Expansões ou Suplementos de Jogos

Conheça o que são as expansões ou suplementos de jogos, o que acrescentam ou modificam nos jogos lúdicos de tabuleiro ou RPG.

Expansões ou Suplementos de Jogos

Expansões ou Suplementos de Jogos

Tanto nos jogos de tabuleiro quanto nos jogos de RPG, os jogos não são estagnados em uma mesma caixa/livro ou com uma mecânica presa em um único jogo. Existem as chamadas expansões ou suplementos de jogos que agregam mais regras ou informações para o jogo em si.

Expansões para Jogos de Tabuleiro

Uma expansão (para o jogo de tabuleiro) é uma adição ao jogo base. Ela pode ter várias finalidades, podem ser importantes (ou não), e podem ainda transformar o jogo em um jogo totalmente diferente.

As principais funções das expansões são:

  • Adição de novos jogadores, expandindo a quantidade.
  • Adição de novos componentes de jogo, como: tabuleiros, cartas, dados, personagens, etc.
  • Modificar regras já existentes, revisando mecânicas.
  • Adição de novas mecânicas, modificando o jogo de forma sutil ou completa.

As expansões não precisam seguir todas as funções apresentadas acima. Uma expansão, por exemplo, pode adicionar um novo jogador, mas não adicionar novas regras ou mecânicas, somente novos componentes.

A maioria dos jogos que possuem expansões podem ser jogados sozinhos, sem precisar adquirir essas expansões.

Alguns jogos do tipo campanha, legacy e dungeon crawler as expansões são essenciais para que se continue o jogo base, mas novamente, não são obrigatórios.

Para jogos com colecionáveis, expansões são obrigatórias, pois o jogo gira em torno de se adquirir mais e mais cartas/dados/miniaturas para melhorar a estratégia.

Suplementos para Jogos de RPG

Como as expansões para jogos de tabuleiro, os suplementos para jogos de RPG adicionam mais dados e informações para os jogos base, chamados módulos básicos, e possuem nomenclaturas próprias:

  • Suplemento: adiciona informações suplementares opcionais.
  • Complemento: adiciona regras de personagens, combate, etc.
  • Cenário: adiciona ao jogo um cenário/mundo.

A maioria dos jogos de RPG possuem complementos e suplementos, e os próprios jogos base já possuem cenários. Quando o cenário já está agregado ao jogo, podem existir complementos para o cenário (como suplementos).

A semântica de complemento/suplemento pode mudar de sistema para sistema, que pode tratar os livros adicionais como suplemento ou complemento. Essa semântica apresentada não é pétrea, ou seja, os autores podem muito bem modificar ao seu bel-prazer.

Mestres de RPG pode se sentir obrigados a adquirirem suplementos/complementos para seus jogos, para adicionar mais personagens, regras, itens, etc. Mas todo o jogo de RPG os livros base, ou módulos básicos, já possuem dados suficientes para jogar por gerações.

Exemplo de Expansões ou Suplementos de Jogos (tanto jogos de tabuleiro quanto de RPG)

Abaixo temos alguns exemplos de expansões ou suplementos de jogos.

Dominion

Jogo de gestão de mão, construção de baralhos e seleção de cartas. O jogo de cartas Dominion possui diversas expansões que adicionam várias jogabilidades, e podem habilitar novos jogadores.

image-90-1871623-4409759
Imagem retirada do site Spalanz

Esse jogo é distribuído no Brasil pela Conclave Editora, que já lançou o jogo-base e uma expansão (intrigue).

image-91-2075588-9502043
Dominion da Conclave Editora

GURPS

O RPG Generic Universal Role Playing System é famoso por se um RPG genérico no qual se pode criar qualquer aventura, e também pelos seus diversos complementos, suplementos e cenários. em todas as suas quatro edições, existem mais de uma centena de livros lançados.

Aqui no Brasil, a Devir lançou entre as déc. de 1990 a 2000 vários livros.

image-92-9284511-4729991
Acervo pessoal do autor do artigo

A Devir chegou a lançar a quarta edição do GURPS no Brasil, mas desde metade da déc. de 2010 não temos mais informações de novos lançamentos de suplementos ou complementos, ou qual editora ficaria a frente das publicações desse RPG.

Fim do Texto – Expansões ou Suplementos de Jogos

Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto Expansões ou Suplementos de Jogos. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Por favor, comente logo abaixo.

Veja mais das nossas matérias aqui.

O que é uma DLC de um jogo?

u003cstrongu003eDLCu003c/strongu003e é uma sigla cada vez mais presente no mundo dos games. Ela tem um u003cstrongu003esignificadou003c/strongu003e bem simples: downloadable content, ou seja, conteúdo ‘baixável’. Nada mais são do que arquivos extras, add-ons, que os usuários podem baixar (e na maioria das vezes, comprar) para seus u003cstrongu003ejogosu003c/strongu003e.

Qual a diferença entre expansão e DLC?

A principal u003cstrongu003ediferença entreu003c/strongu003e um u003cstrongu003eDLCu003c/strongu003e e um pacote u003cstrongu003ede expansãou003c/strongu003e é, portanto, a forma u003cstrongu003edeu003c/strongu003e distribuição: um u003cstrongu003eDLCu003c/strongu003e é, como o nome implica, distribuído digitalmente, enquanto um pacote u003cstrongu003ede expansãou003c/strongu003e pode ser distribuído por mídia física. … Dos consoles, o Xbox foi o primeiro a popularizar a distribuição digital u003cstrongu003edeu003c/strongu003e conteúdo adicional.

O que é expansão?

u003cstrongu003eExpansõesu003c/strongu003e é o plural de u003cstrongu003eexpansãou003c/strongu003e. O mesmo que: alargamentos, ampliações, aumentos, desabafos, dilatações, propagações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20