A planta mãe de milhares, que também é conhecida como aranto, é uma planta herbácea e é originária de Madagascar, na África.

Ela chama a atenção tanto por sua beleza, quanto por seu efeito ornamental e valor medicinal. Se vê-la rápido, talvez você possa confundi-la com qualquer outra planta comum com cores diferenes, mas se olhar mais de perto, vai ver e entender o porquê que ela faz tanto sucesso entre os amantes de plantas. A mãe de milhares produz vários pequenos brotos ao longo da borda das folhas, que ao se desprenderem, se desenvolvem com muita facilidade em novas plantas.

Mãe de milhares
Créditos: Pinterest
Mãe de milhares – Kalanchoe Laetivirens

Características da planta mãe de milhares

Ela tem o caule ereto que pode atingir até 1 metro de altura. Suas folhas são opostas, estreitas, pontiagudas, serrilhadas, suculentas e com comprimento entre quinze  e vinte  centímetros. A cor das folhas sofre algumas variações, entre o verde, o creme e o cinza na parte superior e uma quantidade maior ou menor de manchas roxas na parte inferior

Curiosidades sobre a mãe de milhares na medicina

A mãe de milhares, apesar de ser nativa da África, se adaptou facilmente ao clima brasileiro, onde atualmente é muito comum ser encontrada. Trata-se de uma kalanchoe, uma espécie de planta suculenta que vive bem em regiões tropicais e subtropicais. As plantas mãe de milhares são usadas pelos africanos e pelos americanos no tratamento de infecções e também de inflamações.

Usa-se muito ela para acabar com as diarreias, febres, tosses e cicatrizar alguns ferimentos. Como ela também possui ações sedativas, é usada também para ajudar pessoas com problemas psicológicos, como ataques de pânico e a esquizofrenia. A planta consegue conter por algum tempos esses problemas.

images 31
Créditos da foto: Americanas

Apesar de ser uma planta já muito usada de forma medicinal por muitas pessoas, ainda existem pouquíssimos estudos confiáveis sobre as propriedades dela. Ou seja, ainda não são comprovadas cientificamente, pois as pesquisas não chegaram na fase clínica, que é quando são testados os efeitos terapêuticos nos humanos.

Tem até alguns boatos de que essa a mãe de milhares serve para curar o câncer, e isso fez com que a planta ganhasse bastante destaque e ficasse muito conhecida, mas, não tem estudo comprovando isso, tem na verdade, algumas pessoas que cultivam essas plantas dizendo que isso é mentira, não passa de especulação.

Como cuidar da planta mãe de milhares

Cultivar essa planta é uma tarefa fácil, assim como cultivar todas as outras que são também suculentas . É importante ter um vaso com boa drenagem e um substrato que contenha terra vegetal e areia grossa. Outro ponto positivo de tê-la é que não é preciso se preocupar com a adubação porque ela já está acostumada com solos pouco nutritivos em seu habitat natural, ou seja, ela consegue viver bem apenas com adubos orgânicos juntamente com o substrato.

Ela precisa cultivada a meia sombra, mas tem que deixar ela receber luz solar algumas horas do dia e ter uma boa circulação de vento. Sobre o modo certo de regá-la, ela deve ser molhada apenas em seu solo, sem molhar a planta, tendo cuidado para não molhar muito para que não apodreça as raízes. É aconselhado que não use os pratinhos com água embaixo dela.

Por que as pessoas gostam de ganhar plantas suculentas?

Poruqe aém do fato óbvio que é porque são plantas lindas, as plantas suculentas tem um grande significado: elas são purificadoras de ar, e são vistas como uma espécie de guardiãs. Tê-las por perto lembra vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta. Com um belo significado desses, torna-se uma ótima opção de presente.

A Planta mãe de milhares apresenta algum perigo para as crianças?

Sim, porque ela é uma planta tóxica. Sendo assim ela pode causar distúrbios digestivos fortes e efeitos cardiotóxicos, principalmente se as flores forem consumidas. É perigoso deixar animais de estimação e crianças próximos a ela, sendo também conhecida por causar a morte de gados em alguns países.

Por que ela é chamada de planta mãe de milhares ?

Porque ela se destaca por vários motivos, entre eles: Uso na medicina, pois cura diarreias, cicatrizar feridas, baixa a febre, ajuda a diminuir os ataques em pessoas com problemas psicológicos e também porque ela é uma planta suculenta, ou seja, são vistas como plantas purificadores de ar, não deixa que nada de ruim se aproxime e trás boas sensações, como paz, tranquilidade, boas vibrações.

Quais os nomes mais populares para se referir a planta mãe de milhares?

Apesar de várias pessoas só conhecerem pelo nome de Mãe-de-milhares, ela também tem outros nomes, os principais são: aranto, Calanchoê, Planta-chapéu-mexicano, Planta-jacaré, Espinha-do-diabo, Planta-panda, Planta-maternidade

SE gostou de saber mais sobre essa linda planta, continue em nosso site e veja mais dicas para cuidar bem do seu jardim com as melhores plantas. Clique aqui.