quanto em sol pleno, precisa também que seja em um solo abundante e bastante drenável, rico em matéria natural e que seja sempre regado. É sensível a temperaturas muito baixas, mas quando ficam quase sem vida, geralmente revivem com vigor na época da primavera.

O ideal é plantar em local ensolarado, mas evitando ventos fortes. É recomendado podar ramos muito longos para estimular o crescimento dos ramos. Na primavera e no verão, é intensificado por sementes e mudas.

Planta Margarida-de-árvore
Planta Margarida-de-árvore

Se a margarida for cultivada em vaso, prefira um recipiente que contenha furos, para que assim o solo não fique encharcado,evitando o apodrecimento do caule.

Mais curiosidades sobre a planta margarida-de-árvore

Podemos usar margaridas em plantas isoladas ou em grupos no jardim. São adequadas para grandes espaços, geralmente a altura e o diâmetro vão crescer consideravelmente.

Apresenta características de crescer bem depressa e para mantê-la bonita, só é necessário um custo bem baixo. Apesar de ter uma vida útil curta, visto que floresce no outono, é bom tê-la em seu jardim durante todo o ano. Sua fragrância é muito conhecida por ser floral e como as pessoas dizem ” é tão doce quanto biscoitos recém-assados”. A margarida-de-árvore também atrai a maioria das espécies das abelhas, que fazem barulho ao trabalhar nas flores.

É muito rústica e consegue florescer em pouco tempo e sobreviver a incêndios e intempéries( que são desgraças, tempestades, temporais, vendavais). Suas flores são muito parecidas com as margaridas brancas,que formam enormes cachos de 20 a 100 flores em cada extremidade dos ramos. Como sua floração costuma ocorrer em maio, ganhou o nome popular de margarida de maio ou flor de maio.

daisy 5006413 960 720
planta margarida-de-árvore bem florida

a planta margarida-de-árvore é a Flor do “mal-me-quer, bem-me-quer”, um tipo de “brincadeira” em que as pessoas ficam tirando pétala por pétala e dizendo “mal-me-quer, bem-me-quer”, quando chegar na última pétala, se for “me quer” significa que aquela pessoa te quer, e se for ” mal-me-quer”, significa que aquela tal pessoa não te quer. Claro que isso não é nada comprovado e não passa apenas de uma brincadeira para passar o tempo.

É uma planta muito indicada para quem quer ter sua primeira plantinha, pois o custo para mantê-la bela e bem florida é bem baixo e é muito fácil cultivá-la. Ou seja, se quer criar uma planta e nunca teve outra antes, comece pela margarida-de-árvore.

flower daisy garden plant nature flowers macro the leaves are white

Como deve ser a forma certa de podar uma margarida-de-árvore

A aparação deve acontecer entre os meses de junho e agosto, e sempre utilizando uma tesoura bem afiada para aparar ramos e folhas em ângulo. Remova as folhas que já secaram e estão feias conforme a planta vai ficando maior. Para manter as flores fortes, sadias ​​e bonitas, recomenda-se replantar as margaridas em outros vasos ou canteiros após a floração.O solo desses vasos ou solos usa o mesmo substrato das margaridas.

Outros tipos de margaridas

Apesar da margarida-de-árvore ser bastante destacada por sua beleza, existem outros tipos de margarida que também são de se encantar. Entre elas estão a Margaridinha, Margaridinha-do-brejo, Margarida Branca, Margarida-do-mato, Margarida-glauca, Margarida amarela folha-de-ervilha, Margarida-de-Paris, Margarida-do-Cabo (Osteospermum ecklonis), Margarida-Africana (Osteospermum ecklonis), margarida Shasta (Leucanthemum) ,Margarida-do-prado (Erigeron pulchellus).

daisy flowers daisies nature blooms at spring white plant bloom

As margaridas são plantas bem charmosas e até cheirosas, por isso é tão comum em cada esquina nos depararmos com pelo menos um tipo delas. Elas estão presentes em jardins, calçadas, parques, praças, quintais, dentro de casa, deixando tudo mais bonito e colorido.

Por quais nomes a planta margarida-de-árvore também é conhecida?

Ela também é chamada pelos nomes margarida-de-maio, Flor-de-maio, malmequer-arbóreo e  margaridão Branco.

Por que a margarida-de-maio tem esse nome?

Ela recebeu esse nome porque sua florada costuma ocorrer em maio

Onde consigo comprar uma planta margarida-de-árvore?

Por ela ser uma planta bastante comum em várias regiões do Brasil, conseguir comprá-la não vai ser uma tarefa difícil, assim como cultivá-la também não sera´. É possível encontrar essa planta em várias casas de jardinagem, na verdade é uma das plantas mais pedidas nessas casas por ter um custo muito baixo de manutenção, também é disponibilizada em vários sites como o próprio Mercado livre, grupos do Facebook, sites que escrevem sobre jardins, ou até mesmo se você conhece alguém que tem uma dessa em casa, tente falar com a pessoa para ela te dar ou vender uma muda.

Se gostaram de saber mais sobre essa bela planta ornamental, continue em nosso site e veja mais sobre outras plantas para que ser jardim fique mais lindo a cada dia. Clique aqui.