Planta Escova-de-garrafa

A Planta escova-de-garrafa é uma planta do gênero Callistemon, a maioria das plantas desse gênero são de origem australiana. Elas apresentam um porte arbustivo ou de arvoreta e alcançam de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas geralmente são pequenas, lineares, verdes, perenes e aromáticas e podem ficar bronzeadas com o passar do tempo.

São plantas muito atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas e surgem esparsas durante todo o ano mas na primavera aparecem mais ainda. No verão, elas dão lugar aos frutos, que são pequenos e ficam bem aderidos aos ramos.

Como cuidar de uma escova-de-garrafa?

As escovas-de-garrafa precisam ser cultivadas em sol pleno, mas não dependem muito da fertilidade do solo para viverem. Geralmente adaptam-se facilmente a solos encharcados ou até mesmo secos.

Escova-de-garrafa no paisagismo

Em paisagismo ela é utilizada em jardins como planta isolada em meio a gramados, é uma planta muito linda com cores bem chamativas: verde e vermelho e quando estão em grupos formam maciços, renques e cercas vivas. Também é bastante usada nas calçadas e na formação de bonsais.

O Callistemon na maioria das vezes é cultivado como um arbusto, mas também há a opção de ser cultivado como uma pequena arvoreta, basta ir removendo as brotações laterais na medida que ela for ficando maior.

Escova-de-garrafa
Visão lindíssima da planta escova-de-garrafa

Elas também ficam bem no frio subtropical ou no mediterrâneo e suportam tanto as geadas quanto o clima tropical. Devemos ter cuidado para não podá-las muitas vezes nem radicalmente, isso prejudica o desenvolvimento delas.

Para ter uma floração mais intensa, é recomedado que faça adubações anuais, pois elas provocam esse estímulo. As escovas-de-garrafa multiplicam-se por sementes e por estaquia de ramos semilenhosos. Os pequenos frutos ficam melhores se forem colhidos e armazenados em sacos de papel, dentro de uma estufa morna e seca até a liberação das sementes.

Mais curiosidades sobre a escova-de-garrafa

Ela também é conhecida pelo nome de penacheiro e lava-garrafas. É uma árvore  muito usada para decorar áreas verdes por causa de dois principais fatores: o primeiro é por causa de suas flores de beleza plástica e o segundo é porque ela oferece um certo odor de eucalipto.

Planta escova-de-garrafa
Olha que encanto da natureza essa planta escova-de-garrafa

Algumas pessoas também fazem  aplicação dela como cerca-viva. Além das flores vermelhas que ela possui, há também híbridos róseos e brancos. De qualquer forma, são plantas são muito atrativas por várias espécies.

Outra curiosidade dessa belíssima planta é a semelhança enorme entre esta espécie e a Callistemon lanceolatus, ambas pertencentes à mesma família e com características morfológicas parecidas. Tanto que é comum muitas pessoas confundirem qual é qual, afinal, este gênero possui 34 espécies catalogadas.

Onde encontrar a planta escova-de-garrafa ?

É uma planta muito fácil de ser encontrada, basta andar na rua e observar, ela vai está presente em calçadas, em jardins, na frente de casas, em parques, em áreas verdes de passeios, ao redor de prédios e até em quintais de casas. Para ter uma para chamar de sua você pode comprar uma muda no Mercado livre que custa entre R$30,00 e R$50,00 aproximadamente, ou em outros sites, ou em lugares que vendem objetos de jardinagem, ou até mesmo procurar alguém que tenha e falar com a pessoa sobre a possiblidade dela ceder uma muda para você ou vender.

Benefícios das plantas em nossa vida

Em meio à poluição em que vivemos, as árvores são nossas melhores aliadas para termos mais saúde. Lugares que tem árvores deixam a qualidade do ar mais puro, auxilia no combate às toxinas poluentes é até capaz de combater doenças respiratórias e cardiovasculares. 

Planta escova-de-garrafa


Todas as pessoas deveriam viver em um ambiente que possui árvores, plantas e vegetais por perto pois estes ajudam a diminuir o estresse, ajudam a controlar a pressão arterial e  conseguem ajudar a pessoa a relaxar, trazendo bem-estar.

Sabendo desses benefícios que as árvores trazem para nossa vida, temos o direito de exigir que haja nas cidades plantios arbóreos e também podemos plantar nossa própria árvore na calçada onde moramos ou em nosso jardim ou quintal.

Onde a planta escova-de-garrafa se adapta melhor ?

Ela adora ser cultivada em pleno sol, em áreas de clima subtropical, tropical, tropical de altitude e tropical úmido. Ou seja, elas se adaptam tanto a solos encharcados quanto a solos secos.

Por que a planta escova-de-garrafa tem esse nome ?

Não se sabe ao certo, mas tudo indica que foi realmente inspirado nas escova que escova garrafas, pois a planta é muito parecida.

Por que as abelhas, borboletas e beija-flor gostam tanto da planta escova-de-garrafa ?

Ela é uma planta muito recheada de néctar, isso que atrai as espécies. Além de deixar o jardim muito colorido e chamativo, o que chama atenção não só dos pássaros, mas também de quem passa ao redor, que as vezes cada e para para observar um pouco e até tirar fotos.

Se gostou de nosso conteúdo, compartilha para que mais pessoas também conheçam sobre essa bela planta. Veja mais assuntos relacionados a escova-de-garrafa clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20