A figueira lira é uma árvore tropical, ela é nativa do oeste da África e atualmente é cultivada no mundo inteiro devido principalmente as suas qualidades como ornamental.

Há pouco tempo ela vem ganhando cada vez mais espaço nas casas dos brasileiros para deixar a decoração do interior ainda mais linda.

Em seu habitat é comum ela crescer sobre outras árvores, de um jeito que com o tempo as plantas hospedeiras são afetadas pela falta de luz e pela pressão das raízes e as vezes acabam morrendo.

Figueira lira
Créditos da foto: SELVVVA
Planta figueira lira

Um diferencial que a figueira lira tem é que não possui raízes aéreas, que nem algumas outras espécies do mesmo gênero. A sua copa é arredondada e bem fechada, fazendo com que ela ofereça muita sombra.

Como são as folhas da Figueira lira ?

  • Suas folhas sao enormes
  • São folhas alternas
  • São folhas brilhantes
  • Elas possuem nervuras bem marcadas
  • Suas margens são onduladas
  • Elas possuem formato de lira

Figueira lira: Como cuidar ?

O primeiro cuidado que deve com a figueira lira é em como deve regá-la: ela vive bem em solo úmido, mas sem exageros, apenas úmido e não encharcado. É recomendado colocar seu dedo no solo, se a planta for cultivada em um vaso, antes de pegar. Se o seu dedo sair sujo, não regue. Quando o solo é superficial, ele precisa ficar bem seco para que seja necessário regar.

O segundo cuidado que deve ter é com a Iluminação: ela não é uma planta que necessita de sol direto para viver, ela consegue viver muito bem com luz difusa ou meia-sombra.

images 49
Créditos da foto: Casa vogue- globo.com (Planta figueira lira)

O terceiro cuidado é em relação às pragas: essa planta é bastante resistente, mas mesmo assim ainda sofre com a ação de pragas. O pulgão é a mais comum. Caso apareçam pragas em sua planta, faça uma solução de água com sabão de coco e passe com um pano nas folhas de todos os lados. Não necessita usar venenos ou óleos, essa fórmula já é bastante eficaz.

O quarto cuidado é sobre a adubação: Essa planta não precisa de muita adubação, precisa usa e apenas a metade da quantidade que vem indicando na embalagem.

Se você cria ela em apartamentos ambientes menores, ou numa sala (qualquer ambiente interno), é recomendado que você a deixe próxima à janela para que ela tenha a eliminação necessárias. Se você comprou com o objetivo de tê-la no quintal, tenha cuidado e nao esqueça: não pode ser plantada assim que chegar em casa, você deve começar com uma área interna, passando para meia-sombra e só depois para o sol pleno, no intervalo de alguns dias. Parece uma dica simples mas isso vai fazer muita diferenca no desencolvimento da figueira lira.

Onde a figueira lira vive melhor?

A figueira lira não é muito boa para colocar em lugares pequenos que tem livre circulação de várias pessoas, pois nesse caso ela não consegue se desenvolver totalmente, isso talvez deixe ela um pouco sem graça.
Ela é ótima para ser cultivada em parques, praças e áreas bem amplas, onde consegue se desenvolver livremente e oferecer muita sombra e paisagismo aos frequentadores.

images 50
Créditos da imagem: PlantaSonya
Características e cultivo da Figueira-lira (Ficus lyrata)

A figueira-lira também é conhecida por ser uma ótima árvore para absorver e bloquear a poluições sonoras. Ou seja, é legal plantá-la em áreas barulhentas para tentar ajudar a isolar ou pelo menos amenizar os ruídos.

Apesar disso, ultimamente ela está sendo muito usada em interiores de casas e escritórios, se tornando bem valorizada e dando um clima mais harmônico e bonito em vasos de cerâmica. Mesmo sendo possível criá-la em ambientes assim, seu crescimento é mais lento e sua folhagem fica mais esparsa.

Atenção a esse detalhe:

A figueira lira é uma planta tóxica, sendo assim ela deve ser mantida longe do alcance de animais e crianças. Para ter noção do quanto ela pode ser perigosa, apenas uma seiva de uma folha já é muito irritante, por isso recomenda-se que use luvas ao manusear esta planta.

Quais os problemas que geralmente acontecem com elas ?

Como dito anteriormente no texto, apesar de ser uma planta muito resistente, temperaturas muito baixas pode causar alguns problemas nas folhas, como manchas marrons e deixá-las mais estressadas, fazendo com que algumas folhas caiam. As vezes elas ficam mais escuras e opacas também

Tem outros nomes para a planta figueira lira?

Outros nomes populares são Ficus-lira e Figueira-violino

Qual é a forma correta de regar a planta figueira lira?

regue com frequência, de duas a três vezes por semana, de forma abundante e deixe que a água escorra por todo o vaso. É recomendado molhar as folhas com uma mangueira ou um borrifador quando a temperatura estiver mais quente, durante o inverno não precisa disso.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre essa linda planta . Para ver mais dicas sobre plantas e cuidado com elas, continue em nosso site clicando aqui.