Background RPG

Saiba como fazer um histórico para seu personagem de RPG de mesa para que ele seja memorável tanto para você quanto para seus colegas na mesa. Conheça Background RPG.

background-rpg-1-1024x1024-4625248-6720583

Background RPG

Um dos maiores desafios para jogadores de RPG, seja ele novato ou veterano, é criar um background RPG.

Conceito: o que é um Background?

Para o Google, background significa:

background-rpg-6705607-1100316

O segundo conceito apresentado é o que mais utilizamos para o RPG, onde Background é traduzido como Histórico de Personagem.

Background e Personagem

Um Personagem de RPG é um “avatar” de um jogador dentro do RPG. Ele é criado conforme a ideia concebida por aquele jogador, que pode dar a ele características similares ao seu próprio “eu”, ou criar um personagem totalmente contrário a sua personalidade.

Esse personagem nasceu e cresceu no mundo fantástico criado pelo Mestre ou Narrador, e quando ele é “assumido” pelo jogador, ele precisa ter uma história para que a existência dele no mundo seja coesa.

A importância de um Background

A importância de um background pode varia de mesa para mesa de RPG, vai depender o qual será o foco no histórico do personagem, bem como a utilização desse background para o jogo.

Em aventuras curtas, um histórico breve e curto pode valer mais do que um histórico de várias páginas. Já em campanhas que têm a previsão de durar meses ou anos, um bom background transforma o personagem em um ser vivo e memorável na mente dos jogadores envolvidos no roleplay.

Converse com o seu mestre/narrador sobre a importância de um background para seu personagem na aventura/campanha dele.

Como criar um Background de Personagem de RPG

Aqui reunimos umas dicas importantes para que você construa um background memorável. Lembrando que você pode responder todos os tópicos brevemente com poucas frases e palavras, ou fazer cada tópico uma redação, mas o que importa é que seu background agrade a você e aou seu mestre/narrador.

Origem e Família

Todo ser vivo tem uma origem, seja um nascimento ou criação mágica, ou até a construção (no caso do personagem ser alguma máquina). E, com isso, possui alguma família, ou alguém que considere família.

Detalhar essa parte pode ser banal, mas a construção de caráter de qualquer pessoa, sendo ela imaginária ou não, descende da sua origem. Tente ser criativo com isso, ou simplesmente diga que veio de uma família “normal”, lembrando que em algum cenários, uma família dessas não deixaria seu filho ou filha sair pelo mundo arriscando a vida enfrentando monstros, né? Ou deixaria?

Como foi seu desenvolvimento

De sua infância até sua idade adulta, como você se interessou pela vida de aventuras? O que trouxe seu personagem para a situação que ele está agora, quando ele foi assumido por você?

Essa parte é um gancho para que você explique por que seu personagem é o que ele é agora, e pode ser usado pelo mestre/narrador como algo a ser trabalhado lá na frente da campanha/aventura.

Profissão, Estudos e Interesses

Descrever sua formação, onde estudou, e quais seus interesses e/ou religião (caso o cenário isso seja importante) amplia ainda mais o leque de informações que pode ajudar a interpretar o personagem.

Ambições e Planos para um Futuro

Se seu personagem não tem uma ambição ou algum plano para o futuro, ele é um personagem vago, e não será marcante na aventura.

Coloque ele procurando um objetivo, difícil ou impossível, para que ele passe toda a campanha procurando, seja um artefato ou conquistar seu próprio reino, e mesmo que ele consiga, procure por mais ambições e planos.

Personalidade, valores e vícios

Esse é o melhor tópico para fazer! Crie a personalidade do personagem, como manias, seu senso de valores, se tem alguma mania ou vício, algum mote ou frase de efeito, etc.

Você vai trabalhar nisso o jogo todo, mas ter um “norte” já ajuda ao seu personagem ser memorável.

Aparência e como os outros o enxergam

Essa é a última parte para fazer: descreva seu personagem fisicamente, com detalhes como jeito de andar ou cicatrizes. Não caia no simplismo de somente descrever gênero, altura e peso. Descreva também cabelo, olhos, cor de pele ou algo marcante.

É importante também descrever equipamentos, animais de estimação (se tiver), e símbolos (caso tenha). Se seu personagem pertencer a alguma raça que possua várias etnias, descreva-a.

game-4664475_1280-1024x682-9911760-1709538

Background RPG: o que fazer e o que não fazer

O background é um excelente instrumento narrativo e interpretativo, mas requer atenção para que não se transforme em uma dor de cabeça ou fonte de divergências. Abaixo vai algumas dicasas ddo que não fazer.

Não crie um background ofensivo

RPG é um jogo coletivo e colaborativo. Criar um background que ofenda jogadores não é legal. Nunca faça um background inspirado na história de vida de algum dos jogadores, ou que seja ofensivo com raça, gênero, religião, etnia e orientação sexual.

Background não é lei

Não use seu background como uma “constituição” para seu personagem ou para a aventura/campanha em si. Lembre-se que o background é um instrumento narrativo, e muita das vezes ele pode ser opcional e pode ser modificado tanto por você quando pelo mestre/narrador.

Bom senso ao criar

Converse com seu mestre/narrador como criar o background. Não faça um histórico sem pé nem cabeça, que não seja coeso com a aventura, e ainda deixe muitos ganchos no qual você sabe que possivelmente um mestre não usará.

Além disso, não use o background para direcionar rigidamente a sua narrativa. Isso pode até ser fácil e divertido no começo, mas pode ser uma dor de cabeça lá na frente.

O mestre/narrador tem a palavra final

O mestre/narrador tem todo o poder dentro da campanha/aventura que ele criar, e tem poder também nos backgrounds criados pelos jogadores. Ele pode até interferir e modificar o background criado.

E relembrando: a palavra final é dele.

RPG Background e a Narrativa do Jogo

O melhor background criado é aquele que o jogador se dedica a estudar o mundo e a campanha do mestre/jogador. Com esse estudo, ele consegue adicionar mais itens interpretativos e interessantes na narrativa.

Criar um background requer tempo e dedicação. Mesmo que seja somente umas poucas linhas até várias páginas, um background coeso e bem escrito incorpora mais vida ao personagem, fazendo-o ser memorável.

Alguns sistemas ensinam a fazer um background, como outros incorporam como regra e obrigação do jogo. Sendo obrigatório ou nao, divirta-se ao criar um background. Se está sendo chato construir um, então algo está errado.

Busque ler livros, revistas, assistir um filme. Com o tempo, a inspiração para um personagem memorável brota da sua mente.

E sempre procure se divertir.

still-life-851328_1280-1024x746-8845177-9655716

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20