Darkest Dungeon é um RPG de exploração de masmorras desenvolvido pela Red Hook Studios e publicado pela Merge Games.
Lançado em 2016, a ideia toda do título nasceu de um jogo de peças onde os jogadores controlavam um grupo de personagens explorando sucessivas masmorras.
Apesar de ter uma premissa simples, o game foi feito para ser difícil de ser completado, sendo justamente os obstáculos e a dificuldade de não saber o que vem pela frente que o tornam um dos games mais divertidos os últimos anos!
Darkest Dungeon RPG
O jogo se tornou um sucesso antes mesmo de estar pronto, pois em 2015 ele foi liberado pelo Steam Early acces.
O serviço de playtest da Valve que disponibiliza aos jogadores games em processo de desenvolvimento e finalização.
E mesmo não estando pronto o jogo foi sucesso de vendas e crítica.
Com um ambiente sombrio, temas polêmicos, uma jogabilidade viciante e dificuldade elevada, o jogo cai nas graças do público pelas horas e mais horas de diversão que proporciona.
Outro ponto positivo que conta a favor do game é seu excelente estilo artístico associado a facilidade de rodá-lo em praticamente qualquer computador.
Darkest Dungeon RPG: o mundo do jogo
O jogo conta a história de um herdeiro de uma propriedade tenebrosa. Ao iniciar o game todo jogador é apresentando ao testamento de um parente que informa o seu novo legado: o moribundo lhe deixou uma mansão como herança, só esqueceu de mencionar o que está debaixo dela.
O falecido passou sua vida toda procurando por fama e fortuna, valendo-se dos meios escusos e escuros para obter o que desejava.
Usuário de magia, ele foi imprudente e acabou por abrir uma série de portais para dimensões sombrias, como consequência liberando uma série de horrores e maldades criaturas para o mundo.
O jogador não herda apenas a casa em si, mas todas as terras ao redor, que incluem uma vila cheia de construções em ruínas.
Como atual proprietário da propriedade e das terras vizinhas, o jogador deve recrutar uma lista de aventureiros e montar expedições para limpar a propriedade de seus habitantes não desejados.
Ao longo de sua jornada o jogador se aventura na mansão, nas masmorras abaixo e nas terras vizinhas.
Junto com seu grupo de amigos, o herdeiro encontra as memórias de seus parentes contando as terríveis ações que ele havia feito em busca de conhecimento e poder.
Enquanto vai fazendo suas descobertas, o jogador deve eliminar os monstros e ir reconstruindo sua vila.
Eventualmente, o jogador pode enviar um grupo para a Darkest Dungeon, a masmorra principal, para tentar liberar sua forma final.
E na masmorra mais profunda, o herdeiro se depara com o fantasma de seu parente morto, que em razão de tudo que fizera agora se transformou em um avatar do caos rastejante, uma criatura horrenda e bestial.
É preciso derrotar o ancestral, que se converte em um dos chefes do jogo, para poder enfrentar o chefe final, chamado de Coração das Trevas. O jogador descobre que este ser é na verdade o progenitor de toda a vida no planeta.
Contudo, o grupo acaba descobrindo que não derrotou de verdade o ancestral, mas apenas sua forma física.
O espírito dele retorna para informar que toda aquela batalha apenas os distraiu e que o fim do mundo agora é inevitável.
Ele destaca que aquilo não poderia ser impedido, pois é apenas parte de um ciclo interminável na linhagem do jogador e que o jogador acabará encontrando o mesmo destino que ele e seus descendentes em diante.
As palavras final do ancestral para o herdeiro são “a ruína de nossa família”.
Apesar da história fatídica, o jogo em si é muito divertido de ser jogado. Os fãs de RPG com tramas sombrias com certeza vão se identificar com esse game!
Darkest Dungeon RPG: ficha técnica
Bourassa e Sigman, criadores do jogo, usaram suas economias pessoais para financiar a criação dos Red Hook Studios e procuraram obter uma doação do Canada Media Fund , mas foram rejeitadas.
Preparando alguns conteúdos iniciais, como o trailer do jogo, eles lançaram uma campanha do Kickstarter em abril de 2014 para financiamento e conseguiram obter o valor desejado nos dois primeiros dias de campanha.
A partir dali foi só finalizar o game, que já era um sucesso antes mesmo de ser lançado. Confira a ficha técnica do jogo a seguir:
- Desenvolvedor: Red Hook Studios;
- Publicadora: Merge Games;
- Diretor: Chris Bourassa;
- Produtor: Tyler Sigman;
- Designer: Tyler Sigman;
- Programadores: Keir Miron, Pierre Tardif, Kelvin McDowell;
- Artista: Chris Bourassa, Brooks Gordon;
- Compositor: Stuart Chatwood;
- Plataforma: Microsoft Windows , OS X , Linux , PlayStation 4 , PlayStation Vita , iOS , Nintendo Switch , Xbox One;
- Gênero: RPG, exploração de masmorras;
- Modo de jogo: um jogador.
Aqui foi a lista completa.
Darkest Dungeon RPG: personagens
Durante o game o jogador vai administrar uma lista de heróis para explorar as masmorras e realizar suas ações in game.
Antes de entrar em uma masmorra, o jogador pode usar instalações em uma cidade perto da mansão para dispensar ou recrutar mais heróis, enviar heróis para realizar várias atividades como curar, comprar itens e realizar tarefas.
Os personagens que o jogador pode recrutar são chamados de aventureiros.
Eles são divididos em várias classes , especializações que definem sua aparência e habilidades. Cada personagem tem habilidades diferentes e pode desempenhar diferentes papéis no combate.
Cada classe também tem uma postura única para reagir diante das situações in game.
Os personagens estão disponíveis para serem recrutados gratuitamente através do Stage Coach , onde são gerados com um nome aleatório, conjunto de habilidades e classe. Heróis pré-fabricados também estão disponíveis.
O jogador pode recrutar até vinte e cinco aventureiros em sua lista a qualquer momento e há 15 classes de personagens diferentes dentro do jogo. As estatísticas e habilidades dos aventureiros podem ser atualizadas ao longo do tempo.
Cada vez que um personagem morre não há como trazê-lo de volta a vida. Por isso, o jogador precisa recrutar um novo herói e treiná-lo para ocupar o lugar do aventureiro perdido.
Darkest Dungeon RPG: jogabilidade
Na primeira vez que o jogador entra no jogo ele passa por um tutorial que o ensina a história do game e as funcionalidades básicas. O tutorial é bem simples e logo você embarca nas missões.
O game é um dos mais bonitos artisticamente, especialmente tratando-se de um jogo 2D.
Depois que o jogador termina os preparativos, ele seleciona quatro de seus heróis para explorar uma masmorra. O acesso à maioria das masmorras pela frente exige a conclusão de várias masmorras anteriores e a coleta de tipos específicos de pilhagem.
As masmorras são geradas de forma gradual e conectadas uma a outras, formando uma sucessão de câmaras a serem percorridas uma a uma.
Um elemento central do Darkest Dungeon é o seu sistema Affliction, um sistema que mede o nível de estresse dos aventureiros. Ele aumenta conforme os personagens avançam pela escuridão das masmorras.
Quando a barra de estresse encher uma vez o personagem vai passar por um processo de checagem dentro da masmorra e na grande maioria das vezes o efeito é prejudicial, algumas raras vezes ele pode se sair bem
Mas, quando a barra de estresse encher pela segunda vez o personagem tem um ataque e corre um sério risco de morrer.
Administrar o estresse é um dos elementos que mais tornam o jogo difícil de ser completado. Algumas aflições podem ser removidas por certas atividades na vila, enquanto algumas em específico podem fazer o personagem desenvolver certas virtudes.
Para finalizar deixamos você com esse vídeo do trailer oficial do jogo.
Quem é a desenvolvedora do game Darkest Dungeon ?
O estúdio que desenvolveu a Darkest Dungeon foi a Red Hook Studios.
Quem foi a publicadora de Darkest Dungeon ?
A empresa que publicou Darkest Dungeon foi a Merge Games.
Qual foi a data de lançamento de Darkest Dungeon ?
A data de lançamento oficial de Darkest Dungeon foi em 3 de fevereiro de 2015.
Curtiu ? Se curtiu compartilhe nas suas redes sociais e visite nosso site para mais post como esse.