Primeiro precisamos saber que o unity usa uma base programação chamado Mono Develop nele é onde vamos saber oque fazer e como fazer como se fosse um bloco de notas especializado para isto
De Primeira Precisamos Saber Sobre As Variaveis as variaveis é oque define tal função , uma variavel e situado como var depois o nome por exemplo jogo , depois dois pontos : agora define a função mas sempre para encerrar uma função ou qualquer outra coisa se usa ponto e virgula ; ja outros comandos usam { } mas esse usam somente um para abrir a ação o outro para fechar então um tem que ser na ação e o outro em uma linha para fechar a ação para nao causar erros ou falta de espaço quando for declarar tambem existe o // as duas barras serve para falar algo para o script mas ele nao definir que e um função tambem tem o “” que defini o nome de alguma coisa mas e dado com uma função
Agora vou citar as funções variaveis de numeros
este ja é uma variavel flutuante ou seja ela vai indo de acordo com os numeros exemplo 1 em 1
var numero : float = 100;
ja este é uma variavel inteira que vai seguindo com numeros decimais exemplo 10 em 10
var numero : int = 10;
quando quiser que o numero aumentasse conforme a quantidade que eu quero
numero += 100;
se for para o numero aumentar infinitamente
numero ++;
função que trabalha com sim ou nao
boolean trabalha entre o verdadeiro ou o falso ele define se a variavel e verdadeira ou falsa true e false
var marcado = false; ou var marcado= true;
para poder definir que tal coisa seja feita e so dizer que quer aquilo como pode exemplo eu quero que fique verdadeiro entao eu coloco a variavel e quero que ela seja igual a true ou neste caso verdadeiro
marcado = true;
agora a função que os programadores mais usam na minha opinião que é o se ou if nele se usa o if coloca a ação nos dois () e encerra com o {} pra que ele serve ? bom o proprio nome diz se ? ele serve para coloca se alguma ação for executada por exemplo eu quero se marcado for verdadeiro o numero aumentar para 1000 ai ja usa dois igual geralmente essa fução fica na function do update que é a função de atualização que mais pra baixo vou ensinar
if(marcado == true){
numero = 1000;
}
agora vamos falar sobre functions apresenta ser um tipo de codigo que tenha uma definição mais abreviada no unity ja vem alguns como o Start e o Update que o Start serve para que tal ação aconteca quando iniciar e o Update para atualização ou seja vai acontecer isso so se eu quiser
function Start(){
}
function Update(){
}
vc tambem pode fazer a sua função serve para abreviar a quantidade de ações que faiz exemplo neste caso coloquei na função calculadora para aumentar o numero infinitamente ae pra usar a função so colocar o nome da função e mais () e todas as funções finalizam com {}
calculadora(){
function calculadora (){
numero ++;
}