Flor de camomila

A flor de camomila é usada por anos como medicamento tradicional contra ansiedade e dor no estomago. No Brasil é comum encontrar em supermercados caixinhas de chá de camomila, em outros países ela compõe o chamado chá de ervas.

Flor de camomila

Seu nome é originário da grego Khamaimélon, que significa maça da terra, segundo os gregos o cheiro da flor lembra o cheiro de uma maça.

Como é usada a flor de camomila?

A camomila é usada por muitas culturas para curar doenças estomacais e outros costumam usar como sedativo. Considerada uma erva aromática é usada na alimentação e cosméticos a milênios.

É uma planta tão famosa que se tonou parte de inúmeros contos de fadas e canções de nina.

Os egípcios usavam para curar uma doença semelhante à malaria, os saxões costumavam dizer que esta flor conseguia curar até plantas doentes. Na cultura nórdica era considera uma das nove ervas sagradas de Odin.

Flor de camomila

As lendas dizem que ela tem poderes misticos que atrai sorte e dinheiro, se lavar a mão no chá antes de um jogo é certeza de vitória. Outros costumam dizer que se for plantada ao redor de uma casa afasta inveja e olho gordo, além de trazer prosperidade.

Produtos que usam a camomila como base costumam aliviar dores de estomago, azia, náuseas e vômitos.

Algumas misturas podem ajudar bebes que estão com cólica.

Benefícios do chá de camomila

Se usada como enxaguante bucal, ela pode aliviar feridas na boca causadas por tratamentos.

Algumas pesquisas revelam que ela pode ser usada como diarreia em crianças, hemorroidas, insonia e ansiedade. Se usada na pele, pode aliviar irritações, feridas e ajuda na cicatrização de feridas.

Flor de camomila

Não existe uma dose padrão de chá para ser consumido. Alguns estudos sugerem 220 miligramas a 1.600 miligramas diários.

A forma mais comum de uso é o chá, um saquinho de chá pode ser colocado em água quente por 5 minutos, em seguida consuma a infusão quando esfriar a ponto de ser seguro beber.

Outros usos para a camomila

Apesar de ser usada como chá com mais frequência, as flores também pode ser usadas como aromatizantes e em outros alimentos e bebidas.

Flor de camomila

O doce aroma da camomila ajuda a aliviar o estresse e garanti uma boa noite de sono para quem sofre com insônia.

Existem riscos em consumir camomila?

Apesar dos especialistas garantirem que é uma planta segura. Ele tem o potencial de desencadear reações alérgicas em pessoas que são alérgicas a plantas da família das margaridas.

Quem for alérgico a flores como ambrósia, margaridas, malmequeres ou crisântemos, terá problemas como eczema na pele, irritação nos olhos além de sonolência excessiva e em algumas doses pode provocar vomito.

Flor de camomila

A camomila tem uma quantidade de cumarina, que pode afinar o sangue, se consumida por longos períodos. Então, quem pretende fazer qualquer procedimento cirúrgico precisa parar de consumir o chá por duas semanas.

Se está fazendo uso de algum medicamento de uso contínuo, tenha uma conversa com o médico, porque a camomila pode interagir com certos medicamentos e ter efeitos sedativos e coagulantes.

Para que serve a flor de camomila?

O chá de u003cstrongu003eCamomilau003c/strongu003e seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo.

Qual a diferença da camomila e da margarida?

As flores de u003cstrongu003ecamomilau003c/strongu003e medem normalmente 8 ou 10 cm de diâmetro. As u003cstrongu003emargaridasu003c/strongu003e possuem caules grossos e folhas verdes alongadas ou pontas irregulares e pontiagudas.

Quais os efeitos colaterais do chá de camomila?

A u003cstrongu003ecamomilau003c/strongu003e, por exemplo, tem propriedades digestivas, sedativas, anti-inflamatórias e analgésicas. No entanto, em doses elevadas, pode provocar paralisia dos músculos lisos do aparelho digestivo, útero e bexiga.

Veja mais sobre plantas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20