catedral4 1257171
Estas imagens comoventes do incêndio de Notre Dame dizem tudo. Segunda-feira, 15 de abril, foi um dia de tremenda perda para a cidade de Paris, amantes da arquitetura e católicos em todo o mundo. A famosa catedral, lar de artefatos requintados, pinturas e outras obras de arte inestimáveis, foram queimadas a medida que os ventos alimentavam as chamas.

A causa do incêndio na catedral de Notre Dame, que derrubou o telhado de 850 anos em 15 de abril de 2019, permanece desconhecida. No entanto, os funcionários acreditam que isso tenha sido acidental.

Um desafio:

triste 2176187
Embora a torre tenha desabado junto com grande parte do telhado dentro da catedral de Notre Dame, as coisas ainda parecem esperançosas. O altar está enterrado em escombros, mas a cruz de ouro brilha como um raio de esperança nos bancos que ainda estão de pé.
Bombeiros, juntamente com o vice-prefeito de Paris, Jean-François Martins e outros salvaram muitas relíquias inestimáveis de perecer no incêndio de Notre Dame.
“Fizemos uma corrente humana, com nossos amigos da igreja … para resgatar, o mais rápido possível, todas as relíquias”, disse Martins.

Relíquias:

cadedral2 2671085
Um fragmento da Madeira da Cruz – que muitos acreditam ser parte da cruz na qual Jesus foi crucificado, também foi resgatado. Isso, junto com um dos pregos que os romanos usaram para crucificá-lo. A túnica de São Luís, usada pelo rei francês Luís IX no século XIII, também foi resgatada.
Itens resgatados da catedral em chamas estão temporariamente sendo armazenados no “Museu Louvre” e no “Hôtel de Ville”.

Reconstrução:

cadetral 2690258
“Notre Dame foi destruída, mas a alma da França não”, disse Michel Aupetit, arcebispo de Paris.
O presidente Macron afirmou que pretende reconstruir a Notre Dame em cinco anos, com doações para a restauração. Os fundos totais de reconstrução levantados até agora chegaram a 800 milhões de euros (904 milhões de dólares) até o momento.
“Notre Dame é a nossa história”, diz Macron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *