NEW SUPER MARIO BROS: ANÁLISE

Fala galera Nintendista! Hora de mais uma análise de segunda-feira, dessa vez, vou trazer pra vocês um jogo que também me marcou bastante quando eu tive meu primeiro Nintendo DS, o New Super Mario Bros. !

New Super Mario Bros, é um jogo de plataforma como a maioria da franquia Mario e foi desenvolvido pela Nintendo para o portátil Nintendo DS. Foi lançado na América do Norte e no Japão em maio de 2006, na Austrália e Europa em junho do mesmo ano e em março de 2007 na Coreia do Sul. 

Ele foi o primeiro jogo original de plataforma em 2D estrelando Mario desde Super Mario Land 2: 6 Golden Coins em 1992, e o primeiro a fazer parte da franquia principal desde Super mario Sunshine em 2002.

New Super Mario Bros: História

Em geral, o jogo é baseado nos jogos 2D da série, entretanto, não é uma sequência direta ou legítima de Super Mario Bros. 3 ou Super Mario World. New Super Mario Bros. segue o titular Mario no seu desafio de resgatar a Princesa Peach enquanto deve enfrentar os capangas do Bowser.

Créditos: Nintendo - New Super Mario Bros
Créditos: Nintendo – New Super Mario Bros

Mario tem acesso a diversos items que o auxiliam em sua aventura, incluindo o Super Mushroom, a Fire Flower e o Starman, cada um dando-o habilidades únicas. Enquanto viaja por oito diferentes mundos com um total de 80 níveis, Mario deve derrotar Bowser Jr. e Bowser para que finalmente consiga resgatar a Princesa Peach.

New Super Mario Bros: Críticas

As críticas foram, em geral, favoráveis ao título. Os elogios foram focados nos melhoramentos feitos para a série Mario, enquanto críticas se concentraram na sua simplicidade.

New Super Mario Bros. recebeu vários certificados de honra, incluindo prêmios de “Jogo do Mês” das revistas Game Informer e Electronic Gaming Monthly. e a premiação “Escolha dos Editores” da IGN e GameSpot. No Japão, ele quebrou o recorde de maiores vendas logo após o seu lançamento entre os títulos para Nintendo DS.

Créditos: Nintendo - New Super Mario Bros
Créditos: Nintendo – New Super Mario Bros

No total, foram vendidos cerca de 18,45 milhões de cópias mundialmente, tornando-o o segundo jogo mais vendido para DS e o quarto jogo mais vendido para portáteis de todos os tempos.

New Super Mario Bros: Modo Multiplayer

New Super Mario Bros. também possui um modo Multiplayer, que consiste de um duelo entre dois jogadores controlando Mario e Luigi em um dos cinco estágios disponíveis com o objetivo de ser o primeiro a obter um número definido de estrelas.

Ambos os jogadores podem atacar um ao outro para tentar roubar as estrelas do oponente. Pular em cima do personagem do oponente irá fazê-lo perder uma estrela, enquanto que esmagá-lo irá fazê-lo perder três. Adicionalmente, alguns minigames que estiveram primeiramente presentes em Super Mario 64 DS retornaram, oferecendo opções de multiplayer para aumentar a jogabilidade. 

Créditos: Nintendo - New Super Mario Bros
Créditos: Nintendo – New Super Mario Bros

Os minigames são divididos nas categorias Action, Puzzle, Tabuleiro e “Variedades”, totalizando dezoito para um só jogador e dez para múltiplos jogadores. Todos os minigames fazem uso da touch screen do DS.

Screenshot do Multiplayer.

New Super Mario Bros: Desenvolvimento do jogo

Vamos ao que interessa, o jogo em si. O jogo não é tão diferente dos outros da franquia, ele consiste em 8 mundos onde cada mundo conta com seu respectivo Boss que vivem dizendo que a Princesa não está lá e te mandam para outro castelo.

Os itens do jogo tem algumas surpresas para essa nova versão, essas surpresas são o Big Mushroom e o Tiny Mushroom, eles tornam Mario ou Luigi em gigantes ou em criaturas minúsculas, respectivamente, dando algo novo com que se jogar depois de anos sem um novo jogo da franquia.

New super mario bros: anÁlise
Créditos: Nintendo – New Super Mario Bros

Também há um item chamado Blue Shell, que transforma Mario ou Luigi em uma tartaruga de casco azul.

New Super Mario Bros: Vilões

Não costumo escrever sobre os vilões, mas esses, merecem uma atenção especial, pois simplesmente, são vilões do Mario! x3

Bowser Jr. : Aparece em todas as torres do jogo, em todos os mundos. Para ganhar dele, basta usar o método tradicional, pule três vezes em sua cabeça!

Bowser Jr.

Bowser : Vilão do primeiro mundo, aparecendo em uma versão gigante, para derrotá-lo tem que chegar até o outro lado da ponte em que ele está e ativar o switch, fazendo a ponte desaparecer e ele cair em um poço de lava. Depois que o ultimo vilão é derrotado, Bowser Jr. joga o Dry Bowser em um caldeirão mágico e faz ele retornar a vida, fazendo Bowser ser o último vilão do jogo junto com Bowser Jr.

Bowser

MummiPokey: O vilão do segundo mundo é um Pokey mumia, basicamente. Para derrotá-lo, basta bater na cabeça dele 3 vezes e ir para o mundo 3, ou então, usar o Ground Pound (Vulgo bundada) com o Mini Mario para poder entrar na entrada secreta que leva até o mundo 4.

MummiPokey

CheepSkipper: Vilão do terceiro mundo, CheepSkipper é um peixe gigante, Apenas pular nele também é eficiente, mas, cuidado para não acertar a boca dele.

CheepSkipper

MegaGoomba: Vilão do quarto mundo, dispensa apresentações, é apenas um goomba gigante! Ground Pound nele 3 vezes para derrotá-lo, mas para chegar até um ponto alto para abater o vilão é necessário ativar um switch que vai ativar plataformas para que você possa subir e se jogar em cima do vilão.

Mega Goomba

Petey Piranha: Vilão do quinto mundo, Petey Piranha é uma planta gigante que voa e se joga em você, simples assim. Para derrotá-la, basta deixar ela se jogar no chão e ficar meio tonta, então, é só atingi-la 3 vezes.

Petey Piranha

Monty Tank: Vilão do sexto mundo, é um tanque de guerra operado por uma marmota. Para derrotá-lo, tem que esperar a marmota aparecer fora do tanque e então pular na cabeça dele, repita isso 3 vezes e terá derrotado ele.

Monty Tank

LakiThunder: Vilão do sétimo mundo, é um daqueles bichos que andam em nuvem, mas dessa vez disparando coisas diferentes… Para derrotá-lo, aquele mesmo velho jeito, apenas tem que esperar ele descer.

LakiThunder

Dry Bowser: Vilão do Ultimo castelo, é o Bowser em forma de caveira, para derrotá-lo, basta seguir o mesmo sistema do primeiro mestre, pular até o outro lado e ativar o switch para ele cair da ponte

Dry Bowser

Experiência Pessoal

Eu zerei esse jogo pelo menos umas 20 vezes, minha irmã, outras 10, minha tia, umas 15, ou seja, esse foi um jogo que quase a minha família inteira jogou, perdi as contas de quantas vezes eu perdi meu DS por conta desse jogo, assim como toda a vez que eu zerava eu tinha a mesma satisfação

Última fase!

Prós e Contras

Não vejo nenhum contra nesse jogo, só prós, um jogo muito divertido e que não enjoa. A dificuldade do jogo é algo muito interessante, pois ela realmente vai escalando conforme você vai passando os mundos e isso gera uma dificuldade extrema nas últimas fases, o que é muito legal.

Curiosidade

Tem apenas uma curiosidade que eu gostaria de destacar:

New super mario bros: anÁlise
Créditos: Nintendo – New Super Mario Bros

Após você zerar o jogo, se você escolher o seu save segurando as teclas L + R você escutará uma voz dizendo “Luigi!” e então você poderá jogar com o Luigi

Quem desenvolveu o New Super Mario Bros?

A Nintendo

O New Super Mario Bros pode ser jogado em quais plataformas?

Apenas Nintendo DS e a nova versão para wii

quando foi o lançamento o New Super Mario Bros?

Em Maio de 2006

Esperamos que tenha gostado das dicas, informações e que tenhamos te ajudado de alguma forma. Para ter acesso a mais informações, acesse nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20